Isenção de passagens

Uma postagem rápida que ando super ocupada aqui na agência (sou uma pessoa linda e requisitada, fazer o que?), mas útil.

Você sabia que pessoas com deficiência tem direito a isenção de pagamento de transporte público. Claro que varia conforme  a deficiência e o grau dela. Aqui em Sampa, segundo o site do SPTrans, no caso da deficiência auditiva, tem graus severo ou profundo bilateral, acima de 70 decibéis, comprovado por laudo médico. Meu caso, por exemplo. E, ainda que essa lei vigore desde 1992, só fiquei sabendo disso há cerca de 1 década, então não custa informar.

Quem for de SP e tiver interesse, basta olhar o site do SPtrans – Bilhete Unico Especial

O site informa, inclusive, os locais onde se pode fazer o cadastro.

Pra quem for do Rio de Janeiro: Passe Livre Rio Card

Tenho a ligeira impressão (podem me corrigir) que lá a perda auditiva pode ser inferior, 60 decibeis.

Enfim, como informar não custa nada (e nem todo mundo mora em Sampa e Rio capitais): Passe livre interestadual (para outros estados do Brasil )

Quem souber de algo mais, por favor, avise que vou editando o post.

Beijinhos,

Lak

Update: No Distrito Federal também tem isenção de passagens para PNE’s, para se informar melhor basta acessar o site no link Gratuidades do menu esquerdo e, para maiores detalhes, nesse site.
Contribuição: Edelson Lopes, do blog Viver Brasília

21 Resultados

  1. Edelson disse:

    Olá lak,
    No Distrito Federal também tem isenção de passagens para PNE’s, para se informar melhor basta acessar o site: http://www.st.df.gov.br/ no link Gratuidades do menu esquerdo e no site http://www.facildf.com.br/index.php?id_cont=05, este último mais detalhado!

    BjuS

  2. Raul disse:

    Eu tenho o Rio Card 😛

    E o pior, vence no final do ano e vou perder por que não moro mais lá 😥

  3. Maysa disse:

    Oi querida, sabe me dizer se essa isenção funciona com passagens aereas tambem?? Beijinhos

  4. silvia disse:

    Lak!!!!!!!

    Justamente o que eu precisava, menina!!!
    Vc leu meus pensamentos?? hehehe

    Moro no interior de SP e essa lei não é cumprida… Agora, vou imprimir e apresentar para a agência… Quero ver se os responsáveis ainda vão se recusar a cumprir..

    Muitíssimo Obrigada…

    Beijos

  5. silvia disse:

    Sim, Lak…

    Eu tomei conhecimento de que existe algo a respeito também das passagens aéreas…
    Só não consegui localizar o benedito.. hehehe..

    Vamos descobrir então??

    Bjinhos

    • Avatar photo laklobato disse:

      Vamos sim. O que eu sei, uma coisa super pouco divulgada, é que deficiente auditivo DEVE TER acesso preferencial nas aeronaves – entrar na frente – porque em caso de acidente, os comessários tem que dar preferência no salvamento deles, já que não ouvem as instruções dadas pelo comandante via microfone. É uma medida que se deve fazer uso constante, não achar que é dispensavel ou inadequado.

  6. silvia disse:

    Opa… Já salvei as portarias no meu pc.. hehehe..

    Lak, aproveitando…Vc pode ou tem algo a respeito de ‘obrigatoriedade de curso de Libras”?
    Sou credenciada pelo Prolibras e não estou conseguindo ministrar cursos… Os órgãos do interior dão pouca ou nenhuma atenção a isso..
    Busco a tal Lei também… Me ajuda?

    Brigadinha

    • Avatar photo laklobato disse:

      Silvia, desculpe. Eu sou contra essa lei, acho que deve ser facultativo o ensino de libras. Portanto, não apenas não me interessa o assunto, como torço para que essa lei não exista.
      A obrigatoriedade no ensino de libras fere a identidade do surdo oralizado, que é o foco desse blog, porque afinal de contas, muito se fala sobre a lingua de sinais, os direitos dos surdos sinalizados e vão minguando e deixando de lado as necessidades dos surdos oralizados, que muita gente não sabe que existe.
      Tenho certeza que você acha sobre isso em blogs/sites entusiastas em lingua de sinais. Bonne chance!

  7. silvia disse:

    Lak, entendo e respeito sua opinião.. Entretanto, a obrigatoriedade não obriga o surdo oralizado a aprender a língua, mas sim, permitir que os ouvintes a aprendam para se comunicar com os surdos que são sinalizados, abrindo um novo caminho e horizonte para que estes interajam com a sociedade num todo.

    Sou surda oralizada e vejo as dificuldades e sofrimento que os meus amigos surdos têm em ‘conversar’ com pessoas ouvintes, seja para um gostoso bate papo, seja par comprar algo, seja para estudar (muitos professores não dão atenção ao surdo por desconhecer a língua, ou por não saberem como lidar com eles, né?)
    No meu caso, faço as coisas sozinha, pois muitas vezes compreendo o que falam através da leitura labial, mas meus amigos sempre precisam de acompanhante para permitir que sua comunicação seja entendida.

    Citando como exemplo, uma amiga minha participa de uma Oficina de Capacitação de Pessoas com Deficiência para o Mercado de Trabalho onde trabalho e, por incrível que pareça, NÃO existe comunicação DENTRO DE SUA PRÓPRIA FAMÍLIA, ou seja, para que a própria mãe possa ‘falar’ com a filha, eles recorrem a MIM como intermediária, entende?

