As coisas importantes que a gente faz sem querer…

Quando  comecei a escrever no blog, não era minha pretenção mudar a vida de ninguém. Mal dou conta da minha, imagine achar que tenho cacife pra mudar a vida de alguém hehehe

Mas, quando comecei a receber comentários, especialmente de quem não fazia parte do meu rol de amigos, percebi que ia além de informar sobre o universo dos surdos oralizados. Era também uma partilha e colaboração mútua.

Não digo que seja fácil concordar com tudo o que escrevem. O maior milagre da humanidade – do qual muita gente foge ou não percebe – é a diversidade. Somos milhões de pessoas com histórias diferentes, com experiências difentes, com opiniões diferentes, com comportamentos diferentes, que podem ter objetivos semelhantes ou completamente diferentes. E é graças a isso que temos tanto a aprender uns com os outros, tantas oportunidades de conhecer sempre mais…

Esses dias, recebi esse texto, feito especialmente para o blog, por uma leitora muito querida, Silvia, que queria compartilhar comigo (conosco) uma experiência legal que teve e onde esse blog fez uma pequena diferença:

Um dia, estava eu quieta num canto, pensando nas possibilidades de conseguir alguma instituição interessada em apoiar um Curso de Libras quando recebo uma mensagem no msn de uma grande amiga minha, me dizendo que o pai dela queria conversar comigo..
Pensei comigo: pronto.. consegui!!! (afinal, já tinha deixado meu CV e meu projeto com ele)
Marcamos uma reunião no local de trabalho dele, e assim que ele chega, me avisa: “Vem, vou te levar na casa de uma pessoa que vai te ajudar com o seu projeto.” E lá vamos nós, para a casa da Cynira, que trabalha na Secretaria da Educação de Lins.
Chegando lá, noto que a reunião não tem nada a ver com o curso de libras que eu pretendia, mas sim, com um convite para realizar uma palestra sobre Deficiência Auditiva para professores. Aceito o convite de bom grado, pois vejo como uma oportunidade de transmitir um conhecimento acerca de um assunto que poucas pessoas conhecem.

Essa reunião aconteceu na sexta feira, dia 03/07 e a palestra seria realizada no dia 08/07, sou seja, eu teria apenas 05 dias pra elaborar todo um cronograma com o que seria exposto. E á vou eu, atrás de material…. Procura daqui, procura dali… até q me lembro…. LAK!!! Ela pode me ajudar!!!

Lak me envia a cópia de uma monografia e peço autorização para poder usar o blog como fonte de inspiração.. E lá vou eu…. Estuda, rabisca, pensa, analisa… “Preciso explicar isso… Ah, isso também não pode faltar”… E assim vai.
Até q chega o grande dia… Tudo pronto na ponta de língua.. E eis que no momento H, a surpresa: NADA do que eu tinha planejado foi seguido!!!

O q se viu foi um bate papo muito mais descontraído.. As pessoas querendo saber da minha experiência como Deficiente Auditiva, como nasci, os preconceitos, as discriminações, as alegrias…
Ou seja, se eu tivesse seguido aquele roteiro todo, não teria sido tão bom como foi!

Depois de contar minha história, vieram as perguntas: teve de todo tipo, das mais simples até aquelas mais importantes. Vamos a algumas que os professores fizeram:

– Você acha que aparelho auditivo pode aumentar o grau de deficiência?
Sim, no meu caso o aparelho auditivo contribuiu para minha perda, pois quando eu tinha apenas 7 anos, contava com 70% de audição e hoje, possuo 0% do lado esquerdo e apenas 5% do lado direito.
Claro que este não foi o motivo principal de minha perda, mas acredito sim q tenha colaborado com isso.

– Aparelho auditivo serve para pessoas que não têm nenhum grau de audição?
Não… O AASI não serve para pessoas com perda total da audição. Neste caso, o mais indicado seria o Implante Coclear. E ainda assim, não é qualquer deficiente que pode fazer, depende muito da avaliação médica e dos exames.

– Você pode dirigir? (tinha que ter uma deste tipo né?)
Sim, posso dirigir como qualquer outra pessoa normal.. O que nos diferencia é o fato de q nos guiamos pelo sentido da visão, ou seja, obedecemos as regras os sinais de trânsito e prestamos muita atenção ao volante.

– Fale para a gente um pouco do seu trabalho
Bem, sou funcionaria de uma Oficina de Trabalhos Experimentais. Essa Oficina trabalha com pessoas com deficiência, realizando um treinamento durante um determinado período e em seguida, caso a pessoa com deficiência seja aprovada, é encaminhada para uma empresa e inserida no Mercado de Trabalho, recebendo todos os benefícios e direitos como uma pessoa normal. Nesta segunda turma, começamos com 06 deficientes auditivos e 14 deficientes mentais. Hoje, no final do curso, temos 03 deficientes auditivos e 07 deficientes mentais que foram aprovados e estão aptos para trabalharem.

