Aprendendo as consoante com implante coclear

Fui na fono hoje – juro que quando conseguir receber aumento, a primeira coisa que farei é fonoterapia 2x por semana, porque a consulta vale cada segundo.

Entreguei o relatório que a Dra. Valéria fez sobre os mapeamentos e conversamos a respeito.

Aline teve toda a paciência do mundo de me explicar porquê eu acertei 60% das frases com apelo visual (vide o post anterior A-E-I-O-U) e 0% sem apelo nenhum. Até agora, meu cérebro se concentra em discriminar o que ouve, não propriamente reconhecer. É o que, com 4 meses de implantada, consigo fazer. Como sempre digo, cada caso é um caso e eu fiquei 23 anos sem ouvir. Portanto, ter discriminação de 60%  de frases, em 4 meses, é um ganho EXCELENTE pro meu caso. Pleno reconhecimento auditivo, nem seria esperado, portanto, estou indo muito bem.

Além disso, ela acha que já estou reconhecendo muito bem as vogais, portanto, decidiu que hoje é pra eu passar a prestar atenção nas consoantes.

Vocês se lembram das aulas da pré-escola (eu tive isso, pelo menos) as vogais são poucas, porque basicamente, é o estreitamento das cordas vocais x lábios em relação ao som que sai. No português, temos 8 sons de vogais: AH, ÃH, Ê, É, I, Ô, Ó, U.

Já as consoantes, são as barreiras que se coloca no som. Existem as consoantes nasais, tipo “mmmm”, as consoantes labiais, tio “ffff” , as consoantes gurutais, tipo “ggggg” e as consoantes linguais, tipo “rrrrr”.

Quem ouve bem, dificilmente confunde as consoantes, mas uma pequena perda auditiva leve, já pode dificultar a discriminação entre “faca” e “vaca” porque a diferença entre ambos é exclusivamente sonora.

É justamente esse os impasses da leitura labial, como eu já expliquei.

Até  a consulta de hoje, a fono me dizia para reconhecer as vogais das palavras. E, dessa forma, diferenciar uma palavra de outra. Porém, palavras com vogais similiares, tipo “batata” e “salada” não era algo que eu conseguia diferenciar.

Hoje, demos entrada na percepção das consoantes. Qual a diferença entre “sapato” e “macaco”, para quem só discrimina as vogais?

O que a Aline fez? Prolongou o som das consoantes iniciais… SSSSSSSapato e MMMMMacaco. Dessa forma, eu conseguia discriminar as palavras perfeitamente!

O problema é que temos mais de 20 sons de consoantes em português, socorro! hihihi Deu medo, admito. Mas, eu preciso aprender isso um dia, né? Ai ai…

Ah, de quebra, com o novo mapa, a primeira coisa que ela me falou hoje foi: Nossa, como a sua voz mudou da semana passada pra cá!

Já disse que eu amo o Implante Coclear?

Beijinhos sonoros,

Lak

24 Resultados

  1. Kali disse:

    Música baiana x aula de russo 😛

    Foi o que pensei quando li o seu post anterior e esse… eu já te contei da piadinha de que se tirarmos as vogais da música baiana (axé) não sobra nada, né? E, prá mim, esses idiomas da europa oriental são uma sopa de consoantes com sons impronunciáveis! Mas graças ao IC: “Polonês, lá vamos nós!” …. rsrsrsrs

    To louca prá ouvir sua voz de novo e me deliciar com as novas nuances…

    Beijossss

  2. Juliana Toro disse:

    Seus post´s sempre são divertidos….mas conta a verdade q vc sapateou no consultório vaaaiiiii?? https://desculpenaoouvi.com.br/wp-includes/images/smilies/icon_biggrin.gif
    hohohoh
    beijocas estaladas!

  3. zuleid disse:

    Lak que coisa mais louca!!
    Lendo você me dei conta de que você está aprendendo (de novo!) outra lingua!
    Veja bem, prá um estrangeiro “estola” e “escola” são quase iguais, e só depois da vivência com a língua eles aprendem as diferenças, você sabe os significados mas está aprendendo os sons! É como se você já fosse fluente na leitura mas ainda ruim na pronúncia! Olha que coisa boa Lak, você é ótima em aprender línguas, deu até uma lição alguns dias atrás aqui no DNO (preguiça de procurar 😳 …) então é questão de (pouco!) tempo!

