Implante coclear bilateral: um novo começo

Eu fiz alguns anuncios discretos aqui no DNO sobre fazer o implante do lado direito. Mas nenhuma declaração oficial, porque só soube a data na véspera e, confessando aqui, eu tinha um pouco de trauma da primeira cirurgia.

Da primeira vez, foi complicado, porque demorou muito, eu acabei tomando muita anestesia e passei super mal depois. Tb tive labirintite durante 2 meses, o que me deixava mareada o tempo todo. E, ainda por cima, só conseguiram inserir 18 eletrodos e, por melhor que seja, sempre tive a sensação de que faltava captar um pouco das frequencias das vogais (não sei se é impressão, vamos descobrir em breve).

Mas, contra todas as minhas péssimas expectativas, dessa vez foi super tranquilo.

Logo depois de voltar pro quarto, com os olhos inchadinhos de quem tinha chorado de soluçar, ao saber dos 22 eletrodos e radiantemente feliz!

Entrei na sala de cirurgia acordada (lógico) e conversei com a médica assistente, Drª. Liliane. Ela foi de uma simpatia absoluta e teve paciência de responder todas as minhas perguntas bobas, tipo qual seria a parte interna do IC hihihi Logo depois, Dr. Koji chegou, me cumprimentou feliz da vida (ele era super favorável ao meu segundo IC desde sempre) e ai, começaram os procedimentos.

Conversei com a anestesista, também super simpática e logo depois, dormi pesado. Quando acordei com a Dr. Liliane me tocando no ombro e dizendo que tinham terminado. Ainda grogue de anestesia, perguntei “Foram os 22?”. Ela respondeu algo e eu não entendi, porque estava difícil fazer foco nos lábios dela. Aí ela fez o sinal de 2 com os dedos, repetindo duas vezes.

O problema é que só fui acordar de fato já na sala de pós operatório, onde fiquei por 1h. E, sem saber se tinha mesmo falado com a médica ou sonhado, fiquei perguntando pra todos os enfermeiros dos eletrodos. Ninguém sabia me responder. Que agonia. E o tempo não passava…

Finalmente, fui pro quarto, já bem acordada e feliz, porque dei-me conta que não sentia nada de enjoo e nada de tontura! Entrando pela porta, minha mãe sorriu pra mim e disse “22!”. E eu “Confirmado?” e ela “Sim!”. Cai no choro, de soluçar mesmo…

Nessa hora, entrou uma enfermeira no quarto e achou que eu estava passando mal. Daí respondi que não, era de felicidade pelo sucesso da cirurgia. Os olhos dela encheram d’água também e ela me disse parabéns.

Quinze minutos depois, eu estava de pé, super bem. Nem parecia que tinha feito uma cirurgia. Só me senti um pouco cansada, mas nada de desgastante…..

Presentinho do Raul, para comemorar o sucesso da cirurgia!!

Tive que passar 24hs no hospital pra poder ter alta, então o jeito foi ficar na internet, recebendo um monte de parabenizações (e algumas indagações “o que aconteceu?” hihihi), o que tornou a minha estada no hospital muito boa e tive alta hoje de manhã. Já estou em casa  e passando super bem. Só não digo que estou 100% porque minha lingua está parcialmente anestesiada e não sinto muito gosto de nada. O turbante aperta minha orelha e incomoda um pouquinho. Mas isso tudo passa e, no fim, o que vai ficar é a percepção de ouvir bilateralmente e isso vale qualquer contratempo momentâneo.

Logo mais é a ativação e começa uma nova etapa da vida. Certamente não deve haver tanto deslumbramento sonoro quanto o primeiro implante, porque o segundo vem como reforço. Mas, seja como for, será maravilho, tenho certeza disso!

Beijinhos sonoros,

Lak

p.s. Quando a Dra. Liliane me cumprimentou, antes da cirurgia, perguntou “É você que tem um blog?” respondi que sim, sorrido. E ela completou “Muitos pacientes chegam aqui falando de você.” Ela nem deve ter idéia do quanto me fez feliz de saber disso! Adoro ver o resultado do meu trabalho transformando outras vidas além da minha! Amo vocês!!

p.s. Adorei o hospital Sirio Libanês, o atendimento é ótimo. Nunca vi enfermeiros mais simpáticos!!

