15 coisas que eu gostaria de NÃO ouvir…

A gente (o agente da frase = eu) está sempre falando que gostaria de poder ouvir isso ou aquilo e o quanto cada conquista sonora é digna de comemoração.

Porém, tem algumas coisas que nem mesmo sendo surdo, se escapa de ouvir e, infelizmente, é justamente o que faz a gente olhar pro céu e pensar: Meus Deuses, pra quê? (o plural aí é que sou chegada no hinduismo – desde sempre, muito antes da novela – e acredito em vários deuses)

1. “Você é deficiente? Mas você é tão bonita…” <- Essa é a campeã. Umas 500 pessoas já me disseram isso. Fico com vontade de responder: Além de surda, eu tinha que ser feia também? Não ouvir não é suficiente pra você?

2. “Seu marido também é surdo?” <- Eu sei que tenho que dar uma colher de chá, porque surdo tende a casar com quem compartilha a deficiência, inclusive, já expliquei nesse post. Porém, quando a pessoa me pergunta de maneira pejorativa, tenho vontade de dar uma resposta à altura: Não, não tenho tara por surdo. Meu negócio são os imbecis! Tá afins?

3. “O que? Você tem carro? Mas surdo pode dirigir?” <- Minha resposta sonhada: Poder, não pode, mas mesmo assim… Esse negócio de CNH é superestimado!!

4. “Ah, você não tem filhos? Deve ser porque é difícil uma pessoa surda criar uma criança, né?” <- Não tenho filhos, porque simplesmente não tenho VONTADE de tê-los. Se quisesse, a surdez seria a menor das minhas preocupações.

5. “Puxa, mas você não ouve? Que interessante. Nunca conheci uma pessoa que não ouvia.” <- Ué, nunca foi ao zoológico quando criança? Hunf

6. “Você já procurou um médico pra ver isso?” <- Médico? Que bobagem! Surdez é que nem resfriado, a gente toma remedinho em casa mesmo. Aqueles 18 senhores de branco que eu visitei durante o primeiro ano após perder a audição, eram todos pais-de-santo.

7. “Você fala com as mãozinhas?” <- Não, porque eu não sou uma matrona italiana… Mas, em todo caso, mesmo que eu saiba falar Língua de Sinais, certamente não usaria esse idioma pra conversar com um ouvinte que nem sabe o que é isso.

8. “Mas você consegue mexer os braços e as pernas normalmente?” <- Ai, meu Deus, quantas deficiências eu preciso ter pra esse povo ficar satisfeito?

9. “Como sua amiga vai ler essa carta, se ela não ouve?” <- Um menino perguntou isso pra minha melhor amiga, enquanto ela me escrevia uma carta. Chorei!!

10. “Mas você escreve normalmente?” <- Não, eu escrevo por telecinésia. E você, pensa como?

11. “Você já procurou ajuda espiritual? Lá no templo da minha religião, vi o sacerdote curar uma senhora que tinha câncer de mama, na minha frente…” <- Deixando de lado o fato de que quero morrer sem saber como essa cura foi comprovada “a olhos vistos”, se isso for verdade, no mínimo, acho que a pessoa tinha fé naquela religião. Como não é o meu caso, prefiro a medicina tradicional mesmo.

12. “Surdos podem ter uma vida sexual normal?” <- Esse negócio de normalidade é muito supervalorizado, sabe? Surdo que é surdo prefere modalidades exóticas…

13. “Mas por que você diz que é surda? Surdo é quem não ouve nada!” <- Juro que eu preferia não ter ouvido isso!!

14.”Como assim, você lê lábios? Deve ser muito difícil…” <- Ok, é difícil. Qual alternativa você me propôe? Telepatia?

15. “Ah, mas  por que você fala?” <- Engraçado, estou me perguntando exatamente a mesma coisa ao seu respeito. Por que, heim, por que?
Bom, se você quiser saber COMO eu falo, aí sim, poderemos conversar!

Juro que acordei de bom humor hoje! Hihihi

Beijinhos

Lak

p.s. Esqueci de contar uma coisa que falaram pro Edu – que não foi bem uma pergunta – e, grazadels, eu só soube depois. Uma vendedora viu a gente conversando sem voz (Edu lê os lábios tão bem quanto eu e, na rua, a gente fala sem voz um com o outro, coisa nossa), vira pra ele e pergunta: Por que vocês falam assim?

E ele responde:  – Bem, ela é surda, a gente lê os lábios um do outro.

Ai a mulher vira e fala: – Ah, que bom que você trouxe ela pra passear. Deve ser bom pra ela sair de casa, né?!

