Como surdos podem dirigir sem ouvir?

Hora do almoço, saio correndo do trabalho pra pegar meu carro no estacionamento e voar pra algum lugar. Adoro!

Há uns anos atrás, eu trabalhava numa universidade famozérrima aqui de Sampacity. Normalmente, eu ia de ônibus, mas vez ou outra, calhava de precisar ir de carro, então a primeira providência foi solicitar à minha chefe uma credencial para poder parar o carro no estacionamento de funcionários. Ela disse que me dava sem problemas nenhum e logo avisava quando estivesse pronta.
Até aí, nada demais. Só que, no dia seguinte, ela me chamou na sala dela. Fui, meio receosa – chefe chamando pra conversar é sempre suspeito – sentei em frente à ela e ela me veio com o seguinte:

– Lak, sem ofensas, mas posso lhe fazer uma pergunta? – Eu respondi que sim (afinal não sou doida de dizer não pra chefe). E ela logo completou:

– Será que você pode me esclarecer como você dirige sem ouvir? Porque, pra mim, deficiente auditivo não poderia dirigir.

Eu dei um sorriso diante da manjadissima pergunta e falei em português e em líbras (não falo muito, mas sei um pouco) simultâneamente: MÁ-GI-CA!

O que fez ela rir, da minha espontâniedade e eu continuei:

– Já te falo, mas antes me responde três perguntas?

E ela:

– Claro, diga.

– Você usa a sua audição no volante quando? – Perguntei.

– Para buzina, para ambulância, para o apito do guarda, pra… pra… ah, pra tudo.

E eu:

– Ok. Próxima pergunta: você sempre dirige com a janela aberta ou fecha ela, de vez em quando?

E ela, começando a ficar meio confusa:

– Fecho quase sempre, né? Aqui em SP é perigoso. Dirijo com vidro fechado e ar condicionado.

– Última pergunta: “você liga o rádio/toca-fitas/cd player do seu carro, quando está dirigindo?

Ela me olhou sem jeito e disse que sim, com frequência, na hora do trânsito, quando ia/voltava do trabalho.

– Bom – disse eu – A buzina é realmente importante e isso eu ouço com aparelho, mas também dirijo sem ele, porque em 90% dos casos, é apenas reclamação dos outros motoristas e não tem necessidade de você realmente ouvir. Ela é  importante em cruzamentos, principalmente, mas eu sempre reduzo muito a velocidade antes de cruzar uma rua, automaticamente. A concentração de uma pessoa com audição fraca ou inexistente é maior do que de uma pessoa que ouve, porque os ruídos são as principais interferências na concentração. Ambulância é similar. Com aparelho eu ouço, sem aparelho fico mais atenta aos espelhos. Os guardas apitam e fazem movimentos visuais, logo, eu me concentro mais nos movimentos visuais. Fora isso, com o rádio ligado e os vidros fechados, a sua audição aos ruídos externos fica absolutamente reduzida, já parou pra pensar nisso?

Ela deu risada e falou:
– Puxa, o que eu gosto em você é que você sempre me ensina algo novo sobre deficiências e, ainda, sobre mim mesma!

Eu sinceramente não sei se uma pessoa que perde a audição de uma hora pra outra pode tirar CNH imediatamente. Sei que se ela passa a ter visão monocular (ou seja, perde a visão de um dos olhos) tem que esperar 2 anos antes de tirar CNH/voltar a dirigir, mas para um deficiente auditivo tirar CNH, apresenta alguns exames específicos, como otoneurológico.

Hoje em dia, existe adesivo que identifica o carro de deficientes auditivos, tal como se faz com os deficientes físicos há longa data. A função dele é diferente e pode ser explicada nesta campanha do Detran-RN.

E não, NÃO dão direito a parar em vaga destinada à portadores de deficiências físicas.

Recentemente, coloquei esse adesivo no meu carro – até pouco tempo atrás não tinha – e logo conto a experiência que é ter o carro “demarcado”.

