Uma agência bancária especial para deficientes auditivos (na França)

Recebi essa dica da Crisaidi, minha professora de inglês e francês.

Resolvi trazer para o DNO essa notícia de uma agência de banco adaptada aos deficientes auditivos franceses, porque achei a dica legal.

Mas confesso que não vi praticamente nenhuma adaptação especial para surdos oralizados e tampouco sei se o acesso é apenas in loco ou se estende-se à movimentações pela internet. Portanto, não vou dizer “a França é um exemplo de acessibilidade”. Pode até ser que seja, mas essa agência (ou pelo menos a matéria traduzida) não vale como referência.

Certamente os entusiastas da língua de sinais vão se empolgar bem mais que eu haha

A instalação da primeira agência bancária dedicada aos deficientes auditivos

A França conta com mais de quatro milhões de deficientes auditivos. Até o momento, os bancos pouco se preocupavam com eles. Na cidade de Montpellier, a Caixa Econômica de Languedoc-Roussillon decidiu abrir em maio de 2.011 uma agência dedicada a esse público. Na verdade, trata-se de uma agência dentro de uma agência com dois funcionários – um recepcionista e um consultor, que atendem tanto os clientes deficientes auditivos como os clientes ouvintes.

A recepção na agência bancária dedicada aos deficientes auditivos:
A recepção dos deficientes auditivos na agência bancária é realizada pela Laureen. Ela tem muita facilidade com a língua de sinais porque tem familiares deficientes auditivos e por isso a língua de sinais é sua segunda língua materna. Em contrapartida, ela não se dedicava ao setor bancário, mas ao comércio internacional.
O sucesso da agência bancária baseia-se em uma mobilização dos deficientes auditivos

Aberta em maio de 2.011 de maneira discreta, a agência bancária dedicada aos deficientes auditivos não para de receber novos clientes com essa deficiência para abrir uma conta. Este sucesso se tem em grande parte do ‘boca-a-boca’ e indicações das associações. Se esses clientes são majoritariamente da região (Hérault, cuja capital é a cidade de Montpellier), alguns vêm também de Marselha e até de lugares mais distantes.

Inicie-se na língua de sinais adaptada ao banco.

Olivier Baron, gerente de clientes na Caixa Econômica de Languedoc-Roussillon na cidade de Montpellier, apresenta algumas termos bancários utilizados na língua de sinais: conta bancária, crédito, porcentagem… Além do vocabulário, as expressões do corpo e do rosto devem se adaptar. Laureen Modica-Bertolaso, conselheira de clientes, reconhece que é necessário reforçar as emoções e evitar sorrir quando ela explica a um cliente deficiente auditivo que há um problema com sua conta bancária.
Documentado por Baptiste Julien BLANDET, L’Internaute Publicado em 22/11/2011

Destaque do vídeo:

Para aqueles com surdez profunda, a agência disponibiliza aparelhos especiais amplificadores de som – um fica na recepção, outro sobre a escrivaninha do consultor.  Eles amplificam especialmente a voz da recepcionista ou do donsultor e identificam a frequência do aparelhos auditivos dos deficientes, melhorando a qualidade e conforto do usuário do banco.

Se alguém quiser ver a matéria original: La première agence bancaire dédiée aux malentendants

De qualquer maneira, sou a favor de haver adaptações em agências aqui, para todos os tipos de deficientes auditivo: os que usam lingua de sinais, os oralizados e os que precisam de aumento de volume. Mas, principalmente, sou a favor de acessibilidade via internet, o que significa:

  • gerente capacitado para atender um surdo oralizado (saber como falar conosco, devagar e virado para nós) ou sinalizado (por meio de intérprete em todas as agências)
  • atendimento por email
  • atendimento por SMS
  • cadastramento de 1 ou 2 pessoas de confiança, mediante documentação registrada em cartório, para que elas possam falar por nós no 0800 em casos de extrema emergência
  • cadastro da informação de que sou surda oralizada nas informações da minha conta, para que não seja preciso explicar toda a situação novamente a cada troca de gerente
  • chat disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, no site dos bancos, com funcionário capacitado a resolver problemas para clientes cadastrados como surdos oralizados e sinalizados

Beijinhos sonoros,
Lak

4 Resultados

  1. Wellington Alves disse:

    Olha só, tem um erro no artigo! Eles disseram que a divulgação se deu no boca a boca, teria que ser no mão a mão!
    bjs

  2. Simone disse:

    Aaaah…é meu sonho! Quem também sonha com isso? 🙂
    Parece fácil a aplicação àqueles que trabalham na área bancária? Não, não é, infelizmente. Torço para que aquelas pessoas se adaptem logo a tratar com os surdos/def.auditivos! Que vire uma realidade.
    Beijos.
    Simone.

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.