Repassando informações interessantes do blog Crônicas da Surdez sobre o encontro de Maceió (AL)

14 palpites

  1. Paula Pfeifer disse:

    Lak,
    Obrigadíssima por ajudar a repassar a informação sobre o desconto!
    =)

    Semana passada, conversando com a minha estagiária, que cursa Direito numa faculdade particular (na qual agora a Libras é disciplina obrigatória), ela me pergunta o seguinte: Libras é obrigatório, mas alguém como tu não vai se beneficiar dela e não tem nada lá que possa te ajudar.
    Fiquei pensando nisso!!!
    Lembro do quanto ‘penei’ na faculdade e me peguei pensando em que tipo de acessibilidade eu teria se resolvesse voltar a estudar!
    E isso vai de encontro ao que tu escreveu no final do post…falta mobilização da nossa parte, usuários de AASI e IC que não se comunicam através da Libras.
    A pergunta é: o que podemos fazer e por onde começar?
    Nossa turma na internet é grande!

    Beijos,

  2. Sun Melody disse:

    Lak,

    se sentem esta necessidade em haver uma Associação que defenda os interesses dos portadores de próteses e implantes auditivos ( que alastra a Implantes Cocleares, Implantes Híbridos, Baha e Implante Tronco Cerebral) em honra à diversidade. Não esperem muito tempo.

    Podem começar a se juntar, e porque não com a Lak, mais a Paula e dentre outros?! O Raul e a Anahi?! Juntos serão poderosos, com uma força que jamais irá se calar, pois cativar as pessoas para esta importância já tem como usar estas armas.

    Esta história do ontem para hoje, é comprida, acontece que ninguém fazia nada para alterar estas necessidades cruciais, em defesa das pessoas portadoras de deficiência auditiva com próteses auditivas ou Implantes de todos os modelos para cada tipo de perda… então conformados com a situação de a sociedade não reconhecer a existência dos deficientes auditivos oralistas/oralizados com próteses ou implantes auditivos, amantes da Língua Portuguesa vivendo uma vida normal, e face á falta de apoios e custos de manutenção, dos direitos a ser retirados, e por vezes apesar de estes direitos estarem escritos na prolongação do diário de república ela não é aplicada em todos os lugares, não são 100% cumpridas como deveria ser. Obrigar as empresas empregar deficientes auditivos, de acessibilidade e direitos de participação…. aumentar a consciência da população, alertar e encaminhar pais de crianças com Surdez, apoiar imigrantes que vem a Portugal em busca de uma solução para o seu problema auditivo, etc etc etc.

    Assim nasceu a OUVIR – Associação Portuguesa de Portadores de Próteses e Implantes Auditivos em 11 de Março de 2011, com uma equipa corajosa de ideais elevados na faixa dos 20-30 anos e que todos nós juntos conseguiremos mudar, talvez para melhor, porque independentemente da situação, as crianças de hoje serão o futuro do amanhã, para que possam continuar a trilhar esse caminho por melhores condições e qualidade de vida!

    Porque não sonhar e tentar? Se vocês são muitos, juntem-se pois de perder não tem nada, pelo contrário tem muito a ganhar.

    As vossas vozes são poderosas, unem-se!
    🙂 😀

    Abraço grande deste Portugal

  3. Sun Melody disse:

    Lak,

    Tu sabes que podes fazer isso a vontade. Temos também página no facebook e site respectivamente.

    Abraço.
    Sun

  4. Rogério disse:

    Você é forte, valente, corajosa, e está cercada de gente com características, necessidades e interesses parecidos. Pegue o exemplo da OUVIR, se possível obtenha um exemplar de seu estatuto (deve ter estatuto, né?), onde devem constar os objetivos e formas de alcancá-los. Adapte tudo para a nossa realidade e agite a galera.
    Você sabe que terá meu apoio e de muitos outros que ousam sair da zona de conforto e buscar um mundo melhor para todos. Ainda não sei de que forma virá esse apoio, mas o meu já está empenhado.

  5. Germana disse:

    Oi Lak!
    Bacana as informaçoes e muito uteis. Aproveito para compartilhar o sucesso do meu IC, estou com 24 dias de ativação e está uma maravilha, ja falo no celular sem nenhum problema, assisto tv sem legenda (caption), ja entendo o que é dito por alguem que está em outro ambiente (se n houver barulho). Um detalhe importante, eu implantei apenas um lado e do outro uso AASI, ele é extremamente importante pro IC, um ajuda o outro. Outra coisa curiosa, é que vc sempre disse que o som do IC é mais natural, mas eu n estou tendo essa sensação, quando fico so com ele, ou quando falo no cellar as vozes sao todas iguais, como se fosse de uma criança, seja homem ou mulher, só consigo identificar o som natural quando uso o AASI junto. Mas isso pode ser devido ao tempo ainda curto, de ativação.

    bjus.

    Germana

    • laklobato disse:

      Germana querida,
      maravilhada com seus progressos em tão pouco tempo!!
      Verdade que o AASI é fundamental, eu sempre falo isso, precisa usar os dois juntos!
      Então, eu falo que o som é mais ‘puro’ porque ele tem muito menos ‘chiado’ que o AASI. É mais claro, porque com AASI eu não conseguia identificar quase nada.
      Pode ser que vc se desse melhor com o AASI que eu. E pode ser que o som vá ficando mais claro com os mapeamentos. Tb achava meio ‘metálico’ no começo.
      Só que é bom lembrar que cada caso é um caso e não dá pra comparar muito, só com o progresso saberemos.
      No mais, vamos conversando até lá.
      Parabéns por tudo que já conquistou com o IC, viu?
      Beijocas

  6. teresa disse:

    Beleza informação, obrigada!! Estou com AASI (ouvido esquerdo)de siemens há 8 anos, mas será que minha cidade vai propor promoção?? Não sei, vou procurar saber se tem jeito. Já faz 2 meses que estou implantada e mais 1 mês de ativação, me parece que a qualidade de som está ficando mais nítido no ouvido esquerdo com AASI e não ouvido direito com IC. É uma sensação muito engraçada. Com IC estou ouvindo tipo “apito” ou “tontura leve” e não fonemas e nada de palavras. Será??? Também aconteceu com vc?? Gostaria de vc me dar sua opinião sobre começo do IC. Beijos.

    • laklobato disse:

      Teres, pode ser que tenham ligado o IC muito baixo. Pode ser que vc ainda etseja muito acostumada com o som do AASI. 1 mês é muito pouco tempo para avaliar seu caso.
      Sobre a ‘tontura’ é porque a maneira como vc está ouvindo (impulsos eletricos na coclea) ainda é novidade pra você, o nervo ainda não acostumou. Os apitos, eu ouvia no começo sim, não estava acostumada a ouvir frequencias agudas (que o AASI não captava) e elas me soavam esquisitissimas…
      O começo é uma fase muito estranha, concordo.
      Beijocas

  7. teresa disse:

    Vc está de parabéns!!! Pois vc está bem explicada como fonoaudióloga e poderia fazer faculdade, né!!(risos). Foi objetiva e muito bem informada sobre IC e AASI. Gostaria muito de me dar seu email para comunicarmos particular para todas minhas dúvidas. Ok! Beijocas. 🙂

    • laklobato disse:

      Heheh não, eu apenas divulgo o IC, não sou fono nem acho que tenho competência pra isso haha
      Te mando email pra você ter meu endereço eletrônico e podermos conversar em particular.
      Beijocas