Beijinhos,
Lak

p.s. fico devendo a foto do meu carro. Ia tirar no final de semana, mas ele tava imundo e eu fiquei com preguiça de levá-lo pra lavar/vergonha de tirar foto daquele lixo que é o estado atual dele, já já vão escrever “Lave-me” nele!!

p.s. quem já saiu comigo de carro sabe o quanto eu a-d-o-r-o dirigir, tanto que os meninos com quem eu trabalho ficam falando que eu corro e tal, mas é tudo mentira, juro juro juro! =P Até o momento do post e 10 anos de experiência no volante, eu tenho zero pontos na carteira! Mas, nunca se sabe, né?

39 Resultados

  1. Leila disse:

    Sempre que ouço que deficientes auditivos não podem dirigir, ou indagam como podem sair dirigindo, eu vou logo falando o que o Diretor do Detran me disse: ” Os surdos são os melhores condutores de veículos”. Lak já explicou o pq.

    😎 ——-> Enfia o carro na banheira, Lak!!!!

  2. Edelson disse:

    Olá Lak,

    Como foi o fim de semana? O meu foi ótimo, graças a Deus.

    Quer dizer que você dirige sem os aparelhos às vezes? Pergunto isso por que eu também dirijo (e como você também gosto muito), mas se eu for pego sem os meus aparelhos sou multado, já que na minha CNH está escrito no campo observação: “OBRIG OTOF OU PROT AUDITI”, tal como é escrito para os que usam lentes corretivas.

    Mas bom mesmo, com ou sem aparelhos, é dirigir né não!

    BjuS!

    • Avatar photo laklobato disse:

      Sabia que na minha CNH não consta isso? Posso dirigir do jeito que eu quiser. Mas eu confesso que me sinto mais segura com eles (eu acostumei, fazer o que?).
      Concordo com você, bom é ter a verdadeira liberdade de ir em vir!! =) e Como disse bem a Leila, somos os melhores motoristas hahaha
      Beijos
      p.s. meu final de semana tb foi ótimo!! Mamis adorou o presente.

  3. Lak
    Olha que interessante logo no começo do semestre saiu esse assunto na aula de psicologia. E todo mundo falando que quem tem visão monocular e def. auditiva não deveria dirigir. Hahahaha nem preciso falar que fui lá me defender né? Falando que a gente compensa a deficiência com algum outro sentido. Ai a professora ” Finalmente alguém chegou aonde eu queria” hahahaa ai todo mndo calou a boca. E nossa minha carteira do Brasil é NORMAL kkkkk. Na época eu n precisava nem de oculos e nem usava aparelho kkkkk. Agora tem o lance do oculos q vai ser obrigatorio e vou tirar carteira especial pra deficiencia q é só pra n correr o risco de n tomar multa por algum aviso q é sonoro e visual, mas q eu demorei pra ver ( as vezes acontece) hahahahaha.

  4. Juca Jardim disse:

    Lak!

    …se eu morasse na Índia eu queria ser surdo naquele trânsito! rs… não gosto de dirigir nem um pouco… eu O-D-E-I-O trânsito com T-O-D-A-S as minhas forças!!!… (ainda vou me casar com alguém como vc que gosta de dirigir… chofer de grátis!!! 😛 )

    beijos!!! (adorei o blog!!! – e vou entrar nesses outros que vc indicou aí tb!)

  5. April disse:

    Lak vc fez esse exame otoneurológico? Como é? Morro de medo de fazer, fiquei deficiente auditiva aos poucos e ouça muito bem de aparelho, dirijo de aparelho com vidro fechado e com o som ligado e dirijo muito bem.
    No meu exame médico de renovação não mencionei a deficiência de medo desse exame, e como escuto superbem passei facinho. Só que não sei no próximo como vai ser mesmo pq agora tem um questionário e nao quero mentir.
    E aí qual é a desse exame?

