É o refrão!

Uma das coisas que os ouvintes parecem ter obcessão de me perguntar é sobre música. Para uma pessoa que sempre ouviu, parece impensável que dá pra viver uma vida boa e plena sem ouvir música. Eu entendo, apesar de ter uma birra enorme desse hábito das pessoas de acharem que a única maneira de ser feliz é a que ela conhece.

Mas, tudo bem, ouvir música ainda é um aprendizado para mim.  Quando eu pensei em fazer o IC, admito que ouvir música não era uma das coisas que eu mais ansiava, tinha uma lista infinita de coisas que vinham primeiro, muitissimo mais importantes que música. A primeira delas era conhecer a voz das pessoas, depois me deliciar com barulhos do cotidiano. Música não fazia parte dos meus hábitos e, portanto, não tinha a menor importância.

Só que, pelo simples fato de poder tentar ouví-las, logo que sai do consultório da Dra. Valéria Goffi, no dia da ativação, pedi pro Edu colocar músicas que ele gostasse, para eu ouvir. Muito porque a gente pegou um trânsito pesadaço do consultório até em casa e era uma maneira de poder ouvir coisas novas.

A primeira música que me lembro de ter gostado foi Save Tonight, do Eagle-Eyes Cherry e, durante o primeiro mês da ativação, ouvi essa música várias vezes. Depois, fui conhecendo outras, gostando mais de outras e ai, acabei deixando essa um pouco de lado hehe

Como já expliquei, eu (ainda) não tenho plena discriminação sonora e muito da música era apenas pela música, não pela letra que eu sequer conseguia ouvir o suficiente para compreender. Por isso, eu tenho uma leve predisposição a preferir música clássica, já que elas não tem letras nem ninguém cantarolando.

Enfim, ontem a noite, esperava o Edu no carro, enquanto ele vinha do trabalho. Começo, engatinhando, a usar  música como passatempo. Em geral, ouço apenas Jamiroquai, porque eu adoro hehehe Mas ontem, coloquei Save Tonight para ouvir, ja que fazia um tempão que eu não ouvia.

Em dado ponto da música (repito, eu não costumo sequer ler a letra das músicas, porque não considero importante ainda) ouvi nitidamente a voz do intérprete dizer “Save Tonight”. Pensei comigo “ué” e se repetiu “save tonight“. Nesse mesmo momento, o Edu chegou e, antes mesmo de eu falar qualquer coisa, perguntei “ele fala save tonight na letra?”
Edu, que está acostumadissimo com as minhas perguntas, disse com a maior calma do mundo: “Claro, Lak, é o refrão!”

Nem preciso dizer que chorei, né?

Salvar a noite e lavar a alma, segue o video da música:

Beijinhos Sonoros,

Lak

28 Resultados

  1. Sueli disse:

    ADOOOORO ler vc pra alegrar meu dia =)))
    Pílulas de emoção à flor da pele…

    Bkjokas

  2. zuleid disse:

    Mas é uma “pilulona”! Efervescente sabe? Igual aqueles círculos concêntricos que se formam quando jogamos uma pedrinha na água!
    Isso é você; espalha alegria e otimismo prá todo lado!
    Acho que você sim é um refrão a repetir: Feliz! Feliz! Feliz!

  3. Gislaine disse:

    Adorei o post de hoje…cada dia uma vitória nova né! Tô precisando de pilular de animo, ja que a Su precisa de pilulas de alegria..rs. Bjus lindona! 😛

  4. Juliana disse:

    Amei o post, parabéns pelas conquistas, é muito gratificante ler seu blog e acompanhar as conquistas.
    Beijos!!!!!

  5. Andressa Engel disse:

    Parabéns Lak…mais uma conquista neh!
    Confesso que uma das coisas que eu estou ansiosa p ouvir novamente é a música, curtiamos muito música aqui em casa desde classica a sertanejo…hehheh, e desde que fiquei surda eles tbém deixaram de ouvir, as vezes tenho q insistir p que ouçam. Mas andei vendo em uma comunidade do orkut que isso não é uma tarefa muito fácil….a maioria diz só conseguir escutar ( entender a letra) das que já conheciam…mas já tá mais do bom…..rsrrsrsrs.
    Bjus e fica com Deus

    • Avatar photo laklobato disse:

