Dando adjetivos nada modestos…

Nos meus tempos idos de adolescencia, bem no comecinho dos anos 90’s, estava super em voga fazer festa em salões de festa de prédio, com DJ e iluminação contratada, pra ser uma “discoteca” de improviso, pra quem ainda não tinha idade pra entrar na balada (e olha que nem balada se chamava naquela época).

Essa é, com certeza, a fase da minha vida  que eu mais tenho prazer de lembrar. Eu era bem novinha mesmo, tinha acabado de perder a audição e estava naquele período de descobertas em vários sentidos, fosse por conta da idade, fosse pelo silêncio que eu tinha mergulhado, mas aceitava de bom grado, porque era uma mocinha absolutamente curiosa e feliz.

Eu estudava numa escola pequena e, por incrível que pareça, não sofria nenhum preconceito, nem da parte dos alunos, nem da parte dos professores.  Então, eu nem tinha do que reclamar muito, exceto…

Que não tinha jeito de eu conseguir pronunciar DJ da maneira certa.

Na primeira vez, eu falei como se fosse em português: “Dê-jota” e, obviamente todo mundo riu.

Um amigo meu, tentou me explicar que o J tinha som de D. Aí saia algo tipo “Di-dei” que fazia todo mundo gargalhar, a ponto de eu não conseguir mais falar nada, sem ficar vermelha, azul e roxa e desistir da palavra em si. Virou “o cara que toca música”, por falta de opção (e porque ninguém gosta de ser alvo de chacota, convenhamos).

Um dia, meu padrinho, vendo eu me referir ao DJ com essa expressão linda de morrer, me perguntou: Por que você não fala Dj como todo mundo?

E eu: Porque quando falo “Di-dei” dizem que estou falando errado, mas na leitura labial, não consigo perceber diferença.

Ele me deu um sorriso enorme e disse: “Consigo te ensinar, quer ver?”

Ele escreveu num papel a palavra “ADJETIVO” e falou: Fala isso bem rápido.

Repeti, meio cética.

E ele explicou: O som do jota é, nada mais que o som do “DJ” pronunciados juntos, só que mais rápido.

Pois bem, nunca mais tive dificuldade ou vi alguém rir de eu pronunciar “DJ” ou qualquer palavra com J do inglês tipo “John” ou “Jack”.

Portanto, fica a dica:  Em vez de rir de quem tem dificuldade de fazer alguma coisa, explique. Vai que se trata de alguém que só tinha vergonha de perguntar.

Beijinhos

Lak

10 Resultados

  1. Leila disse:

    Já provoquei risadas pronunciando errado e enqto não sabia pronunciar, fazia como vc: “aquele cara que toca música”, pra não ter que pronunciar errado.
    Uma vez não soube pronunciar o nome da apresentadora Oprah Winfrey e disse: “aquela americana apresentadora mais rica do mundo” rs… Aí minha filha me explicou a pronúncia.
    Eu pronunciava “Táxi” errado qdo mais nova… Tantas e outras palavras que não me lembro.

    😳

  2. Regiane Resende disse:

    Oiee Lak..
    Verdade.. todos só pensam em rir do que tentar ajudar!

    Posso desabafar.. nao é bem sobre o mesmo assunto.. mas liga alguma coisa..
    Sempre q acontece eu fico muitoooo triste.. e nao sei como fazer com q eu nao
    me magoe.
    Sempre q eu assisto TV, tem q estar o volume na altura bom pra mim.. q pros outros ficam alto demais..
    Ontem eu assistindo o filme q passou na tela quente.. tinhas uns 15 min de filme, veio minha mae, reclamando q queria durmi.. Na hora desliguei q tv, e fui chorando
    pro quarto… durmi.. Hj qdo acordo.. parece q nao aconteceu nada..
    Eu sei q ela me entende.. mas nao sei se ela entende q isso magoaa..

    Bjinhus.

    • Avatar photo laklobato disse:

      Regiane, não, a maioria das pessoas não faz as coisas pra te magoar de propósito, a não ser que seja alguem sacana. MAs desse tipo de pessoa, vc deveria manter distância.
      Sendo sincera com você, eu entendo suas dores, mas você deveria procurar ajuda psicologica, porque não é saudável ter tanta magoa, em relação a vida. Quase sempre que você comenta, reclama de alguém que te magoou ou não te entendeu… Não é bom pra você se sentir tão vulnerável, tão fácil de se machucar, chorar tanto…
      Busque ajuda e se fortaleça, porque vai ser difícil você mudar toda a humanidade a ponto de nunca mais ninguém te magoar nem você se sentir mal consigo mesma.
      Lembre-se, você é a pessoa diferente do comum, logo, a mudança tem que partir de você. Se imponha, explique o que te incomoda e exija mudanças. Mas seja forte para não cair com todo tapa que levar.
      Beijocas

  3. Regiane Resende disse:

    Oiee Lak..
    Verdade.. Todos ri em vez de ajudar!!

    Posso desabafar..
    Nao é sobre o assunto, mas acho q liga em alguma coisa…
    Sempre q acontece, fico triste, magoaa, mesmo sabendo q eles nao tinha intençao..
    Mas me pergunto.. será q ele sabe q isso magoaa!?
    Pra entender melhor, ontem eu assistindo filme na globo tela quente, depois de uns 15 min de filme, minha mae reclama dizendo q quer durmi.. Na hora eu desligo a tv e vou pro quarto chorando.. e qdo acordo hj, parece q nao aconteceu nada..
    me entende..

    Bjos.

  4. Juca disse:

    eu meio que vivo no mundinho akadêmiko, Lak… então ali vc sabe é tudo muito policiado em termos de opinião principalmente mas de “correção referencial” também… é um saco ver o pessoal rindo quando a gente não pronuncia “direito” o nome de um autor… pior é que não passa de complexo de subalternidade pq se a gente vê como estadunidenses e franceses pronunciam mutuamente os nomes de cada qual e pouco se f* pra isso, lógico que fica ridículo pra quem policia entre a gente… acho que se a gente se faz compreender é o suficiente… sou desencanado até com ortografia que dizer então de pronuncia… (onde eu estudava antes diziam “ãserl” pra Husserl e agora onde trabalho agora dizem “rãsel” o que é muito próximo de Russel… enfim… me adaptei como em tantos outros exemplos)…

    ah… na minha avó todo mundo dizia que eu era surdo porque até hoje gosto de escutar tv com volume alto! 😛

  5. Leila disse:

    Tem gente que ouve muito bem, fala certinho, mas escreve errado…
    Qdo entrei numa nova escola umas garotadas riam de umas e outras palavras qdo pronunciava errado. Aprendi a lidar com isso, eu mesma ria de mim, pq descobri que muitas vezes as pessoas não ficam rindo pra ‘sacanear’, mas é pq fica engraçado mesmo… Minha prima falava “Flamengo” e escrevia “FRamengo”… Eu ri e vi que não ri por mal, mas é pq fica engraçado mesmo.

  6. Jhonny disse:

    Definitivamente, estou me sentindo em casa com esse blog,sou surdo oralizado e não consigo pronunciar nenhuma palavra em inglês…

    • Avatar photo laklobato disse:

      Mesmo? É difícil reproduzir algo que a gente não ouviu, né? Mas, com treino e um professor, aposto que você conseguiria chegar bem perto sim. O problema é vencer o bloqueio, né?
      Beijão

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.