67 Resultados

  1. Paula disse:

    Li com os olhos cheios d’água!!!!!
    Tu merece essa felicidade!
    Beijo no coração

  2. Cláudia Miranda disse:

    Muito, muito, muuuuuuuuuito feliz por vc …
    Nosso exemplo mundial …
    novas portas se abrirão …
    Vai com tudo, Lak …
    Super boa sorte pra vc …
    Bj gde

    • Avatar photo laklobato disse:

      Obrigada, Claudia. Vc sabe que não sou exemplo pras crianças implantadas cedo. Elas vão conseguir MUITO MAIS que eu. Mas, é bom saber que minha história conforta algumas pessoas. Faz a vida valer a pena. Beijinhos

  3. Daniela disse:

    Você é a primeira biimplantada adulta que conheço! Parabéns pela ousadia e desejo maravilhas nesta jornada “dupla”! Estarei acompanhando seus posts. Beijos 😀

  4. Marisa Teixeira disse:

    Apesar de nos falarmos todos os dias e praticamente o dia todo, sendo você uma das minhas “companheiras de trabalho”, pois trabalho sozinha, preciso muito deixar aqui o que falei ontem pra você.
    No momento em que todos te parabenizavam pela cirurgia, e você escreveu que se tivesse um terceiro ouvido, faria outro implante, eu comentei que você poderia implantar agora uma parabólica… kkkkk… Nesse momento, uma música me veio na cabeça, e acho que toda vez que eu a escutar, me lembrarei de você.
    A música é “Parabolicamará”.
    Diz um pedaço da letra:
    “Antes mundo era pequeno, porque Terra era grande, hoje mundo é muito grande, porque Terra é pequena, do tamanho da antena parabolicamará… ê volta do mundo, camará! Eê, mundo da volta, camará!”
    e comentei:
    “Seu mundo deu volta, camará!
    De ouvinte, ficou surda e voltou a ser ouvinte… Eê mundo dá volta, camará! rsrs”
    Eu acho lindo isso.. poder ter tido a oportunidade de dar a volta ao mundo. Mesmo que esse mundo seja o seu próprio.
    Tenho orgulho enorme de ter você como amiga: alguém corajosa, audaciosa, perseverante, focada.
    Como também já disse uma fez, você é flor nascida no meio de pedras..
    Mesmo com o limão, você fez a sua limonada!!!
    Delicie-se!!!
    Viva você!
    Deus te abençoe sempre!!!!!
    Milhões de beijos!

  5. Raul disse:

    Que lindo, Lak! Torci para que tudo desse certo e mandamos muitas energias positivas no momento da sua cirurgia. Pelo visto deu certo!

    Agora é curtir os sons em estéreo e FAZER fono! Isso vale pra mim também!

    Passei 4 anos te enchendo o saco pra fazer o 1o, vc fez, amou e fez o 2o primeiro que eu. Espero que não passe 4 anos me enchendo o saco pra fazer o 2o. 😈

    Beijos irmã de alma!

  6. Célia Bittencourt disse:

    Parabéns, Lak!
    Que essa nova etapa seja cheia de novas percepções sonoras!
    Fico daqui torcendo por vc!
    Grande beijo e boa recuperação.

  7. Wellington Alves disse:

    Oi Lak! Estou muito feliz por você, parabéns!
    Ah, e as fotos ficaram muito boas também!
    bjs!

