Paciente nota 10

Na verdade, o 10 não é a nota, mas o número de sessões de fonoterapia que fiz até agora. 2 meses dedicados ao reaprendizado de ouvir.

Lembro da primeira sessão de testes de fonoaudiologia lá do HC, que avisaram que era exigência da Fundação de Otorrinolaringologia que o paciente implantado fizesse fonoterapia depois de ativado. Senti um frio na espinha. Como deficiente auditiva, não tive escapatória de fazer fonoterapia. Mas, nem todas as fonos me agradaram. Nem todas as fonos eram acessíveis (teve um ano que mudei de fono 3 vezes, porque uma se mudou e a outra engravidou, o que é péssimo pro paciente, porque ele fica trocando de profissional e o tratamento acaba sendo hiper confuso). E, pior, fono é igual namorado, você tem que ter empatia e afinidade com a pessoa, senão o negócio não vai pra frente.

Quando chegou no tempo limite permitido que eu podia ficar sem fonoterapia, depois do IC (o prazo era de 2 meses de adaptação, no  máximo, mas eu fiz três, porque no meio sai de férias) uma amiga me indicou a fono que ela fazia. Mas a moça, ironia do destino, ia se mudar e avisou que não ia ficar comigo muito tempo. Gelei! Ai minha santa paciência! Resolvi pedir pra ela me indicar outra e já começar com a indicada.

Dei uma sorte tremenda! Fui cair justo nas mãos da Aline, que é um anjo encarnado em fono especializada em Implante Coclear.

Na primeira consulta, entrevista, ficou evidente que eu fui surda por 23 anos, portanto, ouvir não era meu forte. Desacostumei com isso, desaprendi tudo. Então, ela teve toda a boa vontade de resgatar som por som, me ensinar a usar  a audição de novo, esclarecendo todas as minhas dúvidas. Vogais, intensidade da voz, entonação, palavras, frases, tudo o que compõe a comunicação oral…

Hoje, ela passou para uns exercícios mais difíceis, porque disse que o básico eu dominei rápido até demais. Nos mais complexos AINDA não fui tão bem. Mas também não fui mal…

Ela disse que meu progresso é animador, que é rápido, que é produtivo. E endossou: “Nossa, só foram 10 sessões até agora?”

Pois é…

Não acredito fórmula mágica,  mas unir alguém que quer aprender com outro alguém que sabe ensinar, está bem perto disso! Eu acho…

Beijinhos animada e compreensivelmente sonoros,

E bom final de semana, pessoas!

Lak

14 Resultados

  1. SôRamires disse:

    Meu coração canta toda vez que necessito de ajuda profissional e encontro gente competente e com quem eu tenha empatia. Fica tudo bem mais fácil…que sorte você poder contar com a ajuda da Aline, assim seu esforço vai render muito. E um aplauso para os profissionais competentes!

  2. zuleid disse:

    Humm, deve ter sido sensacional ouvir:
    “Nossa, só foram 10 sessões até agora?” porque fazer leitura labial você já faz há muito tempo e bem, mas ouvir… 😮
    Parabéns a voce e à Aline!
    Ah, hoje eu ouvi Jazz e Blues na rua! Claro que lembrei de você!
    Beijos!!!

    • Avatar photo laklobato disse:

      Ahhhh que inveja de vc!!
      Heheheha sim, fiquei orgulhosa de mim mesma, por receber elogio da fono. Sensação de nota 10, assim como no titulo hehehe
      Beijos

  3. Bia disse:

    Olá!
    Primeiramente, gostária de falar que vi seu blog sendo indicado por isso resolvi vir aqui visitar e adorei o tema dele. É algo difícil de se ver, e super legal, por isso, parabéns!

    Achar profissionais no mercado de hoje em dias é mega-hiper-difícil. Eu mesma já troquei de dentista uma três vezes, e toda vez tinha um problema com um! No momento, tô mais ou menos sem mas vamos ver no que vai dar. 😳
    Mas que bom que você finalmente encontrou a Aline, e como dizem por ai: “Demoramos pra achar, mas quando achamos, é perfeito” (tá, eu que criei esse ditado).

    Um beijo! 😀

  4. David disse:

    Juntando a fome e a vontade de comer, o prato fica delicioso.

    Sem dúvida a fono ter que ser alguém em que a gente confia e acredita, um(a) cúmplice de nossa vida. Assim as coisas funcionam de forma muito mais eficaz.

    Mas eu não estou surpreso não, pra uma pessoa que aprendeu francês mesmo sendo surda… aprender português ouvindo, como diria minha mãe, é batata, fácil fácil.

    Beijos.

  5. Eliane Lobato disse:

    Empatia!!!!! palavra mágica, poderosa mesmo.
    Mas, oh com fono, com dentista, com médico, com costureira, com chefe, com subalterno. Facilita muito, quando existe…
    Parabéns por ter encontrado a Aline! seu Anjo protetor e incentivador nesse momento da sua vida! Parabéns tb a Aline que além da empatia com vc ainda tem a competência necessária. Quer dizer na verdade seria, que além da competência ainda complementa com a empatia! Bom fico feliz pelo seu progresso, fico feliz por vc estar em ótimas mãos. Bjs 😉

  6. SôRamires disse:

    Lak que chato 🙁 ter que usar seu blog para falar de um assunto chato mas que nos interessa: algumas emissoras de Tv estão queredo impor uma programação dublada…e a gente vai ficar sem legendas?
    Coloquei posto no blog sulp:
    http://sulp-surdosusuariosdalinguaportuguesa.blogspot.com/2010/05/hbo2-tera-conteudo-dublado-partir-de.html#links

    • Avatar photo laklobato disse:

      Trarei pra cá semana que vem! Espero que seja um canal ou outro… Ou que haja opção de closed caption, se for pra todos os canais…
      Beijos

  7. Marília Sunshine disse:

    Que jóia!!! Muito bom acompanhar seu progresso!! Bora ganhar o mundo pelos sons!! Ahh… deixa eu te falar de um filme… agora não é com final ruim não, viu? 😛
    Já assistiu O som do coração? De um menininho que é criado em orfanato longe de seus pais, e os três são músicos e se encontram pela música? É lindooooo!!
    Bom, pelo menos essa é a minha opinião e de muita gente que conheço! 😀 Bjos

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.