Nem quero imaginar com que ser esssa mulher me confundiu!!

53 Resultados

  1. Renata disse:

    huahauahauha perguntarem se vc já foi ao médico foi imbecil demais! Mas depois que eu perguntei como o Edu sabia que eu era a “sua Renata de Coimbra”… :S Beijoca, amora!

  2. Renata disse:

    Eu sempre falo de vc e nunca me perguntaram se vc conseguia mesmo me ler na internet 😥

  3. Gislaine disse:

    ahh, esta foi otima, vc é tão bonita e é surda..ouço quase isso o tempo todo…vc é tão bonita, mas é gorda! rs.rs.rs. poxa, ainda bem que posso emagrecer né…e vc com esta cara de assustador de criancinhas..kkkkk

    As pessoas sempre querem pessoas perfeitas, mas esquecem de si mesmos!

    • Avatar photo laklobato disse:

      Hahahahhaaha boa resposta! Tem gente que pede pra ouvir esses cortes…
      Ademais, eu sou perfeita, só que nem todo mundo tem capacidade de enxergar hihihi
      Beijos

  4. Bia disse:

    Quanta gente “iguinorântia”…. rsrsrs
    Eu já tenho pavio curto, sou igual ao cara do “tolerância zero”, se isso fosse comigo…

    Beijo pra tu da santa freira Bia! 😛

  5. Juca Jardim disse:

    “vc fala com as mãozinhas?” devia encabeçar a lista, Lak!!! 😀 😀 😀

    (agora, “vc lê lábios? deve ser muito difícil!”… dou a mão à palmatória pq pra mim ainda é uma habilidade meio… “mágica”…)

    Aliás, lembra daquele quadro do “Fantástico”, a molecada lendo o que o pessoal dizia nos jogos???… MUITO ENGRAÇADO!… mas tiraram! 😐 … acho que reclamaram, né… 😛 (algo me diz que vc odiava esse quadro! 😈 )

    ó… deixa eu cometer a 16a pérola de ouvinte, então… aqui na minha frente tem um papel de propaganda do Banco do Brasil… no finalzinho vem os telefones pra tirar dúvidas… aí aparece “Deficientes auditivos” 0800 729 0088… ???????????????? coméquéisu?????? 😳

    • Avatar photo laklobato disse:

      Pior é que eu tb já me perguntei isso hehehe
      Seguinte, esse serviço é pra quem tem um telefone especial pra surdos, o TDD. Aqui no Brasil, é bem pouco comum (não conheço ninguem que tenha), porque ele só liga pra outro aparelho similar. Lembra uma máquina descrever (dá uma olhada: http://www.shelburnevt.org/images/photos/SCC_TDD_05.jpg).
      Mas o serviço existe, porque vários órgãos publicos e privados (já vi em bancos e universidades) tem esse aparelho à disposição pública. Lembrando que já vi até em metrô.
      Já nos EUA, existe uma central pra onde se liga, com esse aparelho e um interprete liga pra onde vc precisar ligar, mas não disponha do serviço, e resolve pra você. Até porque a comunidade surda de lá tem esse aparelho mais comumente que nós.
      Quando ao quadro do Fantástico, eu fiquei sabendo na época e até achava engraçado os comentários, mas NADA, NADA MESMO, me convence a assistir TV Nacional. Não desce!

  6. Ana Paula disse:

    A da pergunta sobre a vida sexual normal, eu diria que eu pratico o sexo tântrico. 😀
    E por que vc fala? Nossa! Eu começaria a babar na frente dela, em cena total de insanidade. ahahaha!

  7. Juca Jardim disse:

    ahmmm!… agora sim, Lak!!! 🙂

    óia… botaram na rede 😛 😀

    http://www.youtube.com/watch?v=6zIICbUNh64&feature=related

    (doido é que os caras que lêem perceberam que os jogadores chamam o juiz de “Simão” e não de “Simon” que seria o certo! 😮 …)

    • Avatar photo laklobato disse:

      “ão” e “on” tem bastante diferença na leitura labial.
      Mas tem coisas altamente confundiveis. Nunca sei quando falam: juNHO ou juLHo – a posição dos lábios é exatamente a mesma. Eu sempre pergunto: mês 6 ou 7?

  8. renata disse:

    Lak, a linguagem de lábios que você lê está escrita no nosso alfabeto ou em letras japonesas (acho que os guinorantes pensam isso). Mas piadinhas sem graça a parte, o ser humano é rei de fazer perguntas idiotas e você um ser extremamente paciente. beijos

    • Avatar photo laklobato disse:

      Você que pensa hihihi Eu tenho a paciência de um vulcão em erupção. O problema é que eu sou educada, muito bem educada e sempre acabo explicando.

