Auditivamente capaz

24 palpites

  1. Juca disse:

    Depois que eu vi no NatGeo um senhor cego pintar figuras perfeitas usando cores (com matizes!) e perspectiva… meus amigos céticos não me leiam mas eu até me persiguinei!!! 😀

    A explicação dos cientistas (tb perplexos pq tentaram “desmascarar” o cara com experiências!) foi essa: o TATO tem uma participação maior na constituição da visão do que se podia imaginar até então… a ideia das pesquisas (feitas tb em pessoas com outras habilidades sinestésicas) era conseguir mapear os genes específicos que se ativavam durante as experiências e daí entender esses mecanismos silenciados/alternativos da percepção pra no futuro conseguir estabelecer tratamentos.

    Lak… se o tato tem um papel importante na visão, pq a habilidade de escrita (clareza e – mais ainda – rapidez!) não pode acabar potencializando a audição, ein?… se for o caso, vc logo vai acabar escutando tanto quanto uma baleia!… 😛 (tenha paciência e abaixa o volume!!!!! rsrs )

    beijos beijos!!!

    • laklobato disse:

      O tato tb é muitissimo usado como substituito da audição. Afinal, sons vibram, embora nem sempre tenham forma visual. É comum, por exemplo, eu tocar num aparelho eletronico pra saber se ele está ligado, quando estou com a audição em off.
      Beijos

  2. Miriam disse:

    E o sonho vai ganhando contornos…

  3. Bia disse:

    É isso aí Lak, cada dia um novo passo!
    Como as patricinhas dizem: “Beijo, me liga!” 😛

  4. fabiana disse:

    Lakinha você e a Alessia estão caminhando juntas. Ela também fez o mapeamento, né? Entendo sua ansiedade e não tenha pressa. Crianças custam a aprender. Elas repetem a mesma coisa várias vezes (andar, falar, cantar) até conseguirem. Já que você é uma criança um pouco mais crescidinha, o tempo se encarregará de te ajudar. Beijos 😉 😛

    • laklobato disse:

      Todos fazemos varios e varios mapeamentos… É parte do Implante Coclear…
      E sim, sou uma criança crescida mesmo. Com a paciencia de um adulto hehehehe Mas tudo bem, nada que uma bronca não tenha feito rever a perspectiva!!
      Beijo

  5. Hei! Que coisa boa ler isto tudo!
    Criança aprende exatamente por ser curiosa, teimosa, insistente e cara-de-pau! Pergunte sempre e muito, e por favor…ligue quando quiser!
    Beijos!
    Zuleid

  6. inês disse:

    Parabéns…pelas conquistas e pelo «puxão de orelhas da dra.»!!
    Lembras-te que te disse que quando coloquei a minha 2º prótese voltei a ouvir sons que já não ouvia há 1 ano? E tenho surdez moderada e já tinha 1 prótese!! E levei dias a té conseguir reconhecer esses primeíros sons!! E coisas muito simples! Como nós dizemos por cá «calmex»!! Pelo menos tenta lembrar-te do que te disse a médica! …mas não deixes de sonhar não!!
    Hoje deixo-te este poema de um poeta português do sec.XX, António Gedeão (que era também professor de Física e Química) e que fala precisamente do poder do sonho! Ah…e também está musicado!!!

    PEDRA FILOSOFAL

    Eles não sabem que o sonho
    é uma constante da vida
    tão concreta e definida
    como outra coisa qualquer,
    como esta pedra cinzenta
    em que me sento e descanso,
    como este ribeiro manso
    em serenos sobressaltos,
    como estes pinheiros altos
    que em verde e oiro se agitam,
    como estas aves que gritam
    em bebedeiras de azul.

    eles não sabem que o sonho
    é vinho, é espuma, é fermento,
    bichinho álacre e sedento,
    de focinho pontiagudo,
    que fossa através de tudo
    num perpétuo movimento.

    Eles não sabem que o sonho
    é tela, é cor, é pincel,
    base, fuste, capitel,
    arco em ogiva, vitral,
    pináculo de catedral,
    contraponto, sinfonia,
    máscara grega, magia,
    que é retorta de alquimista,
    mapa do mundo distante,
    rosa-dos-ventos, Infante,
    caravela quinhentista,
    que é cabo da Boa Esperança,
    ouro, canela, marfim,
    florete de espadachim,
    bastidor, passo de dança,
    Colombina e Arlequim,
    passarola voadora,
    pára-raios, locomotiva,
    barco de proa festiva,
    alto-forno, geradora,
    cisão do átomo, radar,
    ultra-som, televisão,
    desembarque em foguetão
    na superfície lunar.

    Eles não sabem, nem sonham,
    que o sonho comanda a vida,
    que sempre que um homem sonha
    o mundo pula e avança
    como bola colorida
    entre as mãos de uma criança.

