Ciber-cat

Fazer o Implante Coclear é mais do que fazer uma mera cirurgia corretiva. É também permitir-se adentrar num universo novo (ou redescoberto) que toca, inclusive, na identidade de quem você é. A identidade de uma pessoa sem deficiência – no caso, ouvinte – é diferente da identidade de um deficiente auditivo, porque muda toda a percepção do mundo. E, quando se faz o Implante Coclear, você não se torna, ainda, um ouvinte comum, mesmo que ouça com perfeição os sons através do implante. Por isso que os implantados são também chamados de Ciborgs. Nossa audição se dá através de um processador artificial, portanto, somos meio robôs.

Por causa dessa mudança que tem se processado na minha vida nos últimos, eu (e todo mundo ao meu redor, aparentemente) tenho procurado bastante informação acerca do  IC. Ontem, Edu se deparou com uma notícia muito bacana sobre… tcham tcham: um gato implatado!

Obviamente, o site está em inglês. Mas caso alguém prefira ler o texto original: CiberCat

E uma tradução não muito fidedigna (meu forte ainda é o francês, Crisaidi que me perdoe)

Gato com implante coclear? Sim é verdade!

Então, quem que me conhece, sabe que eu amo gatos.

Quando deparei-me com essa foto na internet, fiquei intrigado, sem saber se era realmente verdade ou não. Mas minha fonoaudióloga confirmou que, aparentemente, era verdade sim. É a forma que um cientista usou para estudar os efeitos do Implante Coclear sobre a surdez.

Após 3 meses de uso do implante coclear, as sinapses de fibras do nervo auditivo nestes gatos implantados foram comparados às de gatos ouvintes (com audição normal) e gatos com surdez congênita da mesma idade. Eles descobriram que os implantes cocleares “resgataram” as sinapses dos gatos surdos!
Confira o site para obter mais detalhes sobre este assunto:  Receptores, atividades e implantes cocleares. Estou certo de que muitas pessoas devem achar que isso é crueldade, mas ei, eu sou implantado e adoro isso!
Por isso mesmo, acho fascinante!

Poxa, mas esse gato pobre não parece muito feliz na foto, hein?!

Gatinho: "Mais uma foto de mim neste estado, e você morre, mané!". Brincadeira! Muito legal isso! Tenho que admitir, é o meu animal de estimação dos meus sonhos! Gato implantado, 5 meses após a cirurgia. O gato usa o dispositivo de 8 horas por dia, 5 dias por semana. Esses gatos nascidos surdos oferecem um excelente modelo para estudar a surdez congênita. Com o implante, os gatos vêm quando são chamados e comportamentos demonstram que eles podem ouvir.

Gatinho: "Mais uma foto de mim neste estado, e você morre, mané!". Brincadeira! Muito legal isso! Tenho que admitir, é o animal de estimação dos meus sonhos! Gato implantado, 5 meses após a cirurgia. O gato usa o dispositivo 8 horas por dia, 5 dias por semana. Esses gatos nascidos surdos oferecem um excelente modelo para estudar a surdez congênita. Com o implante, os gatos vêm quando são chamados e comportamentos demonstram que eles podem ouvir.

Eu não estou só!

Há gatos que estão lá fora, como eu também!

Eu quase me sinto como seria ganhar um gatinho surdo da RSPCA (sociedade protetora dos animais), levando-o ao Professor Da Cruz, e suplicando: “Trabalhe sua magia, Melville! Meu gato quer ouvir de novo! ”
E então, pós-cirurgia, o gatinho e eu vamos curtir o por do sol, alegremente falando um com o outro em miaus robóticos e comparando a vida útil da bateria.
Opa,  o que vem agora? Já sonho com o dia que formaria um par perfeito com um animal de estimação (como as pessoas que fazem cortes de cabelo para combinar com seus animais de estimação!). Em vez de B1 e B2, será Coclear Kate e Coclear Cat. Impressionante! Podemos compartilhar processadores. Portanto, muitas possibilidades!

via Kate’s Cochlear Implant

E quando você pensa que já viu de tudo…

Supreenda-se!!

Beijinhos

Lak

25 Resultados

  1. Julia disse:

    Ola!
    Bem, no melhor cliche, “Estive na India e lembrei-me de voce”, aqui estou mesmo na India fazendo o curso de duas semanas e onde estou hospedada tem um lago com flores de lotus (artificiais, infelizmente, pq nao eh temporada) mas sao tao bem feitas q se nao me tivessem avisado (e mudado o curso de minha viagem mental) eu nao teria nem notado. E me deparo com seu post e faco um paralelo – nao importa se eh de verdade ou artificial, o que importa eh o que vc pode tirar de melhor do que ve. – Enfim, as flores de lotus artificiais vao por fim servir para q eu tire umas fotinhas e tire dai o modelo pra minha sonhada tatoo (qdo eu nem imaginava q um dia viria pra India).

  2. Zuleid Mattar disse:

    Que coisa mais linda!
    Eu tenho uma gatinha (Mia) de 3 anos que quando tinha um ano caiu do 6º andar sofreu fratura exposta de cotovelo direito desarticulação de quadril e várias escoriações! Ficou 2 dias desaparecida e 3 dias sem voz de tanto miar até ser encontrada. Pois bem, a Mia foi operada e teve implantada uma haste dentro de seu osso e uma roldana para possibilitar os movimentos do braço direito. Hoje ela está totalmente recuperada e a voz ela também recobrou.
    A história dele foi uma das escolhidas para publicação no site do mastercard. http://www.naotempreco.com.br , mas o que os dois gatos têm em comum é a semelhança física e a sorte de encontrar profissionais que se sensibilizaram com a dor do bichinho!
    Muito legal mesmo!!!!

