Fã implantada do grupo Rebeldes

Quando decidi fazer o implante coclear e anunciei aos meus amigos, todos os mais chegados começaram a prestar atenção em todas as matérias de jornais, revistas, telejornais ou o que fosse, que falasse do IC. Meus amigos e familiares passaram a ser verdadeiros cumplices de jornada de retorno cibernetico ao som.
Havia uma família que aparecia em todos os canais de mídia, pois tratava-se de um caso muito peculiar: todos foram implantados, pai, mãe, filha. O grau de sucesso de cada um deles variava, mas os três eram implantados. A filha, nascida surda e implantada ainda bebê era o grau máximo de sucesso almejado no IC: fala perfeita sem sotaque, compreensão total da fala sem apoio da leitura labial. A mãe, Erika, é surda oralizada desde criança. E o pai Emerson, usuário da língua de sinais. A harmonia da família, vista nas notícias de televisão e impressa, parecia ser um sinal divino de que o IC sempre vale a pena, quando se deseja usá-lo.

Os anos se passaram, fiz o Implante Coclear – totalmente documentado aqui no DNO – quando comemorei os 3 anos de blog, tive a maravilhosa surpresa de ter essa família na festa. O resultado do IC da Emilly (a criança, agora com 9 anos) é impressionante. Ela é uma ouvinte como qualquer outra criança ouvinte, com a única diferença que ela ouve através de um aparelho. Tive oportunidade de conversar com a Erika, que é alguém que eu tenho a mais profunda admiração, que me disse que optar pelo IC para a Emilly fora a decisão mais acertada que ela poderia tomar.

Quem duvida do que o IC pode fazer por uma criança, se feito durante a janela de neuroplasticidade, assista a reportagem do Jornal Hoje, falando sobre a paixão da Emilly pelo grupo Rebeldes:

É claro que o resultado do IC pode variar até mesmo em casos de crianças, porque depende de uma série de fatores. Mas, a chance do sucesso é grande e, quando ele ocorre, faz o IC valer a pena!! Emilly está aí pra provar!!

Cyborg Pride Rules!

beijinhos sonoros,

Lak Lobato

p.s. a Emilly é totalmente oralizada e fala lingua de sinais fluentemente, para se comununicar com o pai.

p.s.2 desculpem a falta de legenda, pra variar, né?

6 Resultados

  1. Carlos disse:

    Lak!!! Valeu a pena!!! IC tem que provar bons resultados cada pessoa implantada. Parabéns pra Erika e familia! Gostei de Blog de Lakinha!!! rs
    Sou implantado e amo sons principalmente MÙSICA!!!! Abraço pra você Até 😀

  2. Carlos disse:

    ops… nome errada rsrsrsrs Parabéns pra EMILY!!!!

  3. Deni disse:

    Que linda a Emily! Esperemos que mais pais ao assistirem essa reportagem se convencem de uma vez por todas na escolha do IC ainda bebê, não é?!

    A propósito nunca comentei contigo, mas conheço um garotinho da mesma idade da Emily, que também foi implantado bebê, filho de uma amiga; o menino fala inglês e até alemão… não é linda essa tecnologia?!?!

    Bjos!

  4. Erika Piacentini Zidko disse:

    Oi Lak, gostei muito do vídeo, que eu não teria conhecimento estando aqui longe…Vou mostrar pra Alessia. Obrigada mais uma vez pelo seu blog.bjs

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.