Sabia que a caneta faz barulho?

Acordei cedo hoje e me arrumei tranquilamente, sem pressa. É gostoso quando percebo que todo o processo de voltar à ouvir se torna cada vez mais natural. Inclusive, me preparar para mais um mapeamento, o penultimo do primeiro ano, a fase mais atarefada da vida de um recém implantado.

Até mesmo o trânsito ajudou, bem tranquilo, de uma bela manhã de segunda-feira.

Chegando – com uma pontualidade britânica – ao consultório onde me aguardava uma consulta com a Dra. Valéria, tive duas surpresas maravilhosas. Encontrei duas pessoas candidatas ao Implante Coclear que estão em processo de consultas, Marcelo – cujo caso é absolutamente similar ao meu: surdez por caxumba aos 9 anos de idade (o meu foi aos 10, mas tudo bem) e – e a Marcela, que perdeu a audição por meningite (se não me engano) aos 2 anos. Ambos oraliazados, mas que também usam Libras no dia a dia (autênticos bilingues, o que prova que Implante Coclear e Língua de Sinais podem caminhar de mãos dadas).

A Marcela, eu já conhecia, mas fazia tempo que não a encontrava, mas soube bem recentemente que ela pensava em fazer o IC, só não sabia que estava na avaliação via Hospital das Clínicas.  Já o Marcelo, só conhecia virtualmente, mas ele me reconheceu de imediato e me deu um sorrisão enorme. Ambos acompanham o blog e ficam de olho nas novidades que posto aqui, o que me faz dar-me conta do quão importante é ser realista quanto aos meus relatos. Sabe, senti aquele peso de responsabilidade hehehe

Marcelo tirou uma foto nossa e, assim que ele me enviar, posto aqui no DNO.

Já na consulta, refizemos o mapa, por causa das falhas (lembra que eu comentei que as vezes o som some e, por isso, eu levei o aparelho na Assistência, mas não acharam nada?) que ainda permanece. Pedi para a Dra. Valeria fazer um mapa mais alto, que eu pudesse deixar o volume permanentemente no 6, porque eu uso normalmente no 9 e isso pode estar sobrecarregando o processador.

Edu se preocupa de ser a parte interna, mas fiz teste de telemetria (acho que era esse o nome) e, aparentemente, os eletrodos e o nervo auditivo estão normais, portanto, é mais provável que seja algo do processador externo mesmo. Vamos ver…

Nos testes de audição, ja consigo acertar algumas palavras sem qualquer pista visual, mas ainda são poucas. No entanto, percebo que já tenho uma certa dificuldade de ler os lábios sem o implante. O cérebro vai cedendo espaço da visão para a audição. Fico feliz com isso, mas também meio receosa de não ter tanta fluência com a leitura labial. Tenho dificuldade de me desapegrar hahaha

No final da consulta, Dra. Valéria atendeu o telefone – nem comento mais reconheço de imediato o toque de telefone porque já virou algo banal – e eu prestei atenção no que ela dizia (coisa feia, né?) e consegui reconhecer 2 expressões “mas é claro” e “então tá bom”. Confirmei com ela e rimos juntas da minha capacidade de fuçar na conversa alheia….

Por fim, ela anotava algo numa folha de papel e eu consegui ouvir o barulho que a caneta fazia, ao percorrer o papel sobre a mesa. Até comentei disso, porque jamais me ocorreria que escrever à caneta poderia fazer um barulhinho tão gostoso.

Vim para o trabalho prestando atenção em todos os barulhos do trânsito… Carros, ônibus, motos, buzinas, pessoas falando, musica do carro do lado, sirene de ambulância e sentia minha alma cantorolar – se a Alice (do blog Ouvido Biônico) me permite o plágio – “estou viva, estou viva, estou viva”. Ouvir é lindo!