    Desta forma, pretendo AJUDAR tanto os ouvintes como os surdos sinalizados a terem uma melhor comunicação.

    Por isso busco essa profissão.

    Peço desculpas por te pedir algo que foge aos seus princípios. Tentei buscar a Lei por outros meios muitas vezes, mas sempre a encontro ‘simplificada’.. por isso que recorri a vc, para ver se vc possuía algo mais completo como no caso da Lei de isenção.

    Abraços

    • Avatar photo laklobato disse:

      Desculpe mesmo, mas com isso não posso ajudar. Sou a favor da oralização sempre, por mais que eu respeite a libras. Acho que todo surdo deveria ter o direito de aprender a falar pelo menos o básico e ter aula de leitura labial pelo menos para sua sobrevivência. Acho utópico achar que todo ouvinte tem obrigação de aprender a lingua de sinais, ou seja: 95% da população mudar em prol de 5%. Pra mim, cabe à pessoa com deficiência se adaptar também, não se limitar a exigir que a sociedade mude em função da deficiência dela.
      Eu, como surda oralizada, entraria com recurso, se fosse OBRIGADA a aprender a lingua de sinais. Que diria um ouvinte? Ninguém é obrigado a aprender um idioma inteiro pra usar com pouquíssimas pessoas. E se a pessoa jamais tiver contato com um surdo sinalizado na vida? Ainda assim deve ser obrigada a aprender um idioma que possivelmente não irá usar?
      Discordo dessa obrigatoriedade. Acho que o ensino da libras deve ser de facil acesso – estar disponível em diversas escolas – mas os surdos também devem se esforçar pra falar a língua pátria, que é o português. Mesmo que não possam falar oralmente, ser capaz de compreendê-la, interpretar um texto e quando não conseguir se manifestar verbalmente, usar texto por escrito. Do jeito que pregam, vão contra a lei que diz que a libras jamais pode substituir o português escrito.
      Abraço

  8. Miriam disse:

    Não conheço nenhum surdo sinalizado, mas conheço um oralizado.
    Isso me obriga a aprender uma língua?
    Penso que não.

  9. silvia disse:

    Gente.. Não quero levantar uma bandeira em favor disto ou daquilo, nem gerar uma discussão brava aqui.. Não tenho direito a isso.
    Lak, concordo plenamente com vc… mas minha intenção não é fazer TODO MUNDO aprender a língua, somente os interessados. A minha intenção não é atuar como instrutora em um curso de 4 anos de duração, mas num curso de 5 meses para pessoas que tenham interesse em aprender o idioma…
    Concordo com vc que deve haver interesse de ambas as partes… entretanto, existem sudos q simplesmente não conseguem MESMO aprender… seja por preguiça seja por ‘incapacidade’ (vamos chamar assim)

    Minha intenção então seria atuar como uma facilitadora, certo?

    Quanto à Miriam, ela não é obrigada a nada, ainda mais no caso do surdo oralizado, pois oralizado não tem necessidade de usar a língua, não é?? Ela somente vai aprender se quiser..
    Gente, pelo que eu entendi… A Lei trata da obrigatoriedade da existência dos cursos nas escolas, mas não da obrigatoriedade das pessoas em aprender o idioma, não é isso?

    Lak, seu blog vai virar um campo de batalha… hehehe

    • Avatar photo laklobato disse:

      Nesse caso, perfeito, concordo que as escolas sejam obrigadas a dispor do idioma (ou pelo menos terem convenio com uma que ensine). Só não concordo que todo mundo seja obrigado a aprender. Sou a favor do facil acesso a libras sim, mas não de obrigar todo o cidadão brasileiro a aprendê-lo. Soa ingênuo e utópico acreditar que seria possível. Não sei como funciona exatamente a lei, mas parece que obriga varios cursos superiores a ter esse curso no curriculum. Só não sei quais.
      Abraço

  10. luciano disse:

    pode-se comprar passagem aérea com riocard?

  11. Fernando melo disse:

    Olha sou interprete da Libras em Fortaleza,e por acaso descobri este site, pois estva eu em busca de isencão de IPI ou ICMS na compra de veiculos novos para surdos.Bom, quanto a questao acima em discurso na lei 10.436 lei que regulamenta a libras como lingua oficial dos surdos no Brasil não dermina a nenhum cidadão brasileiro seja ele surdo ou ouvinte a aprender libras, apenas garante o uso da mesma nas escolas,universidades e locais de atendimento público chama-se a isso de acessibilidade dieito de comunicacão sem descriminacão OK.

    • Avatar photo laklobato disse:

      Não tem nada nesse post referente à Libras, não faço a menor idéia do que você está falando. E, atenção, isso é um blog, um diário virtual de uma pessoa com deficiência auditiva, não um site educativo ou coisa do tipo. O que eu falo aqui, muitas vezes, são de carater pessoal e subjetivo.
      Eu não falo Libras, portanto raramente a cito aqui no DNO, justamente porque quero um espaço onde se possa debater a deficiência auditiva sob a ótica de quem se comunica por leitura labial, usa a voz normalmente e faz uso das próteses, sejam elas convencionais ou Implante Coclear, o que eu uso. Portanto, não me interessa debater a Líbras, tampouco, falar bem ou mal dela. Ela é para quem quer e precisa dela. Há espaço suficiente para uma vasta diversidade de deficientes auditivos. Que todos tenham lugar para se reunir na internet. Aqui, é espaço para surdos oralizados e/ou implantados apenas.
      Abraços.

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.