  9. Rogério disse:

    Lak, minha paciência com gente burra é diretamente proporcional à minha beleza. Você leu sobre minha filha no blog, né? Pois bem, ela era PC, a consequência mais visível era o prejuízo na coordenação motora e ela não conseguia andar. Um belo dia estávamos passeando na rua, gargalhando não me lembro por que motivo, eu empurrava sua cadeira e estávamos como sempre em paz. De repente aparece uma ilustre senhora, que já chegou com aquela cara de “ai, que dó”, e comentou: nossa, ela deve dar muito trabalho, né? Você já reparou que algumas pessoas acham que cadeirante é também cego, surdo, mudo, não pensa nem tem sentimentos? Simplesmente respondi que ela só dava trabalho quando saía correndo pelo quarteirão, tomava um porre ou fumava um cigarrinho do capeta(na época ela devia ter uns 4 anos). A mulher se mancou e pediu desculpas. Não respondi nada, deixando claro que não desculpei. Dizem que perdoar é divino, mas eu terceirizo essa tarefa quando se trata de agressão às pessoas que amo. Ela deu muita sorte de não ter sido mandada para a PQP.

    • Avatar photo laklobato disse:

      AH, Rogério, a gente deveria olhar essas pessoas com pena e responder: Ai, que dó, dá muito trabalho ser ignorante? Não tem cura pra isso não?
      Hahaha o lado bom é que a gente acaba tendo coisas uteis pra falar e não se limita a fofocar sobre a novela!!
      Sua filha foi abençoada, mesmo sendo PC, porque ela tinha vocês! Quantas crianças no mundo não tem ninguém pra progetê-las de quem as maltrata, abusa, negligencia e até mata?

  10. Lu disse:

    Olá!!
    Acabei de conhecer seu blog! Amei!! Já de cara morri de rir com esse post….as pessoas não param nem um segunda pra pensar no que falam msm…
    Ah sim, fui apresentada ao seu blog pelo Jairo no post de hj….
    Parabéns!
    *ah, esses sapinhos são ótimos!! 😛

    • Avatar photo laklobato disse:

      Oi, Lu. Bem vinda!! O Jairo fazer propaganda do blog foi um presente e tanto.. Ahhh, o dindo é um xuxu!
      O lado bom dessas coisas absurdas, é que a gente pode rir disso (ainda que na hora, eu sinta vontade de chorar haha).
      Os sapoticons – o nome deles é “Alfredo” – são por causa de uma piada/parábola que corre pela net sobre uma competição de sapos e o que ganha, só ganha porque não ouvia os comentários desencorajadores!! hihi
      Grande beijo e volte sempre!

  11. Leila disse:

    Kkkkkkk

    Vou entrar em depressão, lak! 😀

    Já me perguntaram como eu atravesso a rua. Claro que atravesso voando…

    • Avatar photo laklobato disse:

      Leeeeiiiilaaaaaaaa, como pude esquecer essa!! Sempre me perguntam isso tb. Mas a verdade é que eu nunca atravesso as ruas, jamé! hahahaha
      Beijos

  12. Mariana disse:

    “p.s. Esqueci de contar uma coisa que falaram pro Edu – que não foi bem uma pergunta – e, grazadels, eu só soube depois. Uma vendedora viu a gente conversando sem voz (Edu lê os lábios tão bem quanto eu e, na rua, a gente fala sem voz um com o outro, coisa nossa), vira pra ele e pergunta: Por que vocês falam assim?
    E ele responde: – Bem, ela é surda, a gente lê os lábios um do outro.
    Ai a mulher vira e fala: – Ah, que bom que você trouxe ela pra passear. Deve ser bom pra ela sair de casa, né?!
    Nem quero imaginar com que ser esssa mulher me confundiu!!”

