Happy Valentine’s Day

Apesar de que aqui no Brasil o dia dos namorados seja em junho, boa parte do resto do mundo comemora o dia dos namorados em 14 de fevereiro.

Então, resolvi fazer um breve post em homenagem ao meu ‘namorado’ (ele já foi promovido a marido, vocês sabem, mas marido não precisa deixar de ser namorado) por conta de uma conversa (que já foi publicada no Facebook, quem me segue lá já viu) que tivemos.

Certo dia, li num blog um texto contando sobre como é se relacionar com uma pessoa com deficiência auditiva. Eu achei o tom da autora um tanto cheio de dificuldades escancaradas, pra terminar com um ‘mas o amor supera tudo’. Tudo bem, respeito que nem todo mundo seja otimista ao extremo igual a mim, mas não deixei de comentar que não acreditava que meus namorados ficassem tão focados na deficiência assim. Sempre tive a sensação de que, pra eles, o fato de eu ter pouquissima audição era mero detalhe e que não fazia lá muita diferença.

Alguém, então,  comentou sobre meu comentário e disse algo tipo ‘eu achava que as mulheres tinham mais paciência de se relacionar com pessoas com deficiência, mas o comentário da Lak mostra que não é bem assim’. Cá entre nós, eu detesto sexismo e não acredito que ‘mulher tenha mais paciência’, é uma característica individual. Existe mulheres pacientes e mulheres impacientes. Homens pacientes e homens que são verdadeiros vulcões prestes a entrar em erupção. Mas, como sei que sou uma voz solitária anti-sexismo, vou mudar o rumo da prosa.

Podia ser também que eu não enxergasse o obvio e que fosse muitissimo complicado pra quem está comigo namorar uma deficiente auditiva. Então, o que eu fiz? Pedi para o Edu escrever um texto contando como é se relacionar com uma pessoa como eu.

Edu me olhou com aquela cara fofa e perplexa que só ele sabe fazer (um tanto ‘valha-me, Deus, mas que bobagem é essa’) e simplesmente disse: ” Eu não tenho nada de especial para dizer, para mim é normal. Alias, só fui casado com você”

Para mim, soou perfeito. Ele não tinha nada a dizer, porque a surdez não fica em foco, ela é um detalhe como qualquer outro. Ele é casado com o conjunto.  Para ele, o fato de eu não ouvir não acrescenta nem abstrai nada, simplesmente faz parte e, justamente porque faz parte, não interessa ficar elocubrando isso. Exatamente o que eu tinha dito no meu comentário sobre o texto, não era mera impressão minha!

Portanto, acho que o segredo é simplesmente amar, sem se preocupar com detalhes. Nada de ‘amo, apesar de ser difícil se relacionar com alguém assim’. Simplesmente amar e mais nada.

Por isso, desejo um Happy Valentine’s Day pra todos que amam sem a menor reserva!!

Beijinhos sonoros,

Lak

24 Resultados

  1. kaisa isabel disse:

    lindo!

  2. Mariana disse:

    Lindos e fofos vocês dois! Eu fiquei derretida quando li no FB 😛
    Happy Valentine pra voces dois tb! 😀

    Bjs

  3. Jairo Marques disse:

    Achei lindo… um monte de amor para vcs!

  4. Juliana disse:

    Que lindos! Espero pode encontrar um amor tbm…
    Parabéns!!
    Bjos

  5. Andressa disse:

    Muito fofo seu texto, apesar de tbém não ser novidade p mim me emocionei…Qdo fiquei surda fiquei até com dózinha do meu marido ( sem tetas, careca e agora surda? ) mas mais uma vez ele me mostrou que o amor não é simplesmente amar o que é “perfeito” ou “belo”…e seguimos felizes como eternos namorados….Happy Valentine!!!!
    Bjus

  6. fabiana disse:

    Adorei ! ! Lindo ! Lindo ! Bjssss 😛 😉

  7. Simone Bernardo disse:

    Que casal fofo e lindo!… 😈
    rs! 😉
    Beijos.
    P.s.: o dia dos namorados é para sempre…! Uau.

  8. alice disse:

    COMO VCS SÃO FOFOS! 😳 ameeeei a foto! ^^

  9. Denise Akemi disse:

    Oi Lak,
    desculpa se parecer ofensivo o que vou perguntar, mas te juro que não é minha intenção. Bom, eu perdi a audição do meu ouvido esquerdo por conta de infecções e etcs, aliás cheguei ao seu blog ao pesquisar sobre o sistema Baha, enfim, não encontrei nenhuma informação a respeito, mas eu poderia considerar isso como uma deficiência auditiva, no sentido mais formal da palavra mesmo?
    Acho muito bacana os seus textos e a “vibe” boa que seu blog passa =D

    beijinhos

    • Avatar photo laklobato disse:

      Denise, deficiente auditiva você é, mas infelizmente, a lei brasileira não reconhece o deficiente auditivo unilateral como deficiente, ou seja, vocês não tem direito à cota de empregos ou em concursos publicos. Isso é um absurdo, porque vocês tb tem dificuldades, mas sem nenhum direito, a menos que a lei mude. Mas saiba que tem gente batalhando pra isso e, quem sabe, futuramente, o quadro mude.
      Beijão e fica tranquila pra perguntar o que quiser.

  10. Greize disse:

    Que casal fofo !!Desejo mto amor, entre vcs dois!!!Bjos sonorosssss de amor!!Ai..ai..rsr. 😳 😉

  11. zuleid disse:

    Acho que o que conta é saber ouvir o coração e as mensagens que independem dos cinco (ou mais!) sentidos.
    Parabéns por terem se achado! Estou com meu namorado desde 1979 e casamos em 1981 e concordo com você que temos que seguir namorando sempre.
    Beijos seus bonitos!!

    • Avatar photo laklobato disse:

      Sabe, enquanto houver alguém com vontade querendo transmitir uma mensagem e outro alguém, interessado em entender, sempre haverá formas de se comunicar. Acho que é isso… dois corações cantando em uníssono!
      Beijinhos e parabens pelos 30 anos de casada!

  12. Flávia disse:

    Owwww….que lindo!!!! Love you guys!!! 😀 🙂

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.