Primeira cirurgia de Implante Coclear pelo SUS do Rio

Um pouquinho atrasada pra comentar a notícia, mas antes tarde do que nunca hehe

Os cariocas tem motivo de sobra pra comemorar: SUS do Rio de Janeiro realizou a primeira cirurgia de Implante Coclear do Estado.

Apesar da cirurgia ser feita no Brasil há 20 anos, só agora os cariocas não precisam mais recorrer ao TFD (tratamento fora do domicílio) para conseguir realizar a cirurgia em outro Estado. Pode parecer bobagem se preocupar com viagem diante da possibilidade maravilhosa de realizar uma cirurgia de retorno (ou ingresso) ao universo sonoro, mas é muito mais agradável você poder se recuperar em casa, sem precisar viajar logo depois de um procedimento médico desses.

O felizardo foi o menino Yago Bueno, de 6 anos, que tinha perdido a audição aos 6 anos (há menos de 6 meses como surdo) por sequela de meningite. No caso dele, a gente sabe que a chance de sucesso e rapidez de adaptação estará a anos luz da minha (já morri de inveja aqui, mas fico feliz por ele conseguir a cirurgia tão rapidamente).

Vale a pena dar uma lida no link da matéria, que tem uma bela imagem que explica muito bem a cirurgia.

No mais, o que realmente curti na reportagem foi a menção contra a mudança do ROL de procedimentos da ANVISA, já que ele estava numa faixa etária que não era mais coberta pelos convênios (entre 6 e 18 anos). Que bom que pelo menos o SUS cobre esse tipo de cirurgia fundamental. Imagine ter que explicar pra uma criança “você já ouviu e poderia ouvir de novo, porque existe recurso pra isso, mas não vai poder fazer a cirurgia, porque algum “simpático” resolveu que gente da sua idade não pode mais fazer esse procedimento pelo plano que o papai paga pra cuidar da sua saúde”.

Fiquei muito feliz pelo Yago Bueno, gente!!

Beijinhos sonoros e ótima semana que começa,
Lak Lobato

8 Resultados

  1. zuleid disse:

    Yago, estamos todos muito felizes por você e torcendo para que logo outras crianças e outros adultos possam ter seus direitos de ouvir (ou voltar a aouvir) garantidos como você.
    Beijos!!

  2. Marcela Cordeiro disse:

    Nossa, quanta felicidade!
    Parabéns pela consquista do Yago!

  3. Mari Hart disse:

    Notícia ótima em um dia que só vemos desgraça nos noticiários…que alegria! :))

    • Avatar photo laklobato disse:

      Fantastico, né? Fiquei feliz demais… por ele e por todos os cariocas, de todas as idades, que poderão ser operados na cidade em que moram!!
      Beijos

  4. SôRamires disse:

    Mais uma criança que terá a oportunidade de se recuperar da perda de audição. Estamos todos desejando uma ótima cirurgia e uma excelente recuperação.
    E festejamos com os amigos do Rio e realização de cirurgias pelo SUS. 🙂 🙂 🙂 🙂

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.