Beijinhos sonoros

Lak

25 Resultados

  1. Paula Pfeifer disse:

    Lak,
    Sou viciada em ficar fazendo barulhos com caneta e com os dedos quando estou de aparelho auditivo…Adoro, me divirto – e isso irrita demaissss quem estiver por perto.
    Mas ah, se eles soubessem que me sinto que nem criança ouvindo esses barulhinhos ‘desagradáveis’…

    Bjos
    Paula
    http://www.cronicasdasurdez.com

  2. Rogério disse:

    Seu texto é ainda mais lindo. Lembra da balança do pão de queijo? Depois daquele episódio, passei a ‘vigiar’ os sons que me passavam desapercebidos, e ontem fiquei surpreso ao perceber que o afinador eletrônico (para instrumentos de cordas) faz um barulhinho bem baixinho ao ser ligado. Nunca tinha notado isso antes.
    É sempre gostoso ler seus relatos de progresso, mesmo que seja fuçando na conversa alheia.
    Nada neste mundo é banal; tudo é uma questão de ponto de vista.
    Um grande beijo.

    • Avatar photo laklobato disse:

      Verdade, gostei dessa frase “Nada neste mundo é banal; tudo é uma questão de ponto de vista.”…
      É gostoso redescobrir o mundo sonoro. Mas muito mais gostoso ter com quem compartilhar!!
      Beijinhos

  3. Gisele(Mãe do Fernandinho) disse:

    Lak,sabia q fuço no blog todos os dias e qdo vc demora a escrever fico anciosa rsrsrs,sabe, é que o meu Fernandinho é muito baby para relatar as conquistas auditivas dele com o IC(embora eu perceba os avanços dele ),então ler suas conquistas me deixa muuiiiiitoooo feliz…Hoje eu e ele caminhavamos por um corredor silencioso e ele conseguiu perceber o barulho do sapato ao caminhar e achou engraçado.PEQUENOS GESTOS…GRANDES CONQUISTAS 😀

    • Avatar photo laklobato disse:

      Opa, vou ver se posto com mais frequencia… é que eu não gosto de ser repetitiva e postar sempre os mesmos assuntos. Mas tb não quero torturar ninguem de ansiedade hahaha
      Puxa, se eu que sou grande dei risada quando percebi o barulho dos meus sapatos pela primeira vez, depois de implantada, imagina ele hahahahahaha ri aqui imaginando a cara de felicidade dele!!
      Beijão enorme pra vcs dois.

  4. zuleid disse:

    As conquistas são maravilhosas e têm o tamanho dos nossos progressos e sonhos! Um paciente asmático grave depois de iniciar uma nova terapia teve um progresso imenso e conta que chorou a primeira vez em que conseguiu cantar um samba de sua própria autoria. Era sambista! A sua falta de ar prévia impossibilitava-o de cantar! Imagina a emoção deste cara!

  5. Maíra disse:

    Lak, me surpreendo com sons que não sabia que existiam se vc não relatasse. Agora me diga: não é incômodo estes barulhinhos até então desconhecidos?
    beijinhos

  6. Patricia Kadel disse:

    Lak, tu tem muita responsabilidade sim, mas não devia pesar, pois as responsabilidades são positivas, tua história anima quem tem dúvidas, eu estou montando um blog para contar a historia do Kauê, vai ficar bem legal, quero também incentivar positivamente as pessoas em dúvidas ou sem coragem, como você faz….te admiro muito……..Paty 😮

  7. Drauzio Antonio Rezende Junior disse:

    Lak:

    Fico muito, muito feliz com seus avanços. Quem ouve, acha uma série de barulhos chatos. Mas muito mais chato é não ouví-los. O barulho da caneta que a Paula falou, eu também gosto de fazer….É uma delícia porque eu sei que é um som muito baixinnho e…eu o escuto!
    Quanto a leitura labial, é muito inicial ainda, mas já senti alguma diferença. Não pretendo me desfazer dela, pois é uma habilidade super útil. Mas veremos o que vai acontecer.
    Vou para o segundo mapa em 04 de outubro. Não vejo a hora de avançar!
    Beijão para você!

