Campanha Filme Nacional com Legenda

Essa campanha é famosa e a maioria dos surdos/deficientes auditivos já conhecem. Porém, como nem todo mundo que lê o blog está totalmente inserido no universo da deficiência auditiva, explico: Deficientes auditivos nem sempre conseguem acompanhar um filme (ou qualquer outra coisa que passe na tela da tv/cinema/pc/whatever) sem a legenda, porque o apelo auditivo é forte, mas nossa plaquinha de som na cabeça é fraca, fraquinha, fraquissima ou até inexistente.

Por conta disso, a gente fica meio de fora nalgumas situações, especialmente quando se trata de filmes nacionais no cinema (na TV, as vezes tem closed caption), então um grupo de surdos resolveu criar uma campanha focada nisso: legendar os filmes nacionais.

O video é bem bacana, vale a pena ver.

Diz o IBGE que existe entre 5 a  6 milhões de surdos querendo legenda. Eu acho controverso, porque sei que nem todo surdo lê bem português. Mas sabe? Tanto faz. Forem quantos forem os surdos e deficientes auditivos contemplados com a legenda em português, ainda vale a pena batalhar por isso.

Beijinhos

Lak

16 Resultados

  1. Rogério disse:

    O nojento nisso tudo é que, quando procuramos quem tem poder de mando para fazer uma reivindicação ou simplesmente fazer uma pergunta “difícil”, nunca encontramos um gerente, diretor ou equivalente. O máximo que se consegue é dar de cara com seguranças engravatados, cuja presença e postura servem para deixar claro que ali ninguém concorda com você, e tudo será feito para dificultar o diálogo. Meus respeitos a essa galera corajosa que, no melhor estilo Michael Moore, foi à luta e pelo menos conseguiu causar desconforto a essas pessoas e organizações cuja sensibilidade geralmente se resume a contabilidade e finanças.

  2. Maíra disse:

    Semana que vem vai ter festival de legenda de filmes nacionais aqui em Brasília!!! Quer que eu te mande o folder?
    bjs

  3. Maíra disse:

    fiquei emocionada no final.. é dificil mesmo.
    esse q vai ter semana q vem, nós vamos em massa fazer muuuuuuuuito barulhO!!!!!!!!!!!

  4. Simone disse:

    Lak, eu assisti o video, foi interessante e comovente mesmo, a equipe luta pelas legendas, merece um parabéns, eu peço com muita convicção que a equipe não pare, é para nosso bem. Principalmente aqui no Brasil, que os surdos/deficientes auditivos obtenham o benefício incrível! É bom porque ajuda a gente a entender melhor, a desenvolver cada vez mais o intelecto, etc, etc!
    MUITO sucesso nas campanhas!! 😈
    Beijos!

  5. Mariah disse:

    Olá Lak, gostei muito do vídeo. Vou pedir licença pra postar no meu blog e ajudar a turma pode ser? 🙂

  6. Maryah disse:

    Obrigada, já postei com seu crédito. abraços! 😉

  7. SôRamires disse:

    Boa lembrança Lak, esse pessoal é realmente batalhador.
    Lembro que existe um abaixoassinado pedindo legenda nacional:
    http://www.legendanacional.com.br/abaixo.php
    😈

  8. Zuleid Mattar disse:

    Nossa! Que poder de comunicação! E o cara do final que como eu, não é deficiente auditivo, conseguiu sintetizar:
    “posso entender o que vocês querem, mas não posso entender o que vocês dizem”
    SENSACIONAL!!!!!
    Parabéns pela iniciativa.

  9. Olivia disse:

    Poxa, eu conheço a pessoa que começou com esta campanha em Recife. Eu morava lá naquele então. A gente comprava aparelho auditivo na mesma casa – na widex – e comprei umas camisas pra ele com o logo “legenda pra quém não ouve más se emociona”. Adorei o logo e tambem adorei a idéia pq eu mesma não podía assistir filmes nacionais (ainda não posso) e ficava triste por esse motivo (ainda fico triste).

    Eu acho maravilhosa a campanha, eu assinei também. Adorei o video Lak, eu tambem gostaría colocá-lo no meu blog a pesar que o povo que entra aí le em espanhol. Eu gostaría muito ter meu blog em português más não escrevo tão bem nessa lingua e devia optar por uma delas. Foi assim que optei pelo espanhol…. mas meu blog é incompleto por esse mesmo motivo. Eu morei vinte anos no Brasil, amo essa terra, adoro o jeito que vcs tém para encarar as necessidades.

    Parabéns e torço pela campanha

    Beijocas

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.