Fernando Cabral, o criador do FIC (Fórum do Implante Coclear)

Ultimamente, ando falando bastante do FIC aqui no DNO, né?

E como tudo o que me interessa também me deixa curiosa, fui caçar informações sobre a criação desse fórum tão importante para nós, usuários do Implante Coclear.

Graças à ajuda de Gil Muner, consegui uma entrevista com o criador do FIC, Fernando Cabral e tenho o prazer de partilhá-la com vocês, amigos e leitores do “Desculpe, não ouvi!”

Imagem de Fernando Cabral olhando para a câmera e sorrindo. Fernando tem cabelos curtos e já grisalhos, rosto sorridente e de feições bem marcadas, ele veste uma camiseta e  é possível ver as alças da mochila que carrega nos ombros. Ao fundo, uma parede de aquário gigante, com peixes nadando e decoração marinha: pedras, plantas e algas.

O criador do FIC, Fernando Cabral

Fernando, conte-nos um pouco sobre você. Qual a sua idade, o que você faz da vida?
Tenho 38 anos e atualmente trabalho em uma multinacional chinesa no setor de commodities agrícolas como gerente de riscos financeiros. Gosto muito do que faço já que tenho muita facilidade com números além de poder usar os meus conhecimentos de economia no dia a dia. Sou engenheiro mecânico de formação mas sempre gostei de economia justamente por ela sempre representar uma ciência não exata e completamente imprevisível dando muito espaço para inovação na hora de resolver os problemas.

– Sua surdez é congênita ou adquirida? Foi diagnosticada quando?
Minha surdez é congênita (origem genética). Fui diagnosticado aos 7 meses de idade.

– Você foi implantado com quantos anos?
Fiz o implante quando tinha 28 anos.

– Antes da cirurgia, você usou os aparelhos convencionais? Conseguia ouvir bem com eles?
Usava dois AASI e escutava razoalvemente bem até descobrir que o implante supera e muito em termos de qualidade e quantidade pois permite uma infinita combinação de parâmetros de programação podendo escolher as frequências, quantidade de carga elétrica e ajuste de sensililidade que o é limiar de audição (sons mais baixos). Atualmente uso um AASI no ouvido direito e o implante no esquerdo. A combinação dos dois sons é perfeita !

– Você fez fonoterapia?
Sim, por dez anos.

– Como foi a sua cirurgia? Foi feita por quem?
Foi bem tranquila e fui operado pelo Dr. Orozimbo Alves Costa Filho e Dr. Luiz Augusto de Lima e Silva.

– Você levou quantos pontos? Tem cicatriz?
A cicatriz é muito pequena medindo apenas 5 cm bem atrás da orelha.

– Como foi a sua ativação? E os primeiros meses de implantado? Com qual aparelho você foi implantado?
A ativação foi bem tranquila e a adaptação, muito rápida já que eu tinha uma boa memória auditiva. Escolhi o modelo Nucleus 24k fabricado pela australiana Cochlear.

– De onde veio a idéia de criar o FIC?
Senti a necessidade de ajudar outras pessoas e pensei em criar este fórum já que a informação sobre o implante há dez anos era muito pobre, fraca e cheia de preconceitos.

– O FIC ganhou adeptos rapidamente?
Sim, em apenas 1 mês atingimos a marca de 100 usuários e candidatos à cirurgia.

– Como foi o primeiro encontro de implantados?
Foi uma experiência muito positiva e senti que estava fazendo um bem para a comunidade.

– Você tem idéia de quantas pessoas são inscritas no FIC, atualmente?
Atualmente o FIC tem mais de mil pessoas de todo o Brasil.

– Depois de tantos anos usando o IC, como está a sua audição atualmente? O que o IC mudou na sua vida?
O implante me surpreende cada vez mais já que permite que infinitas combinações na programação. Diria que o implante me refez renascer porque me senti parte do mundo novamente.