    • Avatar photo laklobato disse:

      April, vou te confessar, é um exame ruinzinho de se fazer…
      E é doloroso, eu cheguei a ter sequelas do exame (porque joga água quente e fria dentro do ouvido e isso pode inflamar – meu caso) e tb giram bastante a cadeira pra te provocar tontura – pra confirmar que você não tem labirintite.
      Mas não sei se é necessário pra qualquer perda auditiva, é melhor você confirmar com o médico.
      Se for necessário, é melhor encarar, porque ele garante que você possa manter sua carta. É mais assustador do que doloroso, propriamente dito. Mas dá pra aguentar… Se precisar, eu faço de novo, mesmo com risco de inflamação. Não é tipo traumatizante pra nunca mais querer fazer….
      Boa sorte, viu? precisando, tamos aí.

  6. Maíra disse:

    Na minha CNH obrigada o uso dos aparelhinhos.

  7. Aline disse:

    Olha, parabéns… gostei muito de ter achado esse blog. Sou gaúcha e faço parte da equipe que elabora questões para o Exame Teórico-técnico para obtenção da CNH aqui do RS, e sou quem tem elaborado questões referentes à deficiência auditiva. Penso ser muito importante a divulgação das possibilidades do pne, qualquer que seja ela, para abatermos os preconceitos.
    Vou visitar o blog com mais freqüência para ver o que vcs andam discutindo!!
    Adorei!
    Bjs 🙂

    • Avatar photo laklobato disse:

      Oi, Aline! Super obrigada pelo elogio. Realmente, é bom debater as possibilidades, porque até mesmo quem tem uma deficiência fica perdido, que diria quem não tem conhecimento da causa?
      Fique a vontade pra compartilhar sua opinião conosco (apesar de ser sempre eu, Lak, que faz os posts, eu conto com a ajuda de outros deficientes auditivos que me dão uma força enorme, Raul, Leila, Maíra, Agnaldo, Anahí, Marcelo, Marcus e muitos outros, que são meus braços e pernas direito e esquerda; além dos blogueiros que possuem outras deficiências, que não essa, mas são meus companheiros de jornada, principalmente o Jairo Marques, que é praticamente meu muso inspirador), no que pudermos te ajudar para caminhar de mãos dadas conosco pela melhoria da condição das pessoas com deficiência, estamos aqui pra isso.
      Se você quiser colaborar com textos referentes à CNH especial, seria muitissimo bem vinda!
      Grande beijo,
      Lak

  8. Maíra Franco disse:

    Boa tarde!

    Eu sou a deficiência auditiva de grau profundo. E eu sou feliz, porque não tenho muitas dificuldades: sei ler e escrever como todo mundo, comunicar oralmente e pouco LIBRAS e ninguém me discriminou. Graças à Deus.
    Você sabia que na minha cidade há duas autoescolas que não souberam informar quais são os primeiros procedimentos para surdos e deficientes auditivos que querem aprender a dirigir e tirar a CNH. Tenho apenas 18 anos e ainda não me inscrevi, mas na verdade eu aprendi a dirigir o carro aos 14 anos com meu avô, que faleceu há um ano meio. E não sei por onde começa.
    Como eu soube do seu blog interessante e você, Lak, é experiente no volante por 10 anos, pensei em pedir a sua ajuda.
    Topa ou não topa?

    Aguardo a resposta.

    Obrigada pela atenção,
    Maíra Franco.

    • Avatar photo laklobato disse:

      Claro, Maíra, ajudarei como puder. Quando eu fui à auto-escola, nenhuma sabia me informar tb. Então preferi me dirigir direto ao DETRAN que me passou todas as informações necessárias. Você consegue começar por ai? Qual a sua cidade? Tem um departamento de trânsito municipal?
      Bom, se quiser me mandar email e a gente vê como você deve proceder. A lei que permite que um surdo dirija é federal, portanto, tirar CNH você pode, em território nacional.
      Beijocas

  9. Flávia disse:

    Oi Lak, você não me conhece ainda… trabalho com o Edu aqui na Brasilis e só hoje conheci seu delicioso Blog. Parece um seriado daqueles que viciam sabe? Você lê um e quer ler um monte. Rss
    Acho que você deveria escrever um livro: escreve bem, é muito autêntica, engraçada e ao mesmo tempo sensível demais. Parabéns!

