Visualizando a audição

Você já parou pra pensar exatamente como funciona o Implante Coclear? Alias, em como funciona a audição, no sentido prático?

Coisas habituais passam despercebidas, mas parar para ver como é pode ser bastante divertido, não?

Como muita gente me pergunta como o IC funciona, raptei o video abaixo para poder mostrar como funciona ambos (IC e audição convencional).

Ele tem legenda em inglês bem facinha de entender. Mas caso seu inglês não seja lá essas coisas, segue a transcriação abaixo. (feita pela minha excelentíssima pessoa, pra Crisaidi – minha professora de inglês – morrer de orgulho)

“Na audição normal, as células ciliadas do interior do ouvido (cóclea ou caracol) transmitem informações para o nervo auditivo que envia os sons para o cérebro. Na maioria dos casos de surdez, o nervo auditivo mantém suas funções, mas as células ciliadas sofrem grandes danos ou são totalmente danificadas.

Através do sistema do Implante Coclear, os sons são captados pelo microfone, passando por um microcomputador chamado processador da fala. O som é processado e convertido em informações digitais. Essas informações digitais são enviadas através de uma antena transmissora para a parte interna (inserida cirurgicamente) do sistema.

O implante transformará as informações sonoras em impulsos elétricos por meio de um feixe de eletrodos inserido no interior da cóclea (ou caracol). Esses eletrodos estimulam diretamente o nervo auditivo, enviando as informações sonoras ao cérebro, ultrapassando a área danificada do ouvido.

O implante coclear fornece um mecanismo completamente novo de audição.”

E como sei que adoram minhas redescobertas auditivas por aqui, um casinho rápido:

Sábado em casa, ouvi um monte de criança falando (consigo perceber nitidamente quando a voz é de criança) ai olhei a TV e o Edu estava assistindo Cocoricó…

Eu perguntei, meio surpresa: Ué? Os bonecos tem voz de criança?

Ele respondeu: Tem sim, por que? Você não sabia?

E eu: Bom, na verdade, eu nunca tinha pensado nisso. (Confesso que meu cérebro meio que bloqueia pensar em coisas que não estão ao meu alcance)

Dai ele deu risada e ficou traduzindo uma parte do “papo” hahaha

Bom, eu tenho 1 mês de resnascida, vai? É compreensivel me deslumbrar com programas infantis!

Beijinhos sonoros

Lak

22 Resultados

  1. Simone disse:

    Oi, Lak, gostei muito de assistir o video!
    Muito bom ter o seu inglês OK!
    Que as maravilhas continuem acontecendo na sua vida devido a usar IC.
    Deus te abençoe.
    Beijooooss!
    Simone. 😉

  2. fabiana disse:

    Lak eu vi uma vez na TV (TV Aparecida) um aparelho auditivo bem grandão, onde dava pras pessoas entrarem e “ver” como funciona. Aí fiquei conhecendo as células ciliadas e achei lindíssimo. Pensei: Como o “serumano” é perfeito ! ! O aparelho grandão é lindo e fiquei imaginando no tamanho natural. São tantos detalhes… 😉 Dos programas infantis, os que mais gosto são os da Cultura. Beijos sonoros e estalados.

    • Avatar photo laklobato disse:

      Hehehehe essas informações de explicar coisas usuais são tão legais. Porque geralmente passam despercebidas MESMO!!
      Edu tb assiste Vila Sesamo…. fofinho pra caramba… quem sabe, um dia consigo assistir com ele, sem ele ficar tendo que fazer tradução simultânea?
      Sonhos sonhos…
      Beijos

  3. Lu disse:

    Mas isso é mto tecnológico, né?! Fico abismada com essas coisas….. Adorei o video, é bem didático! 😉

  4. Alessandra Vidaurre disse:

    Lak, vou ver se acho ainda pra vc colocar aqui o som do IC como é…
    tudo bem que na minha opinião esse som é como os carinhas acham que se escuta com o IC… afinal, quem deixou de ser DA para saber que era exatamente assim? Mas… de qq forma na época que o médico nos contou sobre o IC, isso foi bom de ouvir.
    Sobre o cocorico, veja a musica do coco… kkkkk meio nojento, mas mega engraçado.
    Minha filha mais velha amava… Felipe (2 anos) ainda não demonstrou muito agrado para o cocorico.
    bjs

    • Avatar photo laklobato disse:

      Se achar, manda sim, que acho que o pessoal vai gostar… Se bem que tem casos de pessoas que realmente voltaram a ouvir perfeitamente com o IC e dada a memoria auditiva, devem saber se é assim mesmo haha
      Não sei qual a faixa etaria para qual o Cocoricó é direcionado, mas com 2 anos, ele ainda tem teeeeeempo pra descobrir coisa demais hahaha fofo
      Beijos

  5. Bia disse:

    Olá nenezinha! 😀
    Você falou que está com 1 mês de renascida, e a primeira coisa que me veio em mente foram aquelas lembrancinhas de recém nascido e o aviso na porta da maternidade com o nome do bebê…kkkkkk
    Minha mente depois desses brinquedinhos que ando fazendo está mais fértil do que nunca (pra bobagens né? rsrsrs)
    Beijo pra tu! 😉

  6. Bruna disse:

    Muito bom o vídeo Lak. E sobre programas infantis, eu continuo vendo até hoje…hehehe
    Bjs

  7. Nossa, não sei como alguém pode NÃO GOSTAR de desenho ou de programas infantis! Meu filho é webdesigner e faz animação em 3D, o que mais vejo ele assitindo é desenho e fico “aprendendo” com ele os detalhes técnicos e ensinando prá ele o que importa prá criança!
    Quanto ao vídeo: Sensacional! Muito didático sem ser técnico demais.
    Agora quanto a você; fará o maior sucesso com a lembrancinha da orelhinha, mas acople um coraçãozinho prá mostrar a sua e as nossas alegrias com seu re-nascimento!
    Beijos Lak!!

  8. Dri disse:

    Oi, Lak! Depois de ler os posts “atrasados” queria te perguntar: você já pensou que poderia ser uma ótima professora? Eu, pelo menos, aprendo muito aqui e me deslumbro com as suas descobertas. Beijocas procê, flô.

    • Avatar photo laklobato disse:

      Não seria não. Eu odeio quando explico algo e a pessoa não entende. Ou entende e depois esquece e eu tenho que repetir hahahaha paciência de ariana não é das melhores…
      Beijos

  9. Dri disse:

    Você é ariana???? Eu já devia ter percebido!!!! Esse povo é poderoso!!!! Bom final de semana procê, flô.

  10. Márcia disse:

    Hoje acompanhei meu neto para¸ 2º exame de triagem auditiva e novamente o exame nos dois ouvidos deu alterado.
    Estou desesperada, sei que não deveria.
    Sabe a 1ª netinha nasceu com fenda palatina total e está com 04 anos. E após superado todos os medos, estamos novamente aflitos.

    • Avatar photo laklobato disse:

      Olha, não se culpe, quando estamos emocionalmente envolvidos, a gente se desespera mesmo!!
      Seu neto fará o Implante Coclear? Saiba que é uma cirurgia absolutamente tranquila, sem dor nenhuma depois e de rápida recuperação.
      Mas, qualquer coisa, dê um toque, porque estou aqui pra ajudar.
      Grande beijo

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.