Upgrade para Nucleus 5

Em dezembro passado, fiz dois anos de ativada (meus dois anos de implantada foram comemorados em 21 de outubro).

E comemorei esse aniversário da melhor maneira possível: fazendo um upgrade da parte externa do IC: troquei o processador Freedom pelo Nucleus 5, o modelo mais novo da Cochlear.

Foi um presente inusitado que ganhei de natal, da minha amada mamãezinha, a melhor mãe do mundo.

Então, fiquei 1 mês enrolando para trazer essa novidade ao DNO, porque queria poder falar um pouco a respeito do aparelho e contar se vale a pena trocar de processador.

Assim, a primeira vista, o N5 é muito mais bonito, esteticamente falando, que o Freedom (sem menosprezar o modelo lindinho que me trouxe de volta ao mundo dos sons, heim? Sou super fã do Freedom) porque tem um design mais retinho e mais fino, que encaixa melhor atrás da orelha.

Logo que a Dra. Valéria abriu a caixa do kit do N5, já sabia que seria uma grande história de amor…

No quesito qualidade de som, a principal diferença é com música. Achei absolutamente mais fácil separar a voz/letra dos instrumentos/melodia. Para quem sofria pra caramba para entender mesmo músicas conhecidas que sabia de cor, o N5 me fez dar um salto gigantesco no que toca a compreensão da música.

Vozes em geral, não percebo muita diferença, porque o problema é comigo e não com o processador. O que já era claro, ficou mais claro. O que não era tão claro, continua na mesma. 23 anos de privação sonora, né? Porém, uma vantagem absoluta do N5 em relação ao Freedom é controle remoto. Como programa, volume e sensibilidade podem ser trocados sem retirar o aparelho da orelha, facilita MUITO poder mexer na sensibilidade do microfone em ambientes barulhentos, deixado-o mais “fechado” e dando mais foco para a voz da pessoa ao meu lado.

Isso do controle remoto realmente facilita muito para quem, tal como eu, gosta de mexer com frequencia na sensibilidade e no volume. Sei que muita gente deixa sempre igual, mas eu gosto de abaixar e aumentar conforme as minhas necessidades.

Outra supervantagem do aparelho é que ele teve otimização da bateria e, em vez de 3 baterias descartáveis, usa apenas duas, o que torna relativamente mais barato comprar bateria descartável. Se bem que eu achei a bateria recarregável excelente e prefiro ela em relação à descartável. Isso, por sua vez, torna também o aparelho mais fino e mais levinho e minha orelha agradece!

A antena é menorzinha e, por isso, mais discreta, perdendo-se melhor entre o cabelo. Não que eu tenha vergonha de usar o IC, saio bastante com o cabelo preso e o IC à mostra (sim, as pessoas olham, porque ficam curiosas, mas é porque pouca gente usa, né?), mas a parte da antena sumir entre o cabelo tem a vantagem de não se destacar no penteado hehehe

Quanto aos ruidos ambientes, que eram algo que eu já identificava com facilidade, ficaram absolutamente muito mais fáceis de se reconhecer, já que tenho a impressão que o N5 separa melhor inclusive os ruídos ambientes.

De modo geral, achei o  som mais puro e claro que o Freedom, então compensa a troca sim.

As únicas desvantagens: Pra quem gosta de trocar volume e sensibilidade o tempo todo, é necessário andar com o controle remoto pra cima e pra baixo, já que eles só podem ser alterados via controle. O N5 tem apenas 2 botões: um para ligar/trocar o programa e outro para ativar/desativar a bobina (clicando nos dois ao mesmo tempo, dá pra travar os botões, o que é ideal pra criança pequena que fica mexendo). Isso me deixa meio aflita de perder o controle. Ou de roubarem, já que parece bastante com um celular.

Outra coisa que notei é que, às vezes, a programação muda sem querer, já que o botão de ligar é o mesmo de trocar o programa. Mas, nada que não seja rápido de resolver. E sim, sempre noto quando a programação muda.

Por uma questão de privacidade, prefiro não falar quanto custou comprar o N5 (até porque foi presente, né?). Mas caso alguém tenha interesse de mudar do 3G ou Freedom pro Nucleus 5, passo os contatos.

POLITEC SAÚDE

Departamento de Vendas:

Tel.: (11) 4195.6001

email:

Clóvis- clovis.reis@politecsaude.com.br

Eliana – eliana.silva@politecsaude.com.br

Ana Paula – pssa@politecsaude.com.br

Beijinhos sonoros,

Lak

10 Resultados

  1. Giseli disse:

    Uia, que legal, parabéns pelo upgrade! 😀 Aliás, eu tava justamente pensando no Nucleus 5 há uns meses, os contatos que você passou me serão úteis, já vou falar com eles ^^ Obrigada pela info e continue postando as novas impressões com o N5!

    • Avatar photo laklobato disse:

      Pode deixar… Ele tem vantagem de ser mais resistente à água que o Freedom. Embora o manual diga pra não entrar com ele na água.
      Mas, dá menos noia de pegar chuva com ele (não um temporal, né? uma chuvinha besta), por exemplo.
      Realmente acho que vale a troca, mas fica a critério de cada um.
      Beijos

  2. Lia Ganiko disse:

    Olá Lak !!

    Parabéns pelo presente !!! Seu depoimento veio em ótimo momento… amanhã, (terça) iremos trocar o Sprint pelo N5 da nossa filha Mariana, ela foi implantada aos 2 anos e hoje tem 7 anos !!! Estamos na expectativa que o N5 traga melhores resultados que o Sprint, principalmente agora que está entrando no ensino fundamental (2º ano – antigo 1ª série)
    Valeu por tudo !!! bjs

    • Avatar photo laklobato disse:

      Lia,
      acho que ela vai adorar a troca. No primeiro dia, estranhei um pouco, mas acostumei rapidinho.
      É bem gostoso o som via N5, viu?
      Beijocas e boa sorte pra filhota no ensino fundamental!! 🙂

  3. teresa disse:

    Lak, tudo bem!!! Parabéns pelo N5 e fiquei muito feliz em saber que vc está com processador novo. Eu estou com N5 há 9 meses desde a minha cirurgia, feliz na vida, ouvindo os cantos dos pásssaros, dos sapos e vários tipos sons mais delicados e agudos, mas faltou a discriminar ou memorizar as palavras. Continuo fazendo a terapia com a fono para adaptação e treinamento auditivo. E vc ouve, mas entende o telefone como discriminação das palavras?? Beijos

    • Avatar photo laklobato disse:

      Teresa, não muito bem. Sempre tenho que pedir pra repetirem, porque senão fico na dúvida quanto ao que entendi… Discriminar a voz ainda é bem difícil pra mim. Eu fiquei 23 anos em privação sonora. Meu caminho de volta é muito longo, sempre soube disso.
      Mas, não importa. Estar nesse caminho é tudo que eu quero. O resto, virá com o tempo.
      Quanto a você, tenha paciência. Uma hora, você chega lá!!
      Beijos

  4. Juliana disse:

    Parabens Lak!!! 🙂

  5. Carol Soria disse:

    Adoreiii! Somos duas! N5 é uma lindeza d viver!
    XOXO 😀

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.