    Beijos e muito prazer em conhecê-la!

    Flávia 😉

    • Avatar photo laklobato disse:

      Oi, Flávia, adorei os elogios (fiquei vermelha até :oops:)… Já me pediram um livro por aqui e, tô criando coragem! Enquanto ele não sai, a gente vai se divertindo com o blog, né? Hihihi
      Grande beijo e volte sempre! Bem vinda ao DNO!
      Beijos

  10. Doraides disse:

    Oi lak…Sou deficiencia auditiva..gostaria de saber se tenhu direito de adquirir uma carro para dicienciente??

    • Avatar photo laklobato disse:

      Olha, a menos que a lei tenha mudado recentemente e eu não tenha sido informada, deficiente auditivo não tem desconto de IPI, ICMS nem IPVA; uma vez que o carro não precisa ser adaptado (e por isso, não custa mais caro), nem paramos em vagas especiais. O adesivo só serve pra referência de ambulâncias e policia.
      Bjs

  11. doraildes disse:

    Olá lak..Tudo bem??
    São Paulo – O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública, com pedido de liminar, para que os deficientes auditivos possam comprar carros fabricados no Brasil com isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

  12. disse:

    Olá Lak…
    engraçado é que eu não me achava surda, por que escuto os sons graves normamente e sou oralizada, só que só tenho 20% dos sons agudos. eu pensava isso até o dia em que eu fui numa associação de surdos pra me cadastrar nas vagas de empreos para deficientes e a moça perguntou se eu era ouvinte, ai eu disse que sim, afinal eu conseguia ouvir mta coisa, ñ é ? daí ela me disse bem enfática: não, você não é ouvinte. você é surda !!!!!!
    Pow, foi um baque pq eu só me sentia uma deficiente auditiva, parecia que surda era mto mais forte.

    então, tenho 19 anos e resolvi tirar a carteira, pra comprar meu fusquinha e sair pilotando por ai.. 😀
    Qundo fui fazer meu exame médico e o psicoteste, minha irmã mais velha disse bem assim: não fala que você é deficiente, viu. Ai eu disse e por quê ? pra dirigir eu preciso mesmo é enxergar bem. Ai ela me disse as mesmas coisas q sua chefe disse : e a buzina, você é obrigada a ouvir a buzina, a ambulância. Ai fiquei intrigada, na hora de responder o questionário perguntava lá se eu tinha alguma deficiência, ai disse que sim. E fui ver a médica ela disse que eu teria que fazer uma perícia no detran, ja fiquei com medo de ser negado. e ela disse q provavelmente eu terei que usar aparelho ao volante. Mas é muitooo ruim, ñ me acostumei de forma nenhuma. Dói a cabeça e um barulho insuportável.

    será que vou ser obrigada a usar o aparelho ?
    olha, parabéns pelo blog, já coloquei nos meus favoritos. acho muito interessante saber mais a respeito dos meus direitos. =)

    beeijos

    • Avatar photo laklobato disse:

      Bom, eu não sou. Varia conforme o caso e, no meu, fui aprovada a dirigir sem aparelhos, porque meu cérebro deu compensação de falta de sons. E eu não ouço nada.
      Mas se você ouve os graves, provavelmente não vai precisar usar aparelho não. Melhor esperar a perícia do DETRAN (e fica tranquila, a chance de te reprovarem é quase nula, não rola preconceito conosco quanto a CNH) decidir.
      Hoje em dia, não consigo mais dirigir sem aparelho – tambpem não gostava de usar, mas me obriguei, porque sem ele, eu realmente não ouço – porque acostumei com os barulhos.
      Bom, depois volta pra contar se conseguiu a CNH, tá?
      Beijão enorme e bem vinda ao blog