  8. Cláudia Miranda disse:

    Claro que vc tem a ver com as crianças implantadas …
    É através das suas experiências e dos seus depoimentos que traçamos o caminho a tomar …
    Realmente algumas crianças falarão mais, não só pelo contexto como tb pelo fato de termos dicas e exemplos tão valiosos como os seus.
    Vc é ícone neste universo …
    Vlw por tudo …

  9. Letícia disse:

    Lak, Parabéns!!!! Fico feliz por você!!!! 😀
    Beijosssss

  10. Bruno Sequeira disse:

    Parabens!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Sei que já falei, mas nunca vou cansar de falar vc foi muito importante nas nossas vidas, na vida de sua irmanzinha, sei que vc fala que para crianças não é a melhor referência, eu acho o oposto!!! No nosso momento de negação, não adianta mentir pois todos passamos por isso, vc foi a luz no fim do túnel, vc não sabe quanto ler seu blog, absorver suas experiências com o IC foi importante para, a cada dia mais, termso certeza que essa era a melhor solução para a Joaninha!!!
    Vc sempre será importante em nossas vidas e mesmo distante mora em nosso corações!!
    Plagiando sua amiga vc merece não só a terra, o mundo, mas o Universo todo!!
    Estamos muito felizes pelo seu sucesso!!!
    Bjs

  11. SôRamires disse:

    Lak sua @#$%¨&*+_!!!!!!!Abri seu blog dizendo pra mim mesma que não ia chorar…tô de olho vermelho e nariz escorrendo de pura alegria! 😡 😛 😥

  12. Káritha Parreira disse:

    Lakita,eu fiquei tão traumatizada com a minha cesariana rss que fiquei com medinho da sua cirurgia, na véspera de madrugada,amamentando o Ben,fiquei pensando em vc e pedi aos céus que vc não tivesse dor de cab eça,nem labirintitite kkkk Deu tudo certo com vc e a sua recuperação ainda dará mais certo ainda;) os eletrodos vão te deixar mais perspicaz do que vc já é… Te amo muito minha irmanzinha … nós te amamos heheheh O Ben manda un chêro na dindinha Lak 😉
    😎

    • Avatar photo laklobato disse:

      Olha que gostoso, o Ben vou poder ouvir direitinho desde sempre. Num é um presentão desse meu afilhadinho virtual?
      Tb te amo e fica tranquila, que o meu pós operatório tá sendo muito bom.
      Beijos

  13. GG disse:

    \o/
    Parabéns e que tudo continue dando certo, Lak!
    Beijão!

  14. Vinícius Schiavini disse:

    Parabéns pelo sucesso na operação. Agora, pra tu virar a Mulher Biônica, falta mexer nos olhos, braços e pernas… =P 😀

  15. teresa disse:

    Parabéns pelo bilateral e sucesso!!!. Fico feliz por saber que vc está bem. Se nós nos encontrarmos, seria ótimo para conversar muito sobre isso.
    Espero que a gente encontre em Jundiaí. Será excelente!!!!
    Beijos.

  16. Lak, parabéns. Conheço parte de sua história pelo Dr. Koji e leio o que vc escreve sempre. Que Deus lhe abençoe nessa nova fase de audição e, se vc permitir, escreverei sobre você na próxima Ouvir Bem. Bjs

  17. Magda Vagli Zobra disse:

    Lak, fiquei muito feliz com a noticia de que vc está bem e muito feliz pós implante…impossível não ficar com os olhos lacrimejando quando leio seus posts…vc não tem ideia do quanto vc é iluminada em tudo que escreve e de uma maneira leve e sempre positiva….Saúde sempre…bjs 😀 😀

  18. Marcel Pigozzi disse:

    Lak, apesar de não te conhecer pessoalmente, sinto que nos conhecemos há muito tempo.. Parabéns! Que você tenha toda a felicidade deste mundo! Vc merece!!
    Agora, eu nem pensava em fazer o bi-implante, mas agora depois dessa, estou começando cogitar essa possibilidade. Bom, tudo tem seu tempo né ?! hehehehe
    Bjs e sucesso!!!!