  3. fabiana disse:

    😮 “E quando você pensa que já viu tudo…” Lak eu nunca imaginei implante em animais. Surpreendente mesmo ! ! Obrigada por mais essa informação. 😛 Bjs

  4. Maíra disse:

    Gente, morri de rir!!!!

    Mandei pra uma amiga que é implantada!!! Ela vai amar!

    beijinhos

  5. Bia disse:

    Que onda esse gato ciborg…rsrs
    Mas pelo menos o teu implante fica mais discreto do que o dele né? 😛

    Beijo pra tu!

  6. Inês disse:

    Quando achamos que a vida já não nos pode surpreender…ela o faz mais uma e outra, e ainda outra vez… E que bom quando as surpresas são belas manifestações da prodigiosa criatividade humana, do afecto pelos animais, nossos companheiros na jornada da vida, da vontade de ir mais além, do desejo de não se resignar ao que nos é dado a cada dia!!
    Que bom poder ser surpreendido e achar em cada migalhinha de vida motivo para sorrir e ser feliz! Nem todos têm essa tua capacidade, Lak!!
    Obrigada e beijinhos…enquanto aguardo ansiosamente pela próxima semana!!
    Inês

  7. Regiane Resende disse:

    Lindaa a historia do gatinho..
    Nunca imaginei isso.. mas nunca é impossivel ne naoo.. td pode acontecer!!

    Bjos, Rê..

    Ps. Vendo seu blog e da Alessia, entre outros tbm.. tive pela 1ª vez uma pontinha de vontade de fazer a cirurgia.. coisa q antes nao tinha vontade por medoo.. mas graças os testos que ando lendoo.. esta me motivando a querer ouvir melhor e mais.. vou procurar meu medico pra providenciar o meu, se tiver jeito..
    obrigada.. 🙂

  8. Juca disse:

    ai… lembrei de um parágrafo poético 😛

    “Tal como o indivíduo não está só no grupo e cada sociedade não está só entre as outras, o homem não está só no universo. Assim que o arco-íris das culturas humanas tiver acabado de afundar-se no vazio cavado pelo nosso furor; enquanto estivermos presentes e existir um mundo – esse arco tênue que nos une ao inacessível permanecerá: mostrando a via inversa à da nossa escravidão e da qual, na falta de a percorrermos, a contemplação proporciona ao homem o única favor que ele sabe merecer: suspender a marcha, reter o impulso que o obriga a tapar, uma após outra, as fendas abertas no muro da necessidade e a concluir a sua obra, ao mesmo tempo que abandona a sua prisão; esse favor que toda a sociedade ambiciona, quaisquer que sejam as suas crenças, o seu regime político e o seu nível de civilização; onde ela situa o seu ócio, o seu prazer, repouso e liberdade; oportunidade fundamental para a vida, de se desligar [se déprendre], e que consiste – adeus, selvagens! adeus, viagens! – durante os breves intervalos em que a nossa espécie suporta interromper a sua faina de colmeia em captar a essência do que ela foi e continua a ser, aquém do pensamento e além da sociedade: na contemplação de um mineral mais belo que todas as nossas obras; no perfume mais sábio que os nossos livros, respirado no âmago de um lírio; ou no piscar de olhos, cheio de paciência, serenidade e perdão recíproco que um entendimento involuntário permite,por vezes, trocar com um gato.” [final do Tristes Trópicos, do bom Lévi-Strauss que nos deixou esses dias :/]

    … e vc vai mesmo poder “se desligar” qdo bem entender, né, Lak… 🙂

    beijo!

  9. Bruna disse:

    Como diz uma amiga minha, “não há o que não haja!” Hahahaha
    Ontem na viagem de volta de Porto Alegre pensei muito em ti. Vim escutando música, e enquanto tocava uma ou outra bossa nova pensei: meu deus, a Lak não ouviu todas essas maravilhas ainda e agora vai poder conhecer tudo isso!
    Fiquei ansiosa por vc…hehehe
    Bjaum!
    😉

  10. Leila disse:

    Oi querida! Como vai?
    O Raul já tinha me mostrado esse gatinho implantado, muito fofo!!! Eu adotei dia desses uma filhotinha gatinha linda, mas meu cachorrão (acredite, um labrador de quase 50 quilos com medo da gatinha) se enfiou debaixo da cama e não quis mais sair. Tive de devolver a gatinha…

    Ah, li os outros posts, morri de rir da sua coca-cola drogada hahaha… Acredite, mesmo ouvindo, escuto errado hahaha… Tenho uma crônica que escrevi há um tempão sobre o que escutava errado… Se vc quiser te mando, é só me passar um email.

    beijãooooooo

  11. Rogério disse:

    Tem também aquele caso do golfinho que recebeu uma prótese da cauda, decepada pela hélice de uma lancha. Acho que dá para ver no youtube. Havendo possibilidade e vontade, tudo é possível. Por que não com animais também? Legal a matéria.

    P.S.: Tem você lá no cafofo.

  12. Leila disse:

    hehehe… não sei onde tá seu e-mail!!!!! Estou toda enrolada,pior que meu cão hihihi!
    Devo ter deletado sem querer sei lá! rs!

    sou péssima em mandar recados apressados, haha.

    Coma bastante chocolate sim, qual o problema? depois vc coloca um MP3 MP4 ou sei lá de última geração plugado no processador de ic e faça caminhadas. Perde o peso do chocolate haha

  13. Ana Paula disse:

    Esse implante coclear me surpreende a cada dia!
    Afffffffffffffff! Não vejo a hora de vc ativar o seu implante!
    Estou em brotoejas!

    bjs!

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.