SULP – Surdos Usuários da Língua Portuguesa

Vira e mexe, vejo alguém falando sobre a Língua de Sinais e o quanto acha ela o máximo e realmente acredita que todo surdo fala isso e, quando descobre que eu não falo, fica chocado, com cara de “como assim”?

Mas a verdade é que a diversidade dentro da deficiencia auditiva é grande o suficiente para abranger muito mais do que o estereótipo do surdo-mudo.

Não que haja algo de errado na Libras, mas é importante considerar que nem todo surdo nasceu surdo, nem todo surdo foi encaminhado desde cedo para  a Comunidade Surda, nem todo surdo quer se comunicar de outra forma que não oral.

Ultimamente, tem se falado muito sobre a obrigatoriedade da Libras, de se aprender Libras na escola – junto com o inglês, para crianças ouvintes – de se colocar interprete de Libras em tudo que é lugar. De se colocar a janelinha de interprete nos programas. Ok, nada contra, mas…

Essa forma de comunicação, esse idioma não abrange e jamais irá abranger todos os deficientes auditivos; porque muita gente perdeu ou irá perder a audição depois da aquisição da fala, porque muita gente é ou será implantado, porque muita gente não mora(va) no Brasil quando criança (sim, a lingua de sinais é sempre  regional, ela só vale pra um país. Não adianta aprender Libras achando que vai poder falar com todos os surdos sinalizados do planeta).

E a língua portuguesa, por outro lado, é falada por quase 100% dos habitantes do Brasil, portanto, é preciso considerar que uma parcela muito significativa de deficientes auditivos falam e entendem português e também precisam de adaptações. Por conta disso, nasceu o SULP – Grupo dos Surdos Usuários da Língua Portuguesa, que batalham para haver adaptações para deficientes auditivos e surdos que vá além da Lingua Brasileira de Sinais: Legenda em Portugues nos programas de TV, auditórios, teatros e etc… Etenotipia em salas de aula (transcrição da fala por escrito), etc… Vale  pena dar uma lida no blog dos SULP e ver todas as reinvindicações adequadas.

Vale lembrar que o Closed Caption não serve só para quem tem deficiência auditiva. Ela serve para idosos, crianças em fase de alfabetização, estrangeiros que estão aprendendo português e até ouvintes, em ambientes barulhentos onde fica difícil acompanhar um programa só pela audição…

LEGENDAS_EM_PORTUGU_S_J_Beijinhos,

Lak

25 Resultados

  1. SôRamires disse:

    Oi Lak é muito legal ler sobre o SULP no seu blog. Gente surda como você, a Diéfani, a Inês (de Portugal) eu e tantos outros amigos oralizados, implantados, aparelhados e leitores labiais (orofaciais) estamos esperando ansiosamente que nossas necessidades sejam reconhecidas e atendidas. E principalmente pais e mães de crianças surdas.

    • Avatar photo laklobato disse:

      Pois é… Tá aí… Mas só aqui não adianta. Quem precisa saber que existimos é a mídia, o governo, o publico formador de opinião! A gente chega lá!!

  2. Raul disse:

    Ué, o SULP ainda existe?

  3. Drauzio Junior disse:

    Oi Lak!
    Muito bacana o seu post!
    Os SULP já deram muitos passos e têm avançado bem. Com o apoio de todos, chegaremos lá!

  4. Lu disse:

    Lá em casa a gente vive deixando o closed caption ligado pq preferimos ver os filmes no sap…
    Mas eu percebo que é praticamente um canal só (da tv aberta) que tem o closed caption e isso só na programação, né?! Pq na hora dos comerciais….nada….
    É mto boa msm a iniativa da SULP pq ps publicitários e as emissoras precisam perceber que estão esquecendo de uma boa parte dos consumidores!!
    Beijinhos!!!

  5. Jairo Marques disse:

    Lak, que post esclarecedor, bem escrito e direto. É sensacional aprender mais dentro do nosso próprio mundo paralelo. Obrigado pela aula… beijos

  6. Juca disse:

    é mêmo!!! 😮 … pq não tem closed caption pra tudo na tv???