    • Avatar photo laklobato disse:

      hahahaha eu ainda não posso te falar das diferenças, se vale fazer o bilateral. Mas eu queria muito e, pelo menos na cirurgia, serviu pra acabar com a má impressão de cirurgia de IC. Enfim. Logo mais conto de como é a audição bilateral via IC. Beijos

  19. Greize disse:

    Oi Lak, que bom que tudo deu certo.Lembro do post do seu 1o Ic, a enfermeira perguntando algo e vc respondendo que tomou coca-cola antes.Uma coisa assim ,que eu ri mto.
    Bom gostei de sua sinceridade com as reações do 1o IC, assim quem 😉 for fazer vai poder ver que não é só com ela, toda cirurgia tem reações.
    Boa recuperação, muita saúde, para vc.Edu e sua mãe ao seu lado, novamente, aposto né.Mto amor, sempre faz bem.Bjo 😉

    • Avatar photo laklobato disse:

      Pois é, apesar de realmente ser super tranquilo na maioria dos casos, não dá pra prever quem vai ter reações e quem não terá. Eu mesma consegui a proeza de ambos, então…
      Os dois tão aqui cuidando de mim sim. E brigando comigo, pq tenho que fazer repouso e eu fico levantando hihihi
      Beijos

  20. Adriana disse:

    Segurei as minhas lágrimas para eu não chore aqui no meu trabalho… frente de todos não sejam percebido. rsrsr

    Muito legal!!! Parabéns.

    =]

  21. Flávia disse:

    Chorei Amiga… : cry: mais uma vez com você <3

    Torcendo demais pela sua breve recuperação e início de nova etapa 🙂

    Grande beijo

    Flá

  22. Simone disse:

    Lak,uau, fez o segundo implante! Acabou? rsrsrs!! Haverá muuuuita descoberta, não? Muita saúde, muuta sorte, muito sucesso na sua vida! Mesmo ao lado da sua família!
    Olha…continua fazendo mais postagens.
    Torço para que a ativação seja emocionante AINDAAAAAA!!!! kkkkkkk!! Eu creio!
    Parabéns, lak. Deus te abençoe.
    🙂

    • Avatar photo laklobato disse:

      Se acabou? Não tem terceira orelha pra implantar? Ah, que droga… hahahaha pois é, biimplantada agora. A menos que surja, sei lá, uma tecnologia mais avançada e melhor, por enquanto é isso mesmo.
      Aguardando a ativação ansiosamente… E pode deixar que relato tudo aqui.. hihi
      Beijos

  23. Paola disse:

    Muito legal, Lak querida, sempre nos dando essas valiosas possibilidades de saber como são as coisas, vai ser muito bom poder acompanhar os relatos da nova experiência , como é ser bi implantada!!!! sucesso e nem preciso te dizer o quanto estou torcendo por ti!!!!! obrigada por compartilhar tua vida sonora!!!! beijos .

    • Avatar photo laklobato disse:

      Ah, pois é.. Hoje acordei com frio na barriga, pensando ‘e agora? não sei como vai ser, nunca fui biimplantada antes’ hahaha pode?
      Mas, tudo bem, vou descobrindo e relatando. Beijinhos e obrigada pela torcida.

  24. Priscila Andrade disse:

    Li o post com os olhos cheio de lágrimas, claro…rs… relembrei cada momento da cirurgia da Ana Luiza.
    E concordando com o pessoal, vc é sim uma referência para as crianças e uma motivação para nós… foi através do seu blog que eu comecei a pensar no IC como uma realidade pra vida da Ana.
    Parabéns e sucesso nesse novo caminho!

    • Avatar photo laklobato disse:

      Ai, puxa, obrigada. Ainda mais que a Ana tá super adaptada ao IC, né? Que maravilha ver o resultado do IC dela, viu?
      Enfim, tô aqui curtindo a ansiedade pré ativação, sabe como é, né?
      Obrigada pelo carinho. Beijos

  25. Marcelo P disse:

    Lak! Estou super feliz por você, quando recebi sua mensagem, sai do sério, quando soube que já havia feito a cirurgia as lagrimas rolaram, senti uma emoção muito grande, senti que havia passado por mais uma cirurgia. Fiquei super feliz! E lendo sua matéria aqui no blog mais lagrimas rolaram novamente, parabéns e sucessos! E agora com muitas novas descobertas sonoras! Beijos!!!

