Fazendo a nossa parte…

Por causa do blog, acho, adquiri o hábito  de listar as coisas que me acontecem pra poder contar aqui.

Quando comecei a fonoterapia – essencial para qualquer implantado, pois é um erro pensar que ouvir seja natural pra quem usa o IC, é um aprendizado que requer acompanhamento durante um bom tempo – tinha o hábito de pegar os primeiros 10 minutos pra contar como tinha sido no decorrer da semana (é, ainda vou ainda uma vez por semana, infelizmente…). E sabia que a Aline lia meu blog também, o que dava para ela fazer um acompanhamento virtual, inclusive. Mas, eu fazia isso por hábito apenas, não porque achava que realmente influenciaria o tratamento.

No dia que eu voltei à consulta, após o mapeamento (ajuste do som do IC feito por computador), depois que a fono lia o relatório feito pela Dra. Valéria, ela comentou que esse relatório fazia muita diferença pra ela. Perguntei por quê. Ela respondeu que nem todo paciente tem o hábito de chegar na fonoaudióloga e contar como foi o mapeamento ou como está sendo o desenvolvimento entre-consultas do mapa, que é importantissimo para a fono ter noção de como está sendo o IC para o paciente. Afinal, elas só passam 45 minutos de consulta conosco.

Pois isso, prometi pra ela que faria um post sobre isso aqui no blog, para os pré e recém implantados: não esqueçam de observar tudo o que vocês perceberem de novo, com o IC e relatar à fono. A gente se engana achando que elas não tem tanto interesse assim. Tem sim, afinal o nosso progresso é sinal de que o trabalho delas é muito bem feito! hehehe

Beijinhos sonoros,

Lak

11 Resultados

  1. Juliana disse:

    Oi Lak, todos os dias eu entro no seu blog para conferir as novidades e ver como é o IC, acho muito interessante. Quando entrei pela 1ª vez comecei a ler desde o inicio e confesso que fiquei muito emocionada quando vc conta sbore os primeiros barulhos, parece que eu estou vivendo isso. Assim que eu implantar espero poder contar tbm muitas coisas boas.
    Enfim quero parabeniza-la por esse lindo blog e que continue assim, BJOS!!!!! 😀

  2. zuleid disse:

    Oi Lak,
    É isso mesmo, estas suas descrições, suas descobertas, as dificuldades e os progressos funcionam como um guia para os que vêm atrás de você. E a fonoaudióloga pode avaliar o que falta e o que precisa ser melhor ajustado!
    E mais, prá nós seus amigos que não somos implantados é um filme com roteiro e making off!
    Uma delícia!
    Beijos. 🙂

  3. Drauzio Junior disse:

    Oi Lak!
    Tudo bem?
    Gostei da sua dica. Vou adotá-la.
    Ando meio sumido por conta das “fortes emoções”. Você nem imagina….Mas parece que agora, vai sair.
    Em breve, me junto a irmandade ciborguiana.

    Abração!

  4. Marília Sunshine disse:

    Ôh Lak… é caro estas consultas com a fono que vc faz? Vc tem plano ou é pelo SUS? E tem previsão de término so acompanhamento ou só termina qdo vc tiver 100%? Ou não termina nunca?! Uiiiiaa… especulei demais! 😳 Bjos!! 😀

    • Avatar photo laklobato disse:

      É e eu pago, apesar de ter convênio. O SUS não fornece fonoterapia pra pacientes adultos. E eu não fiz nada pelo SUS mesmo…
      Tenho convênio e cobre fonoaudiologas, mas a consulta dura menos tempo e tem limite de consulta por ano (24 consultas, se não me engano) muito aquém da minha necessidade.
      Em geral, deficiente auditivo não tem alta em fonoaudiologia. Mas a gente faz pausa no tratamento, porque ninguém aguenta fazer sempre hehehe
      No meu caso, certamente, não pretendo fazer pausa nos próximos DOIS ANOS, a menos que seja forçada.
      Se é caro? Digamos… é, mas vale cada centavo!!
      Beijos

  5. zuleid disse:

    Oi Lak,
    Não tenho MSN, tenho Skipe.
    Quanto à pergunta sobre alta da fono, posso “palpitar”: Ninguém com alguma deficiência deveria ter alta uma vez que o processo de aperfeiçoamento é contínuo!
    Acontece o mesmo com a asma, deveria ser contínua para se evitar o acúmulo de secreção e conseguir melhor desempenho pulmonar, mas os convênios querem 10 sessões e …só!!!
    Quem entende??

    • Avatar photo laklobato disse:

      Vou te mandar meu skype por email (embora raramente entre, ainda não acostumei). 😳 pode?
      Pois é, a gente não tem alta, mas se dá alta de vez em quando sim. Pq não tem paciência e dinheiro que chegue pra nunca dar umas pausas nisso hehehe
      Felizmente, deficência auditiva, ao contrario de asma e diabetes, não mata (que dizer… bom… hehe)
      Beijos

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.