  7. Elizabeth Villeraze disse:

    Gostei muito de seu post, Lak. Apesar do Sulp ser pequeno a pouco tempo reclamamos para o orgão responsável pelos comunicados do governo em rede nacional sobre a falta de legendas nos mesmos. Coincidência ou não já passaram dois legendados recentemente. Ontem mesmo vi um. 😥

  8. Luiza disse:

    Oi Lak, acho de deveria emprestar Luís Marcelo, pra esses caras que podem resolver essa problemática. Olha se eles ficassem uma semana assistindo TV, com ele do lado perguntado a casa 30 segundos: Pobre ? dança? Noite? O que é isso??..para que eu complete as 3 ou 4 palavras que ele perde entre cada palavra que ele entende das frases….Olha eles legendariam tudo rapidississisisimamente.
    Beijoca

  9. Leila disse:

    Muito bacana a informação SULP no seu blog! Em passo de formiguinha, tudo se conquista.

  10. Carlos Freitas disse:

    Olá. Tomei conhecimento deste blog, e com surdez desenvolvida a partir dos 30 anos, concordo plenamente com o fato de sermos tidos como inaptos para as atividades de comunicação através da língua portuguesa, e e sendo-nos imposto que nos expressemos através da LIBRAS. Tentei aprender essa linguagem mas sinto aos 52 anos, tremenda dificuldade para assimilar, talvez por resistência minha, e levando consciente/inconscientemente em cosideração que existem outros recursos que podem ser utilizados para que estejamos mais integrados na sociedade, sem que as diferenças fiquem tão destacadas, ou tenhamos a (falsa) piedade alheia, que pode ser tida como respeito, mas na maioria das vezes não valoriza o ser, mas o aceita, e o coloca como cidadão de segunda categoria. Parabéns pelo blog.

    • Avatar photo laklobato disse:

      Olha, eu não aprendi a Libras, também não acho interessante de aprender. Por que, por ter ficado surda, tenho obrigação de aprender outro idioma, se poderia muito bem continuar usando o meu, não fosse essa imposição?
      Ninguém é obrigado a querer mudar de idioma, muito menos eu e você.
      Vamos continuar exigindo a legenda em português para quem não fala líbras. É impossivel exigir que todo e qualquer deficiente auditivo seja obrigado a aprender um idioma, sendo que é perfeitamente possivel colocar legenda nos programas. Quem prefere libras, que exija a janela de interprete também e ponto.
      Beijos.

  11. Carlos Freitas disse:

    Concordo plenamente com as idéias do texto. Poderia ser tentada uma campanha de envio de mensagens para as emissoras de televisão, políticos, para buscar adesão à proposta de que o closed caption seja adotado em toda a programação; que seja obrigatória a sua inclusão, através de lei que estipule multa para os casos de descumprimento. Os custos para as emissoras e anunciantes, provavelmente, não trarão prejuízos, pois ao estimar que haverá inclusão de surdos que hoje não se interessam pela programação televisiva, pois não tem como entender o sentido das imagens da televisão, com o closed caption haverá melhora na sua autoestima, e isto fará com que seja um consumidor de livre e espontânea vontade, ao contrário do que pode estar ocorrendo atualmente. Freitas, Porto Alegre/RS

  12. patricia disse:

    gostaria de saber aonde encontrar o sulp para meu filho sou super a favor desse metodo e ele quer sair da lingua portuguesa e ir para libras confesso que estou asssustada e queria que ele conhecesse o sulp, moramos no rio de janeiro bairro iraja

    • Avatar photo laklobato disse:

      Patricia,
      você pode conseguir informações com o pessoal do blog SULP: http://sulp-surdosusuariosdalinguaportuguesa.blogspot.com/
      E existe a comunidade de Surdos Oralizados do orkut, onde várias pessoas postam e interagem.
      Agora, é importante conversar com ele para que ele mantenha pelo menos a capacidade de leitura e escrita em português claro, porque isso é um dever de todo brasileiro, que certamente manterá a independência dele como ser humano e como profissional.
      Quanto ao uso da Líbras como L1, sendo a língua usada no dia a dia, é um direito que assiste a ele, especialmente se ele só conviver com outros surdos usuários da Líbras. E, acredito, esse direito deve ser respeitado.
      No mais, qual a idade do seu filho?
      Beijocas

  13. carina disse:

    😉 😛 boa noite nos surda precisamos uma legendados em portugues da tv nos ver uma noticias sempre pelo o brasil nos não ouvir uma noticias falamos obrigado pela ajudar ….. 😀

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.