      Querida, mantenha a sua mente livre de predeterminações. Cada caso é um caso. Foque-se nas suas metas e corra atrás delas. O que vier é lucro.
      Essa música mesmo, eu não conhecia, portanto..
      Beijos

  6. Juliana disse:

    Oi Lak, não me lembro se comentei com vc… Semana passada tive q visitar novamente um amigo q havia feito cirurgia, uma retribuição por ele ser especial e tbm por ter me visitado quando fiz o IC… Vamos direto a história, rsrsrs! Na 1ª vez q fui, estava sem o IC e me deparei com o interfone, pensei oq vou fazer agora? Ah pra q? Tive q recorrer ao celular, mandei sms avisando q havia chegado, ele foi até lá e abriu o portão… Na 2 ª vez avisei q ia e o horário e fui…. Chegando lá interfone de novo, com o IC resolvi arriscar, toquei ouvi um barulho, esperei… esperei… já quase ficando doida e pegando meu celular p recorrer ao sms e escuto OI foi tão claro, fiquei tão feliz q falei OI rsrsrss fez aqueles barulhos novamente e ouvi ABRIU? Na hr tive dúvida, mas arriquei q quando o portão abriu eu disse LÚ JÁ ABRIU… Fui subindo e confirmei com ele, era tudo q havia falado mesmo, fiquei tão feliz, ele tbm, feliz por poder ouvir a voz, mas de repente a pilha acaba e cadê?? Não estava com elas na bolsa e nem com a bateria… Perdeu a graça….
    kkkkk
    Aí vai uma novidade.
    Bj

  7. Sandra Semblano disse:

    Olá Lakshmi,

    Já viste essa matéria?!
    http://hypescience.com/cura-para-surdez/

    Tem saído em revistas conceituadas.

    Beijinho

    • Avatar photo laklobato disse:

      Interessante, mas é algo a longo prazo que não foi testado em humanos ainda e não sabemos como vai funcionar. Por hora, a tecnologia ainda é a melhor alternativa para quem se interessa de ouvir sem que a biologia permita.
      Abração

  8. Rogerio disse:

    O link parece que está quebrado, e o Youtube informa que o vídeo foi bloqueado para a galera tupiniquim (direitos autorais). De qualquer forma, estou longe da frustração. Pelo contrário, felicíssimo.com.br com mais um relato seu que é, de fato, uma pílula em gradiente de emoção, conquista, alegria.
    Não bastasse o post do Jairo de hoje sobre a Debs Genu, vem você com essa história linda.
    Assim vocês matam o véio.
    Beijão, tô muito feliz.

  9. Drauzio Junior disse:

    Oi Lak!
    Tudo bem?
    Parabéns por mais essa conquista! Música com letra é difícil de acompanhar. Eu, quando tento, me perco fácil.
    Não é o objetivo principal, mas vou ficar feliz se conseguir entender também as músicas.
    Eu também não tenho familiaridade com músicas, exceto as clássicas. E as pessoas não entendem: “como é que pode não ter preferências musicais, cantor preferido, cantora preferida?”. Até pensam que viemos de outro mundo…..E…de fato, estávamos/estamos em outro mundo!
    Voltar a ouvir músicas também nos traz de volta a humanidade.
    Ah, a partir de 16/08 começa a minha jornada. Você tem responsabilidade nisso. Obrigado!!
    Abração!

    • Avatar photo laklobato disse:

      Você é o primeiro filhote do DNO, Draj. Queria um relato da sua ativação pra colocar aqui, topa?
      Dia 16, eu faço mesversário de 8 meses de ativação. E ganho um presentão desses? UAUUUUUUUUU Feliz da vida, por mim e por vc, principalmente. Espero que você ame o IC tanto (ou ate mais) que eu.
      Beijão

  10. Bruna disse:

    Mais uma vez nos emocionando Lak!
    Curiosidade: sem saber sobre o que era o teu post, liguei o som do pc e estava escutando save tonight ao mesmo tempo em que lia o que você escreveu. Coincidência? Hehehe
    Mil bjs!

  11. Drauzio Junior disse:

    Lak:

    Fico muito feliz pela coincidência de aniversário: meu primeiro mês de implantado, dia da ativação e oito meses seus de implantada.
    Claro que eu topo fazer um relato para o DNO! É uma honra para mim! No que eu puder colaborar, estou aqui. Depois você me explica como você quer o relato, ok?
    Obrigado pela amizade e pelo convite!
    Abração!