    Oras, Lak, com o cachorro. Ela não ter perguntado se vc podia passear solta foi uma sorte… 😀

    Quando eu conseguir parar de rir eu posto alguma coisa que preste…

    • Avatar photo laklobato disse:

      HAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHA Chorei de rir, Mari. Como disse o Marcelo – meu amigo lá, vc conhece da S4 – essa ganhou troféu Anta Preconceituosa do Ano “APA”

  13. Kali disse:

    Bom, resolvi comentar! “Excrusive” pq estive presente em algumas dessa perguntas tão pertinentes… fico só me lembrando da gente dançando nas nossas nights de adolescente; você aprendendo a falar inglês e francês (fora o esperanto); quando a gente ia nos barzinhos e vc cantava as músicas junto comigo… Aposto que essas pessoas teriam a certeza de que vc estava mentindo e não era surda nada, fora, é claro, a possibilidade de terem certeza de que vc estava “possuída” nesses momenos “de distração”. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk 😮

    • Avatar photo laklobato disse:

      Hahahahahahahahaha te mato de contar meu passado sórdido!! E ai, que que vc respondeu pro cara, naquele dia, heim? Que eu ia ler a carta como? hihihi

  14. Kali disse:

    Bom, considerando que ele era meu amigo e que fez a pergunta na melhora das intenções, fui o mais delicada possível: Olhei prá ele com um jeito de “presta atenção no que a tia vai dizer” e apontei para as orelhas e em seguida para os olhos dizendo “esse é diferente desse”… a risada foi geral!

  15. Liliana disse:

    Olá, Lak,
    Já te “conhecia” pelos posts e coments do “Assim como Você”. Adorei seu blog, voltarei mais vezes … Talvez vc possa me ajudar com informações para um trabalho que estou iniciando … Um abraço, Liliana 🙂

  16. Bruna disse:

    Olá, conheci seu blog hoje e gostei muito dos teus textos.
    Não tenho deficiência auditiva,sou esclerosada (di verdadi) e como escrevi ontem no meu blog, as pessoas esperam que todo malacabado seja torto, burro, feio e fedido. Às vezes me faço de surda pra não dar uma surra no povo.
    Bjs

    • Avatar photo laklobato disse:

      Dei uma fuçada no seu blog hoje também (até deixei comentário)… Vi o texto que você escreveu, putz, é isso mesmo. Sempre querem que você seja um poço deformidades, não entendo por que…
      Se fazer de surda nem sempre resolve o problema, mas as vezes adianda. O problema é que nem sempre consigo hihihi
      Beijinhos e volte sempre. Sempre tem cafezinho aqui pras visitas hihihi
      Beijos

  17. Nossa Lak estava vindo aqui no seu blog dar o ar da minha graça e dizer que postei mais coisas hoje e dou de cara com um post quase igual o meu kkkkkkkkk dá uma lida lá depois hahahaa. E essas perguntas sao o cumulo do absurdo!!!
    BEIJOS

  18. Luis Daniel disse:

    Lak, essas perguntas acontecem bastante comigo tembém, mas relacionadas à deficiência fisica, quando é de criança e respondo numa boa, agora quando é de adulto, vão aquelas respostas bem sutis. “Voce estuda?”, “Não…”, “Que pena”, “Terminei a faculdade em 2007, pretendo fazer pós no ano que vem”, a “person” fica com aquela cara de paisagem, legal também, é se me perguntam se eu falo para quem está comigo, respondo: “dá liberdade pra você ver o que acontece!!!”
    Beijos querida

    • Avatar photo laklobato disse:

      Taí uma coisa que não entendo… Por que perguntar pra um deficiente físico se ele fala?
      Alias, você deve falar bacacete, com todo respeito… hihihi Beijos, lindo!

  19. Luis Daniel disse:

    Reza a lenda que uma pessoa física de nascença tem paralisia cerebral, o que teoricamente afetaria a fala, o que “vareia” muito, depende da área que a paralisia afeta. Mas geralmente ela deixa a pessoa com dificuldades para articular a fala e não de entender o que é falado. Eu tenho PC e falopracaramba.com.br/maisumpouquinho/index.php, mas estamos aí para quebrar o senso comum
    beijo querida

  20. Super disse:

    nem vou escrever, pois vc não deve saber enxergar tbm 😛

  21. April disse:

    A vendedora tava é com inveja, não deve ter ninguém para levar ela para passear….
    bjs. 😈

  22. camila disse:

    Acho que você NÃO vai gostar de ler isto, mas…
    Hilário seu post, detonou com a ignorância alheia de uma forma muito leve. 😈

  23. Simone disse:

    Lak, já aconteceu várias vezes a mesma coisa! Precisei ter paciência, até agir com naturalidade, vixi! rsrsss! É, Lak, nenhuma pessoa deficiente vai escapar dessas coisas!
    Admiro muito a você, Lak! Você é muito iluminada!
    Beijos.
    Simone. 😈

    • Avatar photo laklobato disse:

      Pois é, Simone. O segredo é aprender a rir disso, porque não temos como escapar. No mais, valeu um bom post aqui no blog hahaha
      Beijo enorme!