– Como você se sente de ver o FIC completando 10 anos?
Com a missão cumprida de poder ajudar as pessoas e divulgar o máximo de informação possível já que existem ainda, infelizmente, certos tabus e desconhecimento sobre o assunto.

Beijinhos sonoros,

Lak

22 Resultados

  1. Marcelo disse:

    Olá Lak! Grande entrevista enfim pela primeira vez vejo uma matéria sobre esse jovem revolucionário que serviu como cobaia para muita gente. e através dele novos lideres implantados surgem no dia-a-dia… Magnifico!
    Abraços!

  2. Roner disse:

    Cabral, amigo de lutas, irmao camarada.
    Muito bem feito, Lak, postar aqui a historias deste nosso guerreiro, criador do FIC, que tem dado tantos frutos.
    E muito obrigado a vc por divulgar o nosso FIC de forma tao carinhosa aqui nestas suas tao bem feitas e lindas paginas (minha filhinha adorou os Sapoticons, rsrsrs…. por conta dela que coloquei aquele no palpitinho na entrevista do Gil).
    Parabens a voces dois!!!
    Abracos.

    • Avatar photo laklobato disse:

      Tem sido uma honra divulgar o FIC por aqui. Afinal, o FIC é referência de troca de informação entre os implantados do Brasil e precisa ser o mais divulgado possível.
      Valeu pelos elogios quanto ao layout do blog. Realmente, os sapoticons são muito fofos. E sabe o porquê deles? Por causa de uma história de um sapinho surdo que venceu uma corrida por ser o único a não ouvir as críticas desanimadoras.
      Beijocas

  3. David disse:

    Oi, Lak!

    Legal a entrevista com o Fernando. De fato ele fez uma coisa que tem ajudado, e muito, as pessoas com deficiência auditiva, pois a troca de informações sobre o IC com usuários é imprescindível para tomada de descisão sobre implantar.

    Interessante a parte que ele fala das várias combinações de programas, principalmente qundo diz sbre a quantidade de carga elétrica. Não sabia disso. Tá certo que isso é para entendidos como ele e técnicos da Politec, no caso da Coclhear, mas me deixou curioso. Vou pesquisar sobre o assunto para entender com isso pode trazer melhoras no uso do IC.

    Parabéns ao Fernando, ele nem imagina o quanto a sua iniciativa tem trazido de benefícios para nós.

    Abraços

    • Avatar photo laklobato disse:

      Verdade… quantas vidas se transformaram por conta das trocas de informação no FIC? São idéias despretenciosas assim, que dão certo, que fazem uma diferença brutal. Fernando realmente fez algo de valor inestimável.
      E vc recebeu meu email?
      Beijocas

  4. Cássia disse:

    Gostei de conhecer o criador do FIC, acompanho há anos este forum.
    Achei interessante ele mencionar que escutava razoavelmente com AASI, já que é o meu caso, cheguei a me consultar com o Dr.Kogi e ele em um primeiro momento achou que eu já estava indicada para fazer e depois achou melhor continuar com os AASI já que tenho um bom ganho, fiquei confusa agora 😐

    • Avatar photo laklobato disse:

      Bom, Dr. Koji sabe o que faz e deve ter os motivos pertinentes do que ele acredita ser mais adequado pra você. Eu chutaria que sua discriminação da fala com AASI é muito grande e maior que a do Fernando e, por isso, o IC pode não ser recomendado. Mas isso é a minha suposição de leiga.
      Beijinhos

  5. Luiz Filipe - FIC disse:

    Fernando Cabral e Roner Dawson foram as primeiras pessoas implantadas que conheci pessoalmente depois que entrei no FIC há 8 anos atrás. Fernando lá na Alameda Santos, em SP e Roner na Clinica Campos Bueno com o Dr. Paulo Porto em Campinas. Deste encontro, nasceu uma amizade que dura até hoje. E também depois de conhecer ambos, que decidi por vez realizar o Implante Coclear. Quatro meses depois de conhecer a ambos estava implantado, e 2 meses depois, fui convidado por ambos a ser moderador do FIC com eles. Parabéns, Fernando; Parabéns Roner, amigo, irmão e camarada! O sucesso do FIC não é só de nós 3 é de todos nós, implantados, candidatos e simpatizantes que compartilham conosco a nossa luta.

