Ouvir pela primeira vez com o IC, emoção que transborda…

Há 1 ano e 9 meses de ativada já, ainda me lembro da emoção de ouvir pela primeira vez com o IC, depois de 23 anos de silêncio.

Eu sou travada com emoções e, no máximo, fui incapaz de conter algumas lágrimas, mas nada transbordante. Só fui chorar de soluçar, quando o Edu colocou Save Tonight, do Eagle-Eyes Cherry para eu ouvir, já no carro. Aí não deu mesmo, a alma ficou tão grande que ela inundou!

Mas, não gravei aquele momento, ele só existe na minha memória e do Edu… Algumas pessoas ficam curiosas de saber como é….

Hoje, estão divulgando na net o vídeo de uma americana que ouviu pela primeira vez, aos 29 anos. Essa sim, é digna de ser compartilhada à exaustão, porque é uma poesia dessas que faz a gente se desconsertar…

Beijinhos sonoros e ótimo final de semana,

Lak

28 Resultados

  1. Raul disse:

    Hoje o assunto tem sido o vídeo emocionante da americana surda de nascença que ouviu pela 1a vez a sua voz com Implante Coclear. Já falo que no momento que eu fui ativado, isto é, 7 anos atrás, eu não consegui chorar por estar impressionado com os sons que ouvia no momento. Só falava: caraca, caramba! E a fono pediu para que eu desse uma volta pela Rua pra avaliar melhor os sons ambientais – fui e logo pisei em uma folha seca e fez crec! – Que barulho é este? – Você pisou em uma folha seca (minha mãe dizendo). Eu não acreditava que fosse possível ouvir isso. 😳

  2. Rafaela disse:

    Muito bonito o video!
    Só quero ver quando a minha hora chegar, será dia 05/10! Três dias depois do meu aniversário..hehe!
    E saiba que está convidada para este grande momento, viu?

    Beijão

  3. Rafaela disse:

    As 10h30 lá no hospital mesmo, já que não existe mais na Capote Valente.
    Te aviso qualquer coisa, ok?

    Te vejo em breve! 😉

    Beijos

  4. Thjago disse:

    Ahhhh droga!
    Hahaha, fiquei um tempo sem entrar no seu blog, Lak (eu confesso, me perdoa haha), aí vi esse vídeo e na hora lembrei daqui, e vim te mandar o link. Eis que entro aqui e vc ja tinha postado!
    Pelo menos serviu pra eu voltar e ler um montããão de posts novos (para mim)! Hehehe

    Bjos!

  5. Greize disse:

    Olá Lak, eu sempre fui travada em emoções a vida toda.Mas no últimos 5 anos foram avalanches de emoções e não no bom sentido, vi que chega uma hora que desabamos, quando seguramos muito.
    Eu chorei qdo coloquei as próteses auditivas, e ouvi a voz da minha mãe.Graças a Deus ela estava aqui.Quero ver qdo for a vez do IC.Vão ser litros, certeza.Rsrsrs

    Obs:Já pedi minha prima, para ir fazendo um rascunho do depoimento dela, ela esta na correria por causa da faculdade e tb acho que vai mexer mto com as emoções dela.São tantas emoções.rsrs
    Bjão

  6. Deborah disse:

    Sabe o que me chamou a atenção, Lak? Que a voz da moça é clara. Dá pra entender perfeitamente o que ela diz. E também que ela NÃO faz leitura labial. Ela responde à fono (?) com a cabeça enquanto tampa os olhos e chora.
    P.S.: Vc é acha que é travada em emoções, mas não é não. Leia com atenção o seu texto de hoje e vc vai perceber toda a emoção que vc colocou nele. Bjs!!!! 😉

    • Avatar photo laklobato disse:

      Sim, com a Joana será igual. As escolas americanas para surdos oralizados são período integral, 5 ou 6 dias por semana (não tenho certeza se tem de sábado tb), então a estimulação da fala com fono é constante, da audição idem. Portanto, os alunos se tornam cyberouvintes autônomos. Aqui no Brasil, só uma escola faz esse trabalho: a CEDAU de Bauru, cujo resultado com crianças implantadas é absolutamente similar.
      Eu sou travada com emoções pessoalmente, quando escrevo, ela transborda. Mas odeio que me vejam chorando, entende?
      Beijocas

  7. Bruna disse:

    Lak, eu que não sou nem um pouco travada e choro lendo teus textos, enchi os olhinhos d’água junto com a moça do vídeo!
    Estarei enviando pensamentos positivos pra Rafaela tb!
    Bjs

    • Avatar photo laklobato disse:

      Heheheheehehehehe não tem como não se emocionar com a reação dessa moça, sério!!
      A Rafa é especial e terá cobertura da imprensa (do DNO) na ativação! haha
      Beijos

  8. Giseli disse:

    A princípio achei que era implante coclear, só depois me toquei que era aparelho auditivo implantável. Muito legal o vídeo mesmo 🙂
    Uma pergunta… no caso de aparelho auditivo implantável, para trocar a bateria, tem que passar por um procedimento cirúrgico né? Logo abaixo do couro cabeludo apenas?

  9. Rogerio disse:

    Agora eu me senti um privilegiado. Quando postei lá no cafofo sobre minha cura, você comentou que havia chorado de emoção. Arranquei lágrimas de uma ‘travada’, meldels!
    A emoção da moça é contagiante, né? Fiquei imaginando o turbilhão que passou pela cabeça dela naquele momento. É coisa de arrepiar.

  10. Deni disse:

    De arrepiar… eu sou travada também… mas acredito que se eu estivesse como ela, 29 anos sem ouvir um único som, eu choraria pra caramba!

    Beijos,

    • Avatar photo laklobato disse:

      Não é bem assim, ela usava AASI desde sempre. A qualidade do implante que ela usa (que é um aparelho totalmente implantado, o Esteem) é que deve ter feito uma diferença tremenda.
      Beijos

  11. Deni disse:

    ahhhh bom!!! eu queria ter tido essa diferença tremenda na mudança do AASI parao IC… tá…não tõ reclamando, mas agora fiquei com aquela sensação que estou no couro duro, e sou novinha ainda…

    👿

  12. San disse:

    Oi Lak,

    Amei seu post. Fico imaginando quando seria minha vez ao ser implantada. A diferença é que perdi minha audição quando eu tinha 11 meses de idade. Não tenho ideia como ouvir AASI para IC. Além do mais não posso criar muitas expectativas porque meu médico não me garantiu 100% de eu ouvir com IC. 😯 No ano 2012, serei a futura implantada. 🙂 Ouvir os sons com mais clareza é um dos meus sonhos. Tenho fé e também pé no chão.
    😉

    Bjs, San

  13. San disse:

    Desculpa pela minha dúvida, Lak. O que é Esteem? Como totalmente implantado?? Estou boiando. rs

  14. San disse:

    Tem razão, Lak! Ele me garantiu 80% de garantia. 🙂 Espero eu estar dentro de 80%. rs Se Deus quiser!

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.