    E quanto ao polonês, aqui vai uma amostrinha “Wszystkiego najlepszego” (ishzíêquiêgo naishlhêpishiêgo! ) = Feliz aniversário
    Viu que “fácinho”!!!
    Beijos

  4. zuleid disse:

    KKKK!! Não!! Mas a minha nora é Alemã e filha de poloneses! Esta “maravilha” que escrevi foi o que aprendi pra desejar feliz aniversário pra ela! 😯
    Imagina minha neta (que hoje faz 1 mês! Eba!!) com mãe falando polonês, pai falando português, morando em Berlim e com os pais falando Inglês entre eles.
    É sopa de letrinhas mesmo!

  5. Julia disse:

    Eh verdade! gostei da comparação do ser bom na leitura e ir aprendendo a escuta pq to nessa no frances, rs. E aproveitando a carona pra dar um recado pra Zuleid, feliz aniversario em alemão eh mais facil: Alles Gute zum Geburtstag! Sou descendente de alemães e tenho um irmão morando na Polonia, ja fui duas vezes pra la e na ultima meu irmao me falou: Vc podia ao menos aprender a cumprimentar as pessoas! rs

  6. Eliane Lobato disse:

    Só pra te dizer que o amor é contagiante, tb amo o IC!!! e,
    graças a VC! beijinhos com ritmo de Salsa 😀 😉 🙂

  7. April disse:

    Pelo visto não demora muito e você já vai conseguir entender frases curtas sem a leitura labial. Pode apostar!
    Estou acompanhando todo o seu processo e torcendo muito… Parabéns.
    bjs.

  8. David disse:

    Nooossssaaa! Lak… que D+!!!!!
    Primeiro, quando li o post do “a,e,i,o,u” com ganho de quase 70% de acerto (de 35 para 60%) achei o máximo… Agora já está na evolução com consoantes e em apenas 4 meses de IC, após 23 anos no “silêncio”, como diria o Jairo, é “maraviwonderfull”.

    IC… ai vou eu!!!! inspiradíssimo… ainda mais que tenho “apenas” dois anos de silêncio… é pra ficar empolgado ou não é!!!!????

  9. Bruna disse:

    Você ama o IC e eu amo ler sobre a evolução do teu aprendizado com ele.
    Bjs

  10. Marília disse:

    Olá Lak!! Como dissemos lá no Blog do Jairo, sou uma infiltrada, sabe? E foi de lá que vim parar aqui e li esse texto e devo te dizer… não sei o que é Implante Coclear… vc pode me sintonizar? Pq que eu to no ar!! ahahahah. Rimou foi tudo! Bjos!!

    • Avatar photo laklobato disse:

      Marilia, vc vai ter que voltar uns posts pra entender. Basicamente, um aparelho parcialmente inserido dentro do ouvido (na coclea, por isso, Coclear) que reproduz a audição natural dos ouvintes, em quem tem perda auditiva neurossensorial.
      Mas, pra entender bem, basta dar uma boa lida aqui no DNO.
      Beijos

  11. Alessandra Vidaurre disse:

    Laaaaaaaaaaaaaaak, voltamos!!! Como estao as coisas?
    Pelo que li até agora está o máximo!!! Essa sua evolução é impressionante.
    Felipe está ótimo. Na viagem fez alguns absurdos (tipo derrubar a Branca de Neve, apertar todos os botões do equipamento da Policia Federal Americana no aeroporto, … e assim vai).kkkkkkkkkk (agora eu acho graça, mas na hora H…. :S).
    Estamos querendo adiantar a visita a fono de SP, pois estou notando (e a fono daqui confirmou) que ele está trocando o som do S pelo T (exemplo: ele falava suco, agora ta falando tuco). Regredir dá um desaaaaaaaaaanimo. Mas bola pra frente. Vamos tentar consertar isso.
    Beijos e parabéns pela evolução em tao pouco tempo.
    Ale

    • Avatar photo laklobato disse:

      Alê,
      que delícia de viagem, heim? Hahaha se ele aprontou tanto assim, é porque foi maravilhoso pra ele!! E pra você também, né?
      acontece até com ouvinte… Nada que a fono não possa resolver. E, como ele tem deficiência auditiva, assim como eu, o cuidado é dobrado, mas relaxa que já já isso se acerta!!
      Beijão e obrigada, viu?

  12. Dani Guidugli disse:

    Oiiii, estou curtindo muito o seu blog! Espero que toda experiência que vc está tendo também aconteça comigo, de forma diferente ou igual. 😀

    • Avatar photo laklobato disse:

      Opa, você já fez o IC? Fará? Quando?
      Os médicos falam que cada caso é um caso, mas a emoção de (re)encontrar o som, seja depois de 1 ou 20 anos, seja pela primeira vez na vida, é forte de qualquer maneira. Seja como for, leve o tempo que levar, vale a pena!!
      Torcendo por você!
      Beijos

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.