    Obrigado, Lak, por divulgar o FIC e fazer parte de nossa grande Família!!!

    Luiz Filipe

  6. Roner Dawson disse:

    😎
    Comentarios geram comentarios…. esta é a corrente do bem, rsrs
    1- Lak, conheco a historinha do sapinho surdo, e por vezes eu a conto, para meus alunos na IBM, onde ministro cursos de informatica. Muitas vezes, eles querem saber como eu, surdo, tenho um cargo assim, numa empresa assim (o mesmo acontece com o Fernando Cabral, motivo do start deste papo).

    2- David, na verdade, todos nós, usuarios de IC acabamos nos tornando “experts” no assunto, de tando ler, pesquisar, conversar com candidatos e usuarios, futucar nos programas das fonos (elas ficam bravas, rsrsrs), conversar com os medicos, participar de encontros, convencoes, palestas, etc. E vc tbem vai se tornar, em breve, mais um expert e divulgador do IC. Vou acompanhar ,vc, sim?? rsrrs

    3- Phil, grande Phil. Se é verdade que o Fernando plantou a semente do FIC, este grande Phil foi o cultivador dela e o responsavel por fazer do FIC esta arvore frondosa que é hoje, cheia de frutos e flores e com novas sementes. Forte e saudavel aos 10 anos! Obrigado amigao e aguarde ainda pra este fds os relatos e fotos do nosso encontro “FIC 10 – Moderadores Com Cebola”, rsrsrs…

    Lak, de novo, adoro este teu espaco aki, viciei, rsrsr… e bitlaitei ele… acesse em bit.ly/LAKDNO. Aaaahh… tbem sou fotografo (amador) e um apaixonado pelas imagens… ja andei apreciando as tuas e quero voltar outras vezes pra analises mais detalhadas.

    Abracao a todos.

    • Avatar photo laklobato disse:

      Hehehe, essa história do sapo surdo é realmente motivadora para nós, né? Daí os sapoticons. Meu favorito é o vampiro 😈 porque é legal surpreender assim huahuahua
      Muito legal você dar cursos. E aposto que muitos de nós deixam de fazer isso só porque ouvem que surdos não tem capacidade para falar em publico. Nada a ver, sério!!
      Então, além da paixão pelo IC, compartilhamos paixão por fotografia… Humm, bom saber, que assim teremos muito pra papear nos encontrões do FIC.
      Beijocas

  7. Lívia disse:

    Que trio maravilhoso! Fernando, Roner, Luiz Filipe… A historia de cada um nos faz reviver nossas próprias histórias, cada qual com suas vivências e turbulências… lutando para chegar lá!
    Como o sapinho… conheço a fábula e é uma das minhas preferidas. Quando deixamos de ouvir criticas e comentários desanimadores e ouvimos nossa voz interior, somos muito mais fortes para superar as montanhas da vida.
    Bjos Lak! 🙂 😉

    • Avatar photo laklobato disse:

      Verdade, esses três são pioneiros do trabalho de divulgação do IC que estamos trilhando agora. Fala se não é demais tê-los aqui no DNO? hihihi
      Beijos

  8. Mariana disse:

    Adorei a entrevista do fundador do FIC. Não conhecia quase nada dele! 😳 Essa comemoração de 10 anos de FIC vai ser boa demais da conta, hein? Ainda mais na cidade maravilhosa! Tu vai, Lak?