    • Avatar photo laklobato disse:

      Tudo o que vc se dispuser a contar… como foi o processo até esse dia, o que sentiu na hora, o que te chamou atenção primeiro, essas coisas…
      No dia da ativação, ligam baixinho, mas como é muito mais puro que o AASI, vc vai notar a diferença.
      Beijão e eu que agradeço por tudo.

  12. Mariana disse:

    Essa música é linda! Eu sei como é poder reconhecer mesmo uma única palavra em uma música, sem a letra ali (costumo ouvir músicas com letras para acompanhar)… Quando eu tiver implantada (sim, quero me implantar, com certeza! tô voltando pra casa amanhã e marco um médico para conversar sobre), vou tentar ouvir as músicas sem ler as letras 🙂
    Eu vi que você sabe falar francês, não sei se você já começou a ouvir algumas músicas francesas, mas posso te indicar algumas clássicas? Às vezes fico cantarolando elas… 🙂 Bom, com certeza você já ouviu falar da Édith Piaf! A música “Je ne regrette rien”, acho bem fácil de acompanhar a letra e tal, não sei se será pra você! E é linda, linda, não sei se faz teu estilo! Gostou outra dela chamada “Milord”, é bem empolgante! 🙂 Tem a bem famosa “La mer”, que também é fácil de acompanhar (digo fácil de acompanhar, quando leio com letra, rs), só não sei de quem é a música, pois há tantas versões, mas gosto mais da Françoise Hardy! Tem uma de Pink Floyd que eu adoro ouvir (até fiquei meio deprimida quando minha audição piorou e meu AASI não “interpreta” a música como eu ouvia antes, mesmo com perda moderada, até agora), o nome é “Coming Back to life”… eu simplesmente entro em transe! Quero poder ouví-la como antes, saboreando cada sonzinho de guitarra 🙂

    Um beijão enorme. Adoro o teu blog, eu o acompanho pelo google reader! 😉

    • Avatar photo laklobato disse:

      Mari, valeu pelas dicas. Anotadissimas. Ouvirei-as e te falo…
      E, por favor, vá dando notícias do seu caso. Eu adoro acompanhar vocês tb!! Torcendo pra vc vir pro time de implantados…
      Beijão.

  13. Kali disse:

    Salve! Salve!
    Salve a noite! Salve o IC! Salve o Edu com toda a tranquilidade dele! Salve acima de tudo vc!

    Na música, o “save” tem mais uma conotação de reservar… mas dentro do contexto de vc ter escutado e entendido uma letra de música num idioma que nem é o seu primeiro… a tradução só poderia ser salve meeeeeeeessssmo!!!!!

    Mais uma notícia incrível que vai entrar pro rol das que me fazem chorar cada vez que lembro!!!!
    Te amo!

    Bjs,

  14. Marcela Cordeiro disse:

    Oi Lak!
    Bom, como eu uso aparelho desde pequenininha, ouvir música pra mim é bem natural, aliás eu cantava! Nâo sei se era afinado ou desafinado, mas cantava..kkk
    Acho que isso ajudou bastante, também na minha fala, amo ouvir musica, claro que não é perfeita, eu amo ouvir os sons dela, mas também procuro a letra, sempre! Assim depois de ler a letra, eu passo a entender o que o cantor (a) está cantando, só assim consigo entender. Quando ouço a música, apenas ouço o cantor a os intrumentais, mas nunca entendia a letra.
    Se eu ouvir sempre a mesma música,sabendo a letra, e ao acaso ouvir essa musica numa rádio, reconheço na hora! Agora, se nunca ouvi e nem sequer saber a letra, vai ser pra mim apenas uma musiquinha de fundo, nada demais.

    Bjos

    • Avatar photo laklobato disse:

      Que bom que com o aparelho vc conseguia. Eu nunca consegui, perda profunda demais, distorcia tudo…
      Se eu ler os labios do cantor, ai acompanho perfeitamente a musica… Com a letra apenas, ainda acho dificil. Mas de qq maneira, ouvir a musica é legal, mesmo que seja apenas uma musiquinha de fundo haha
      Beijinhos

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.