Quando dois nem sempre é melhor que um…

Que eu sou moderadora da comunidade do Orkut “Surdos Oralizados”, já falei até demais, por aqui. Mas, recentemente, virei moderadora da comunidade “Implante Coclear” também (fico devendo os links, porque meu orkut é bloqueado aqui no trabalho). Isso porque o dono das comunidades é o mesmo e ele é muito meu chapa hihihi

Mas, moderar uma comunidade desse porte requer uma certa responsabilidade e, justamente porque eu não era implantada, não pude moderá-la antes, porque os moderadores acabam sendo muito solicitados pelos participantes de contar suas histórias. De lá pra cá, já dei aconselhamento – com 3 meses de experiência como ativada, já me considero uma veterana haha – a várias pessoas que tem dúvidas quanto à cirurgia, ao implante e mais um monte de coisas que surge na nossa cabeça, nessa hora de decidir.

Bom, o que todo mundo parece ter dúvida é: o implante é feito dos dois lados? Afinal, a maioria das pessoas que busca o Implante Coclear tem perda bilateral. Mas, aparentemente, mais de 90% dos dos implantados são implantados de um lado só. Por quê?

Eu sempre aviso que não sou médica especialista, nem fonoaudióloga, nem psicologa, nem técnica de eletrônica. Meus conhecimentos quanto ao IC são basicamente de usuária entusiasta e exibida, porque dou meu parecer no melhor blog da net no meu blog.

Como gosto de saber o que dizer de maneira adequada, resolvi dar uma sondada na fono que faz o meu mapeamento. O que ela me explicou é que, pra maioria das pessoas, o IC monolateral tem o resultado adequado para que ela ouça suficientemente bem. E se ela tem audição residual – meu caso – a prótese convencional consegue funcionar maravilhosamente bem como coadjuvante (isso eu atesto, já acho que ouço muitissimo melhor com a prótese comparado a a antes, inclusive  pelo resultado da audiometria, o cérebro faz uma integração fantastica do IC com o AASI), de forma que um segundo implante não teria um resultado muito mais garantido do que IC + AASI.

No caso de pessoas que não tem nenhuma audição residual, dois ICs podem ser recomendados, mas nem sempre o cérebro integra perfeitamente os dois lados. Sempre poderá haver possibilidade de se ouvir os ICs meio que em separado.

Normalmente, essa modalidade de IC bilateral é mais recomendado a crianças, cujo cérebro tem capacidade de adaptação muito mais rápida do qe adultos. E deve ser feito em sequência, porque quanto mais se espera para fazer outro IC, menor a chance de integração entre eles.

Agora, se a pessoa quiser fazer (e puder pagar, porque o SUS só paga um lado), ela pode conversar com o especialista e chegar num acordo.

Como o IC acaba com a audição residual – a gente passa a ouvir somente através dos eletrodos – eu prefiro deixar uma cóclea preservada pra, quem sabe  um dia, uma tecnologia ainda mais avançada do que o IC atual.

Vai da cabeça de cada um, das vontades e necessidades…

E, lembrem-se, opinião de médico/fono é muito mais válida do que a minha. Converse com os seus especialistas!

Beijinhos sonoros,

Lak

16 Resultados

  1. David disse:

    Lak, essa é a primeira vez que teço comentário aqui. Mas não é a primeira vez que venho aqui. Quase todos os dias dou uma visitada. Fico só “urubuservando” (rsrsrs).

    Esse post veio a calhar. Sou candidato ao IC, perda bilateral. Ouvido direito foi pro “espaço”. Ouvido esquerdo totalmente “baleado”. Uso AASI no OE há vários anos, embora ultimamente não estar ajudando muito.

    Tinha certeza que fazer o IC no melhor ouvido seria a melhor opção, até que veio uma fono e disse o contrário. Como uso AASI no OE (melhor ouvido) ela recomenda que o IC seja feito no OD, pois com IC no OD e AASI no OE, teria melhora resultado.

    Cheguei a pensar em fazer bilateral de uma vez, mas mudei de idéia, pensando exatamente na possibilidade de preservar o resquício auditivo e, quem sabe, poder utilizá-lo com novas tecnologias substitutas ao IC que poderão vir em breve.

    Lendo seu post, fico mais tranquilo, pois acho que estou tomando a decisão certa.

    Parabéns pelo blog. Lí todos os seus posts. São muito bons.

    Abraços.

    • Avatar photo laklobato disse:

      Legal, eu uso o IC no esquerdo e o AASI no direito. Olha, acho que compensa, mas claro que é opinião de leiga.
      Desejo muita sorte no seu IC e, por favor, volte pra contar dos resultados!! Já tem data marcada?
      Beijos

  2. Jairo Marques disse:

    Só não concordo com a parte que foi riscada, afinal, o melhor blog da net é o….. ahahahahhahahaah… ai, Lakinha, tamo comendo muito “marianézia”, né?! Beijocas 😀

  3. Leila disse:

    Bem vinda como moderadora da comunidade de IC do Orkut!!!
    Eu ia pedir ao Raul pra colocar vc como moderadora pq achei que vc já tava uma fera em IC hahaha… Mas ele já tinha colocado.
    😎

  4. SôRamires disse:

    Lakita, muito boa sua explicação. E fico feliz ao ver que a integração dos dois equipamentos, está se dando e ajudando a melhorar a audição. Cada vez fico mais encantada com essa tecnologia aplicada na área de saúde.
    Quando me perguntam algo sobre implante coclear o seu blog é o endereço certo não só pelas explicações e boa vontade em responder mas principalmente pela alegria que você transmite. Um banho de som e luz! 😎

  5. Pois é, eu tb já tive essa curiosidade e perguntei pro médico hahaha. Enfim, antes um passáro na mão do que dois voando não é mesmo?

  6. April disse:

    Oi Lak,

    Já que está virando especialista rsrsrs, vc saberia me explicar da diferença entre BAHA (acho que é assim que se escreve) e IC?
    Talvez possa fazer um post sobre isso… vejo muita coisa na net sobre IC mas só recentemente li sobre esse outro procedimento cirúrgico.
    Bjs. desculpe abusar da sua boa vontade… 😳
    April

    • Avatar photo laklobato disse:

      Boa sugestão, farei um post sobre isso nos próximos dias. Te indicaram o BAHA? Realmente, é uma ótima opção, mas pra quem tem perda monolateral, pelo que entendi (vou pesquisar direito e ai, explico no post).
      Beijos

  7. zuleid disse:

    É por isto que eu sou sua fã! Eu também indico o “seu-nosso” blog sempre que as pessoas me perguntam e confesso que você explica melhor que muito profissional!
    Aproveito pra perguntar: A partir de quanto de perda auditiva há indicação de IC custeado pelo SUS?
    Ah, por acaso alguem aí tem idéia de algum Blog de Dislexia legal como o DNO?

    • Avatar photo laklobato disse:

      Sabe que não sei. Acho que perdas severas e profundas apenas, ou seja, a partir de 75bB bilateral. Mas vou confirmar essa informação com um especialista, só por via de dúvidas.
      Sobre blog de dislexia (sim, eu tb tenho) não conheço, mas vou dar uma procurada e, se achar, dou uma dica aqui hehe
      Beijos

  8. David disse:

    Não sei como responder a sua resposta (no mesmo comentário) então vou responder aqui mesmo.

    Ainda não tenho data marcada. A programação é para Junho, quando vence a carência do meu plano.

    Quando eu for fazer dou alo aqui no blog. E com certeza voltarei para contar dos resultados.

    Abraços.

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.