  13. Nayane disse:

    olá, gostaria de saber como proceder para compra de um carro com desconto para quem tem visão monocular, ela é considerada deficiência, mas estou confusa, pois quando leio como comprar o carro… eu me enquadro no meio das pessoas CONDUTORAS pois tenho carteira com restrição X. e ao mesmo tempo… tem a legislaçao de compra de carro para pessoas com deficiencia visual, porem nessa legislação eu nao poderia dirigir.
    Pelas minhas próprias conclusões… acho que deve fazer toda a documentação tirar os laudos etc… e caso meu pedido não seja aceito, eu deva entrar na justiça requerendo um direito.
    enfim! me ajuda com isso.. rs
    obrigada.

    • Avatar photo laklobato disse:

      Não sei. Esse blog é voltado pra deficiencia auditiva. Tenho pouca ou nenhuma informação sobre visão monocular.
      Lamento não poder ajudar.
      Abraço

  14. Silvia disse:

    Caramba!

    Esse blog é sensacional!!
    Eu tb sou usuária de AASI, há + dez anos!!
    Eu uso Widex, e já estou comprando outro, pois o meu é muuuuiiiito velho!!
    Para quem tem dificuldade de adaptação, o meu pequeno conselho: experimente “apenas” TODOS os modelos que existem no mercado. Você perceberá diferenças gritantes entre eles! Por exemplo: às vezes um aparelho com menos canais de uma marca tem o som mais nítido do que um aparelho com 5 ou 10 canais de outra marca. É preciso pesquisar muito!
    Eu gosto muito da marca Widex, são os AASI que tem o som mais próximos da realidade. Não, não sou funcionária da empresa, não estou fazendo propaganda. Mas foi ao que melhor adaptei-me. Experimentei diversos: Bernafon, Siemens, Phonak, Oticon, e outros, tanto da 1ª vez que comprei como agora, que estou adquirindo um novo!

    Parabéns pelo blog!!

    Abraços!

    • Avatar photo laklobato disse:

      Silvia, obrigada pela dica, mas eu já fiz implante coclear, que é muito melhor que o aparelho convencional pro meu caso.
      Mas meu AASI, que uso na orelha não implantada, é Widex tb e tb recomendo haha
      Beijos

  15. Benedito Ribeiro disse:

    Boa noite Lak.
    Tambem sou deficiente auditivo, e agora preciso adquirir o adesivo para colocar no vidro de meu veículo, voce pode me dar maiores informações de como proceder para adquirir o adesivo? já pesquisei no site do Detran e ainda não conseguí nenhuma informação.
    Obs: à todos que tiverem acesso à este informativo: Na cidade de Bauru SP. tem o Centrinho, que faz tratamento e acompanhamento ( gratuito ) aos pacientes com perdas auditivas, e na necessidade de adaptar AASI, é fornecido ao paciente aparelho de Tecnologia de Ponta. Realizo meu tratamento lá à 8 anos.
    Se houver algum interesse, me comunique por email.
    Abraços.
    Benedito.
    🙂

    • Avatar photo laklobato disse:

      Olá, Benedito.
      Faz bastante tempo que comprei meu adesivo. Na ocasião, foi na Reatech, no stand da Feneis. Acho que você deve conseguir comprar no Mercado Livre, pela internet mesmo. Ou perguntar no centrinho de Bauru, se podem indicar alguma associação que venda, porque realmente não sei. Já me perguntaram isso aqui…
      Sobre os AASI, valeu pela informação. Eu consegui os meus pela Fundação de Otorrinolaringologia do Hospital das Clinicas, o mesmo lugar onde realizei o Implante Coclear.
      Beijocas

  16. Bruno disse:

    Sabe me dizer se portador de deficiencia auditiva tem descontos em carro 0km ?

    • Avatar photo laklobato disse:

      Ainda está em votação pra passar essa lei. Por enquanto, pouca gente consegue e não sei exatamente como, acho que só se informando no Detran.