    In Movimento Perpétuo, 1956

    http://www.youtube.com/watch?v=DuGbpW-pGYg

    Coragem!! força!
    bjs,
    Inês

  7. Olivia disse:

    Parabéns Lak!!!!! é muito bom vc escrever cada mapeamento, cada descoberta para depois re-ler um ano depois. Vc ainda está dando os primeiros passos, tem uma longa estrada para percorrer com momentos de muita felicidade e outros de cansanço mas de seguro que vale a pena. Eu tenho outro mapeamento em março e ja fiz um ano de implantada. No inicio tudo era uma massa informe, feito o bing-bang sonoro. Agora acho ouvir natural mas eu sei que nao é assim, mas nao importa é muito legal. O mais legal entender as vozes sem ter que olhar pros labios o tpo todo. Beijoca e pacienciiiiiiiiia 🙂

  8. SoRamires disse:

    Lak linda estou com um mini computador conectado via telefone…morrendo de calor em Buenos Aires e com saudades.
    Lembrei que para música instrumental é de muita ajuda ver filmagens de grandes orquestras, onde se mostra a execuçao (falta o til) dos instrumentos…assim fica fàcil identificar que som estamos ouvindo.
    A Tv cultura tem programas assim. Ou mesmo dvd instrumental de jazz ou mpb tocada como zimbo trio, etc. Porque musica cantada e rock misturam vàrios sons e fica difìcil identificar de uma só vez. Uso esse recurso paa nao perder meu precioso senso musical.
    Estou derretendo com 36 graus de temperatura. bjs 😎 😎 😎 😎 😎 só dentro da banheira mesmo

    • laklobato disse:

      Boas dicas, heim? Musica instrumental deve ser ótimo pra quem tem pouca percepção auditiva, dada a pureza de sons. Vou dar uma procurada!!
      Sobre Buenos Aires, já já tô serei eu a ir praí. Tá esse calor todo mesmo? Aff, espero que esfrie nas próximas semanas!!
      Beijos

  9. Rogério disse:

    Oi, linda, tô voltando aos poucos. Saudade de você.
    Tenha em mente que a curiosidade é um dos componentes mais importantes de todas as descobertas e invenções. Não se cobre tanto, o cérebro é um troço ainda não totalmente conhecido sequer pelos neurologistas. Curta cada (re)descoberta, deixe fluir seu lado criança e pergunte, mexa, chacoalhe tudo o que encontrar pela frente (pensando bem, seja seletiva nesse quesito). Estava estudando ontem, e uma peça de um compositor norueguês me fez lembrar de você. Pra ser sincero não sei por que, mas lembrei. Como você disse que já está mais “amiguinha” dos sons agudos, e o instrumento principal da peça é o violino, pensei em mandar por e-mail para você. Que tal?

    • laklobato disse:

      MANDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!
      Vou amar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
      Barulhinho que reparei hoje, notinha especial pra você (vamos ver se vc repara nele), sabe quando vc come pistache ainda com casca e quebra a casquinha com a mão antes de comer? Esse barulhinho é uma deliiiiiiiiiiiicia! Não tinha reparado nele ainda!
      Beijinhos

  10. Rogério disse:

    Não tenho muita experiência com pistache, mas no fim de semana passado estava em Pirenópolis e fui apresentado a uma frutinha (será que é fruta?) que não conhecia. O nome é indígena ou de origem africana(dudu, futu, nunu, um troço assim), e aparentemente é parente do amendoim e da castanha. Come-se cru mas a casca se solta como amendoim torrado, e comentei com a galera que o barulhinho era mais gostoso que o tal frufru.
    Esqueci de contar: a música se chama Hymn to Hope (emblemático, né?), e a versão que tenho é para piano, violino em primeira voz, gaita de foles e, ao final, um trio de violinos de arrepiar. Espero que goste. Tem duas doideiras novas no cafofo, que acho que você ainda não leu. Beijão.

    • laklobato disse:

      Hahahahaha descobre o nome, pra eu poder procurar e ouvir o barulhinho hahahaha
      Vou lá ouvir a música e te falo… mas sei que vou gostar…
      Depois passo no cafofo!
      Beijo

  11. Lak,
    Você viu no Faustão a matéria sobre I.C. ? Gostei do realce que deram à necessidade de se tentar SEMPRE recobrar a audição!
    Bjs.

    • laklobato disse:

      Eu não vi, mas soube, porque o pessoal comentou nas comunidades do Orkut ( na Implante Coclear & na Surdos Oralizados)… Acho legal essa ampla divulgação que a Globo vem fazendo!!
      Beijos

  12. luiza disse:

    Oi linda!
    Mando meu telefone por onde ….
    beijos

    • laklobato disse:

      Hehehe pode mandar por email (te mando um email com o endereço ja ja), mas ainda vou demorar um pouco pra poder te ligar…
      Mas, quem está com pressa?
      Beijos