  24. Mariana disse:

    Outra…
    “Ah, vc é surda?” “Sim” “AH ENTÃO TEM QUE FALAR ALTO CONTIGO?”
    ¬¬
    Sem comentários né??
    As outras frases que vc postou, tb estou careca de ouvir…
    Como é que pode né?
    Acabo levando na esportiva hoje, mas sofri muito por causa disto…
    Muito legal teu blog!!
    Beijos! 🙂

    • Avatar photo laklobato disse:

      Hahaha comigo tb acontece muito isso!!
      Já me irritei e mandei a pessoa calar a boca: “Olha, gritar não adianta, não entendo o que você fala, mas meu tímpano doi mesmo assim…”
      Mas evito, porque não é uma coisa bacana de se fazer, claro. Na maioria das vezes, como você, levo na esportiva também. É o jeito hehehe
      Beijos

  25. HAHAHAHAHA tem cada coisa mais absurda que dizem! As coisas acontecem comigo de forma diferente e minha mãe chora de rir quando está do meu lado.

    Uma vez eu estava conversando com ela e entramos num restaurante, o garçom me ouviu, quis impressionar e veio falando comigo em espanhol (eu nem vi, só soube depois) e minha mãe diz: Que tá fazendo??? Ela fala português!

    Relacionar com as crianças é um problemão! Eu estava na locadora conversando com minha mãe, ai ela escutou uma criança falando pro pai: “Nossa, ela fala inglês!” (detalhe: estava falando em português).

    Na casa de um amigo, eu tava conversando com uma criança de 5 anos e ela estava quieta me olhando com aqueles olhinhos arregalhados e falou para minha mãe: “que língua ela fala??” – a Maria fala português como você! -Mas não entendo o que ela fala… *carinha olhando para baixo*

    É a minha mãe que sempre tem que aturar esses comentários ignorantes do tipo: “Nossa, ela fala…” Sempre que falam assim, a minha mãe conta sobre a minha vida inteira e o currículo para quebrar a cara das pessoas.

    Uma vez, eu tava tendo aula com uma professora e a minha mãe chegou estranhando a cena: “Mas por quê você está gritando com a Maria??” A professora já estava ficando rouca. A mulher jurava que fazia isso por impulso mesmo sabendo que não ouviria nada.

    No dia a dia não me deparo com esses tipos de pérolas que você citou no post porque muita gente esquece que sou surda. Por exemplo, nas aulas de ballet clássico, uma professora substituta que me conhecia, me perguntava: “que música vocês usam na dança?” e eu olhava para ela sem falar nada, até ela se lembrar que era surda. Outro dia, pedi para uma mulher para telefonar pra minha mãe, e ela me deu o telefone, olhei pra ela: “como vou usar o telefone?” e me pediu desculpas. Quem passa a vergonha são essas pessoas e não eu. Elas procuram um buraco para enfiar a cabeça e eu saio rindo.

    Mas tento não me importar com as pérolas vinda das crianças, afinal elas não têm culpa (nem eu) da dificuldade de comunicação. Inclusive ensinaram o meu primo de 5 anos a falar comigo por mímicas, ele me cutuca e faz o sinal de “vem”. Ele é a coooooisa mais liiiinda!

    • Avatar photo laklobato disse:

      Sei que você acha fofo, mas deveriam ensiná-lo a falar com você normalmente. Devagar, olhando pra você e repetindo se você não entender. Meu irmão, 16 anos mais novo, foi ‘adestrado’ desde cedo pra saber se comunicar comigo oralmente. Nunca tive dificuldade de comrpeendê-lo.
      Beijocas

  26. Então, ele está aprendendo a falar comigo toda vez que se encontra comigo, infelizmente o vejo muito pouco. Mas felizmente com o tempo isso se resolve e a comunicação melhora cada vez mais, afinal a criança começa a mexer melhor os lábios e passa a me entender melhor mesmo com sotaque! Todos falam para ele: “fale devagar com a Maria” e ele se diverte com a experiência, repete algumas vezes.

    Tiveram de ensiná-lo a me cutucar porque ele me chamava e eu não dava atenção. Aí fica parecendo que não ligo para ele.

  27. Mey disse:

    Huum, desculpa o que vou dizer, mas logo imaginei essa coisa de vocês fazerem leitura labial um do outro… Podem falar todas as besteiras quando der vontade! Como fazer um sexo diferente, mas sem ser físico, falar todas aquelas coisas quando pintar o tesão e ainda tirar uma onda com a cara dos outros que nunca vão entender nada! Ualll muito melhor que msn… Eu ia adorar fazer isso com meu namorado! Se eu soubesse!!!!
    Bjs

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.