Encontro 10 anos FIC em São Paulo (SP)

Sábado foi a festa, aqui em São Paulo, dos 10 anos do  Forum do Implante Coclear.

Para quem não sabe, o FIC é o forum de debate sobre o IC mais importante do Brasil, onde o pessoal troca informações entre candidatos e implantados. Onde desabafa, onde compartilha alegrias. Onde discute coisas relacionadas ao IC.

Aqui no Brasil, a “comunidade” de implantados ainda é pequena. Não somos nem 4  mil pessoas pelo país inteiro. Em parte, por falta de recursos, mas também por falta de informações. Nem sou capaz de contabilizar quantas vezes tive que explicar o que era o IC, porque eu usava o IC, como o IC funciona. E, ainda assim, ouvir algo do tipo “nossa, mas essa tecnologia é nova?”, como se eu tivesse sido uma das primeiras usuárias do mundo…

Essa ignorância quanto ao Implante Coclear já é prejudicial para quem não tem qualquer contato com surdez, mas imagina para quem tem? Daí a necessidade de conversar com outros usuários, alguém que sente na pele o que é ser ser deficiente auditivo e usar o IC (ou que o filho pequeno usa). Conversar com profissionais ajuda muito, mas algumas coisas, só outro usuário é capaz de entender e explicar…

Confesso que desde antes de fazer o DNO ouvia falar do FIC. Mas foi bem depois que tive coragem de dar as caras lá. Sempre fui meio retraída pra chegar num lugar onde todo mundo já se conhece. Mas, para a minha surpresa, nunca fui tão bem acolhida e fiz amigos tão rapidamente… Por isso, realmente indico o FIC para todo mundo que tem curiosidade  ou dúvidas a respeito do IC.

Enfim, sábado foi a festa para comemorar os 10 anos de existência do FIC, feita aqui em SP.  Nós (é, eu fiz parte da comissão organizadora do evento, embora eu tenha participado pouco e, na maior parte, apenas com a divulgação) encontramos um buffet com espaço para implantados de todas as idades. Com direito a salgadinhos e docinhos, com direito a almoço e bolo… Um tempo inteirinho nosso, para conversar com gente igual a gente, para abraçar quem nos dá e pede apoio mesmo estando do outro lado do país. Um momento único de confraternização entre implantados, interessados no implante e curiosos sobre esse povo que ouve através de ajuda da tecnologia…

Um sucesso do começo ao fim….

A única queixa é que o tempo passou rápido demais e já estamos todos ansiosos para o próximo encontro!!

Para quem não foi, não deixem de ir no próximo. Vale demais a pena.

Parabéns aos organizadores:

Renata Lé

Luiz Filipe

Roner Dawson!

Vocês são demais!

E um agradecimento enorme à Politec, representante da Cochlear aqui no Brasil, pelo eterno apoio que dão à trupe de implantados. Vocês são maravilhosos!

Quem quiser ver as fotos que tirei: https://picasaweb.google.com/117650296620609765435/EncontroFICSP2611

Beijinhos sonoros,

Lak

19 Resultados

  1. Diana disse:

    Ai que saudades de vc, de tudo e de todos já!!!!!!!!!!!!!! Amo muito tudo isto!!!!!!!!!!!!!!!!!! Como é boa esta sensação q a Lak descreveu, de pertencimento!!!!!!!!!!!! Amoooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!! E só reforçando, parabéns a todos os queridos da comissão organizadora… Foi tudo maravilhoso e deixou saudades… Bjos no core!!!!!!!!!

  2. Marcela Jahjah disse:

    Fiquei em falta com esse! Mas no próximo eu vou, e já serei parte da turminha… heheheeh 😀

  3. Bruno Sequeira disse:

    Somos dois, ou melhor 4….. Joaninha estará presente e já implantada!!!

  4. Renata Lé disse:

    Lakita… o evento foi um sucesso graças a nossa participação, não importa o quanto, o importando foi o trabalho e consenso da equipe … Eu amei o encontrão e tô com gostinho de quero mais, fazer daqui a 6 meses de novo em vez daqui um ano.. fazer um no meio do ano em junho ou agosto, rsrsrsrs…

  5. Miriam disse:

    Sinto orgulho de vc…

  6. teresa disse:

    Lak, foi ótimo e experiência muito positiva para mim, senti que estava muito bem para nós implantados. Foi meu primeiro encontro de implantados e gostei demais de conhecê-la, Renata Lé, Valter, David, Fernando, Marcos Felipe, Cristiane, Letícia, Livia, Érika e outras pessoas. Parabéns aos organizadores do FIC. Espero que o próximo encontro apareça de novo. Um beijo.

  7. Luiz Filipe - FIC disse:

    Lak,

    Obrigado por sua participação no nosso evento, bem como na comissão organizadora do mesmo. Foi prazer te conhecer bem como trabalhar contigo no evento. Sua presença enriqueceu a nossa festa de 10 anos. Ainda há muito a ser feito aqui no Brasil para que cheguemos ao mesmo número de implantados que há na Argentina, Espanha e outros países. Temos 10 anos de atividade, mas sempre digo que nosso trabalho ainda está começando. Conto sempre com você. Se não for pedir demais, poderia publicar aqui no DNO a minha mensagem de agradecimento que postei no FIC?

    Abraços,

    Luiz FIlipe

  8. Gilberto Venske disse:

    Lak

    Como faço para participar do FIC ? Tem algum endereço na net ?

    Obrigado

    Gilberto
    Itapema – SC

  9. Andrea disse:

    olá Lak,parabens pelo seu blog , voçe ajuda muito a gente que nao tem nenhuma noçao sobre o ic, quando fui fazer a cirurgia ja sabia algumas coisas graças a seus relatos,gostaria de ter participado do encontro mas ainda estou com um pouco de tontura, fui implantada no dia 12/11/11, mas o proximo encontro nao quero perder…bjs 😳

  10. Andrea disse:

    Lak

    Fui ativada hoje , nossa e´uma emoção da vontade de chorar…Eu to usando do lado direito e no esquerdo uso ASSI mas ja quase sem resposta, como ja faz uns 20 anos sem ouvir fica meio estranho ,mas por ser o primeiro dia estou bem confiante ,sei que ainda vai levar um tempinho mas eu chego lá…
    Boa noite,bjs 😳

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.