    Beijos

  9. Roner Dawson disse:

    😛
    Aaaaahh… mas a Lak vai ficar nos devendo o comparecimento num encontrao, Mariana…. e ja que ela citou ali em cima que ela e eu teremos muuuuuuuuuuito o que papear (e bota muito nisto, menina!), entao ela estará INTIMADA a fazer o Encontrao da Celula FIC Sao Paulo, em comemoracao aos 10 anos do FIC.
    Mariana, na vdd, a festa no Rio é apenas mais uma das muitas festas que teremos pelo Brasil a fora. A do Rio, sem duvida, vai ser a mais agitada, pois a galera carioca é muuuuuuuito, mas muito animada mesmo.
    Mas teremos outras: Campinas em 3 de setembro, Sampa em Novembro (né Lak??) e outras Celulas ja estao se movimentando pra fazer as suas (vc é de onde?)

    Aaah, e por falar nos 3 moderadores do FIC, divulgamos ontem as fotos e comentarios sobre o Encontrinho dos Moderadores que fizemos dias 24, em Sampa. Fotos em bit.ly/ficfotos

    E, Lak, prazer enorme pra gente estar aqui neste seu tao belo espaço. Vaais descobrir que teremos mais que IC e fotografia pra falar, rsrs…. pois ainda quero levar adiante nosso projeto do “Livrinho do FIC” e espero poder contar contigo. 😈

    Abracao pra todos!

    • Avatar photo laklobato disse:

      huahuahauhauhauha
      O de Campinas já está marcado, também vou, tá? Posso divulgar já? Tá pertinho…
      Queria ir no do Rio, mas infelizmente, resolveram usar a mesma data pra casar… Aí, já viu, né? Não consegui fazer a noiva mudar de idéia hihihi
      Contem com a minha ajuda no livrinho do FIC! Nem pecisava pedir…
      No mais, adorei as fotos do encontro aqui em SP hahaha Os comentários estão impagáveis!
      Beijocas

  10. Deni disse:

    Legal menina! Nos apresentando, aos poucos, as primeiras cobaias do IC no Brasil… admiro a coragem de cada um deles, pois somente agora encarei o meu… não faço parte do FIC, sou uma “preguiçosa tecnológica”, mas espero poder conhecer todos eles em um desses encontros e claro, colaborar de alguma forma para que mais pessoas tenham acesso ao IC. Ainda não estou ativada, apenas 2 dias de implantada,mas sinto como se uma porta está se abrindo 😈

    Beijos,

  11. Roner disse:

    Deni e demais…
    Algo que notei aqui, é que vcs nos consideram os “cobaias” do IC. rsrsrs… na vdd, nao somos… somos é os mais metidos, os mais “aparecidos”, rsrs… botando a boca (e os dedinhos) na midia, fazendo blogs, FICs, dando entrevistas, palestaras… enfim, divulgando esta maravilha tecnologica que nos faz ser felizes cyborgs ouvintes e surdos qdo queremos (o botaozinho que mais adoro no meu processador é o DESLIGA, hahaha… )

    Mas… qdo fizemos o IC, muitos outros ja tinham feito aqui no Brasil. Tanto é que vcs podem ler na historia da ADAP, que ela foi criada em 1999, na época que o HRAC de Bauru fez o 100o implante!!! Poisé… eu botei o meu IC naquele ano, e, laáááá da Florida ja conversava com a
    Carla e a Dra Maria Cecilia, que fundaram a ADAP… e ja tinha entao 100 implantados no Brasil.

    Alguns destes, Deni, foram implantados com o vovo do IC, o tal do monocanal. Um canalzinho so (hoje temos 22) pra fazer ouvir, rsrs…

    E, Lak, fica aqui a sugestao de entrevistar alguns destes reais pioneiros. Vamos tentar achar o Rafael Keiti, um garoto fabuloso, inteligentissimo (agora é cientista da computacao), que fez o IC lááá naqueles longinquos tempos de Bauru, bem antes de mim, e ano passado fez o bi-lateral.
    Me chama ae em pvt e vamos papeando.

    Abracos sapóticos!!! 😛

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.