  17. armstrong disse:

    sou mono visul,posso dirigir estado paraiba.

  18. Luiz disse:

    sou deficiente auditivo quero comprar carro zero nao consegue porque me resp. por favor

  19. Marcos Samuel disse:

    Bom dia , Lak

    Estive pesquisando a respeito dos direitos dos deficientes físicos que aliás também os surdos SÃO considerado como um deficiente físico, SIM….
    Isto porque, o termo “deficiente físico” é quaisques membros internos ou externos faltantes ou danificados do corpo humano que interfira e compromete no desenvolvimento e capacidade de responder ao meio externo onde vivemos, etc…
    Eu sou surdo de grau profundo (CID H90.5)é sei exatamente o que é ser surdo, conheço até o preconceito, sinto isto na pele…Não conseguimos competir em igualdade com uma pessoa normal…Sempre ficamos para trás, e isso é muito frustante, humilhante e desgastante.
    Sei que ouvir é muito importante e fundamental porque através dela aprendemos muito mesmo, ficamos atualizados (antenados)e desenvolvemos rapidamente,pois as informações estão cada vez mais veloz do que nunca na nossa época mas, um surdo fica desatualizado ou atrazado e sei quantas coisas perco por não ouvir então não é justo que estejamos fora dos direito de adquirir um carro 0KM com isenção de IPI, IPVA e outros…
    Eu tenho um carro e nunca pude comprar um novo(se pudesse ficaria mais tranquilo, pois o carro novo dá menos ou nenhum problema e eu poderia viajar com minha família) e quantas vezes o carro pifou na minha mão por não ser capaz de detectar os ruidos anormais do motor e outros…Neste dia o meu carro quebrou!…
    Até para o emprego estou ralando muito para encontrar,não sei quantos curriculo já mandei por e-mail e outras por carta,também já fui pessoalmente pedir emprego e ninguém se sensibiliza, a desculpa é “não tem vaga” então a Lei de colocação no mercado de trabalho deveria ser mais rigorosa.
    Não estou rebaixando nenhum surdo ou deficiente físico eu também sou essa pessoa, mas eu não desisto, continuo lutando, lutando…No meio do caminho às vezes eu choro e me consolo, outras vezes eu caio e procuro levantar, em muitas outras vezes eu desamino e acho que fui vencido e derrotado. mas pensando, refletindo e conversando com DEUS eu adquiro muitas forças…Porém até quando meus sonhos serão realidade? Eu não sei…Mas, de uma coisa eu sei: eu sou pai e preciso de um emprego bem remunerado para cuidar dos meus filhos.
    Ah! Se eu fosse um normal(ouvinte) com esses meus esforço que gastei até hoje teria alcançado muitos sonhos.
    Porque eu sei que sou capacitado e posso fazer muito mais, não para mostrar que sou melhor mas, sim que eu superei.
    Por favor, eu dou todo apoio para que vocês (políticos ou) que têm essa capacidade de fazer isto acontecer seja uma realidade.
    Se quizerem meu curriculo e só me contatar.
    Meu parabéns por aqueles que exergam a justiça.
    Que DEUS o abençõe.

    contato: clason-samuel@hotmail.com

    Marcos Samuel

  20. alinne disse:

    olá, sou deficiente auditivo profunda, gostaria de saber se eu posso dirigir, e ate tirar carteira. pois moro no interior, aqui tudo e mais dificil, quais os passos para adquirir a carteira.
    desde já agradeço…..

    • Avatar photo laklobato disse:

      Oi, Alinne. Claro que você pode tirar CNH, é permitido que deficientes auditivos de qualquer grau dirijam.
      O ideial seria que você fosse numa repartição do Detran da sua cidade fazer o exame médico, que assim nenhuma auto-escola pode recusar te ensinar. De resto, o processo é similar aos demais: aulas praticas, aulas teoricas, exame teórico e prático.
      Vá tranquila e boa sorte.
      Beijocas

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.