Finalizo a palestra indicando o blog da Lak para aqueles que gostariam de conhecer mais sobre deficiência auditiva e saio de lá com a sensação de ter plantado alguma pequena sementinha no coração de cada um, desejando que essa sementinha faça com que cada pessoa presente abrace esse universo.

São exatamente essas pequenas sementes que eu desejo que o blog seja!!

Beijinhos,

Lak

13 Resultados

  1. Isa Grou disse:

    Olá Lak!

    Como sempre lindo post… parabéns!

    Hoje passei no blog de um amigo e lá encontrei este post lindo, logo lembrei de vc e pensei: “a Lak vai gostar…..” então…. eis o post:
    http://marcelodalla.blogspot.com/2009/07/danca-da-deusa-de-mil-maos.html

    Depois se puder passa no Isa Grou, o meu post de hoje, está de certa forma em sintonia com o seu…

    Beijo.

  2. Inês disse:

    🙂 Olá!
    Descobri o teu blog (vou escrever mesmo da maneira portuguesa, como faria se comentasse num blog português, tratando por tu, ok? espero que não te importes!) já há algum tempo, através da Comunidade SULP e desde aí que sou visita diária! Gosto muito de várias coisas do teu blog: a parte gráfica, que está um «must»!! A maneira como escreves, com sensibilidade, humor…! Os temas que abordas e com informações tão importantes para quem não percebe exactamente o que é ser surdo – eu tenho perda auditiva bilateral flutuante, de grau moderado a severo, desde há 3 anos e tal, e só a partir dessa altura percebi verdadeiramente o que o meu pai passava desde que tinha cerca de 50 anos, quando começou a usar próteses auditivas; por que razão era tão frequente calar-se às refeições (também, com 5 filhos com pouca diferença de idade a falar ao mesmo tempo!!!), porque se isolava nas festas de família, as «supostas» dsistracções e tantas coisas mais!
    Hoje, mesmo para os meus irmãos e amigos é difícil perceber exactamente o que se passa comigo, em que é que isso me limita ou não. Por isso acho que os teus textos são de uma generosidade e partilha imensa, com quem te lê, surdo ou ouvinte, e muito importantes como forma de divulgação! Tanto que queria pedir-te autorização para colocar um link para o teu blog num blog sobre surdez/perda auditiva que criei há alguns meses. Não é preciso responderes já; se quiseres espreita o meu blog primeiro…
    beijinhos e obrigada por toda essa partilha até hoje,
    Inês

    • Avatar photo laklobato disse:

      Inês, sabe, vocês simplesmente me desconsertam com esses comentários. Nunca achei que fosse chegar tão longe hehehe Um oceano de distância e ainda assim, os mesmos anseios e necessidade de compartilhar, de ser compreendido… Impressionante, né? Mas é claro que você pode linkar meu blog no seu. Retribuirei com carinho a gentileza e a visita.
      Grande beijo,
      Lak

  3. Silvia disse:

    Simplesmente………. Obrigada!!!!!!!!!

    Adorei vc..

    bjos

  4. Raul disse:

    Aparelhos auditivos não aumentam o grau da perda auditiva não. Certamente, o problema dela foi outro, ou seja, tratava-se da perda progressiva sem causa aparente 🙂 e o AASI não tem nada a ver com isso.

    Abraços

  5. Luiza disse:

    Oi Lak!
    O aparte do Raul, respondeu minha preocupação, caraca! Piorar o que já é ruim!!!
    Que susto! Coração de mãe não se aguenta dentro do peito. No mais, quanto é bom sentir o interesse genuíno de pessoas que querem compartilhar as dificuldades, tanto quando os sucessos.
    Beijos

  6. Amei esse relato da Silvia.
    Eu AMO esse blog, msm eu sumindo daqui um pouco eu ainda AMO rs.

  7. Juca disse:

    eu gosto muito do blog!… mas como encontrei vc antes, sou suspeito pra falar! 😛

  8. Carminda disse:

    Escrevendo pela 2. vez…rs
    Através da Silvia de Lins, tomei conhecimento deste gracioso BLOG.
    Parabéns à LAK e Silvia, pelas inúmeras sementinhas lançadas ao solo da nossa vida!
    Silvinha, com licença….rs Aparelhinho auditivo, não piora a audição não! É apenas uma sensação e comparo com a mesma q sentimso qdo passamos a usar óculos.
    bjinhos à vcs todos,
    Minda 😀

    • Avatar photo laklobato disse:

      Pois é, o Raul confirma essa informação, mas ainda vou pedir a opinião de um otorrino, aqui pro blog, que aí a gente fecha com chave de ouro a dúvida.
      Beijocas

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.