    • Avatar photo laklobato disse:

      Draj, a gente desaprende um pouco, mas é automático, não intencional… Mas não de todo, afinal, foram décadas usando a leitura labial… Enfim…
      Beijinhos

  8. Diana disse:

    Eu acho uma delícia ouvir os sons q eu nunca tinha ouvido antes, como relatei quando ouvi pela primeira vez o som de um grilo e o barulho da seta do carro e cheguei a pensar que estava com defeito, por desconhecer que ele fazia este barulho… KKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!! A única coisa q ainda me irrita, quando estou em lugar muito barulhento, depois do bilateral, o excesso de ruído de fundo ainda me deixa zureta… Mas nada que não se acostume… Ouvir e bilateral é bom demaisssssss!!!!!!!!!!! EIIIIIII!!!!!!!!!!!! Recebeu meu email?????? Demorei, mas escrevi o texto, espero q não tenha ficado gigante demais… Bjo grande!!!!!!!!!!!!!!

  9. Mariana disse:

    Hahahah… faço as minhas palavras as de Paula Pfeifer. E eu ainda tenho mania de tirar e colocar tampas direto, ou apertar um negocinho que sai ponta e entra, e as pessoas olham feio pra mim. Aí eu paro! Hehehehe

    Bjinhos 😛

  10. Fernanda disse:

    Oi Lak, tenho visitado você aqui quase diariamente, seu endereço esta em meus favoritos para facilitar.
    Não sei bem o que dizer, não tenho problemas de audição, enxergo, falo, ando… tudo isso ja seria o bastante para ser grata, mais como a maioria das pessoas no dia-a-dia deixamos passar coisas tão importantes que se tornam banais, como o barulhinho tranquilizador da caneta escrevendo, por isso volto aqui, a vida é tão grande e aqui eu me obrigo a me lembrar que na verdade a maior deficiencia que uma pessoa pode ter é um cerebro atrofiado pela ignorancia, muito obrigado. 😉

    • Avatar photo laklobato disse:

      Fernanda,
      eu escrevo o blog sem ser direcionado a ninguém em especial. Se você lê, gosta, mesmo sem se identificar, saiba que o blog também é escrito pra você. hehehe Ninguém precisa compartilhar um problema pra gostar de ler ou ser amigo de alguém.
      Mas, você acabou falando algo muito interessante que eu concordo: A auto-limitação (que você chamou de cerebro atrofiado haha) é realmente uma deficiencia triste!!
      Jamais se permita isso, nunca!
      Beijão e volte sempre.

  11. Kali disse:

    Que delícia ler mais esse post!!!!

    Eu tb gosto desse barulhinho da caneta… é gostoso mesmo! O do lápis eu não gosto, me dá nervoso… o click click da caneta é tb muuuuito legal, desde que seja a gente que está fazendo, se for outra pessoa é enlouquecedor! hahahahahha

    Ai ai, tão gostoso partilhar mais essa parte da sua vida!

    Obrigada, viu? Obrigada por manter a minha alma com a mesma sensação de “estou viva” que vc mencionou no post… essa sua felicidade é contagiante! 😀

    Beijossss

  12. Diana disse:

    Ei, flor!!!!!!!! Mandei pro email q vc tem cadastrado no FIC… Checa lá se recebeu… Se não tiver recebido mesmo, avisa e me passa pra qual email q eu devo reenviar q eu mando de novo… Bjos!!!!!!!!!!!!

  13. Marcela Cordeiro disse:

    Oi Lak!
    Adoro essas suas histórias do cotidiano de um implantado, ver suas descobertas, sensações ao ouvir sons que antes, eram desconhecidos e estranhos para nós.
    Tudo tem corrido muito bem para vc!
    Torço muito!
    Essa da caneta é ótima, vc nem tem idéia do quanto eu incomodo outras pessoas fazendo barulhos propositalmente, tentando guardar na memória barulhos que antes eu não reconhecia direito 😀
    É cada uma!rsss
    😛

    Bjos

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.