  26. reinaldo disse:

    lak parabens pela 2 ic gostaria de saber se vc sabe a unimed faz a cirurgia meu filho tambem é implantado e queria fazer a segunda desde ja agradeço

    • Avatar photo laklobato disse:

      Que eu saiba, todos os convênios são obrigados a fazer. Meu conselho é que vc procure o médico do seu filho, pra dar entrada na papelada. Um amigo meu fará a cirurgia em breve, pela unimed (também bilateral).
      Boa sorte, viu? Beijcas

  27. Lia Ganiko disse:

    Olá Lak !!!
    Sempre que dá, acompanho os seus posts, parabéns pelo sucesso da cirurgia !!! Com certeza todos ganharão com os seus novos relatos que virão pela frente !! Boa recuperação e mais sucessos na ativação !!
    (a minha filha Mariana, infelizmente, não é candidata ao bi-implante, talvez no caso dela, seria o tronco-cerebral, mas somente quando for maior!) bjs

    • Avatar photo laklobato disse:

      é, querida, o IC não é pra todo mundo. Mas, soube que a tecnologia do ABI (implante de tronco encefálico) está em atualizações e logo mais deve entrar com força no rol de cirurgias cobertas. De qualquer maneira, desejo sempre o melhor pras Mariana.
      Beijocas e obrigada pelo apoio.

  28. Neuza disse:

    Parabéns!! que bom que a cirurgia foi um sucesso! Eu ri da parte que vc diz que estava grogue.Eu lembro de algumas coisas, que não sei se realmente aconteceram eu se foi coisa da minha cabeça. Eu tb passei mal depois de chegar no quarto, minha irmã foi me ver, só falei um pouco com ela e a cunhada q tb estava lá. Depois dormi. tava com náusea, me colocaram um soro pra aliviar e acho que isso me fez dormir tb.Mas no dia seguinte estava ótima. Eu tive que ficar 2 dias, e voltei pra casa já sem o turbante. Não tomei banho pra vir embora, queria chegar logo em casa, vim com o cabelo todo bagunçado mesmo, estava comprido, passaram um bocado de gel pra segurar, e deu trabalho pra tirar, rsrsrsrs.Eu recebi um implante que já ativa os 2 ouvidos. Estou ouvindo tudo , bem alto.Ainda não reconheço a maioria dos sons, parece tudo igual.Mas o fato de ouvir de novo, não tem preço!! beijos e ótima recuperação.

    • Avatar photo laklobato disse:

      Muito legal seu relato. É sempre bom ver como cada caso é um caso desde o comecinho… Há quanto tempo vc está ativada? Verdade que, no começo (leia-se, o primeiro ano inteirinho) é um treino muito gradual, porque ouvir por via eletrica é um pouco diferente que via área. Mas vc chega lá. Beijocas

  29. Paty(mãe do Kauê um cyborgzinho) disse:

    Nossa, além de todas as maravilhas do IC, há algumas que pra mim mais se destacam, que é…as infinitas emoções que o IC nos proporciona, todos os dias vivemos notícias e acontecimentos que nos deixam em felicidade extrema, acordamos e logo pensamos…”Qual o presente de hoje?”…Acho que nisso todos concordamos…A última foi o sucesso da tua cirurgia Lak, tu que pra mim é um dos exemplos a ser seguidos pelo meu filho na jornada da vida de DA dele, ter exemplo que se quisermos de verdade e empenho ,tudo podemos! 😉

    • Avatar photo laklobato disse:

      Você é uma pessoa maravilhosa. Nem tenho como colocar em palavras o carinho que tenho por vc e pelo Kauê. Torço demais pelo sucesso dele!! Em todos os sentidos, não só relacionado ao IC!
      Pois é, quando soube dos 22 eletrodos e que a coclea direita estava limpinha, sem sinais de ossificação (bem diferente da esquerda), cai no choro… Você imagina, né?
      Beijos pra vc e pro meu outro irmãozinho cyborg, Kauê.

  30. Angela disse:

    Oi Lak,
    Chegamos praticamente ontem de viagem e estamos muito muito muito contentes com o sucesso da sua cirurgia. Torcemos muito em pensamento por você. Beijo enorme e excelente recuperação.

    • Avatar photo laklobato disse:

      Fizeram boa viagem?
      Pois é, foi bem melhor que o esperado. Agora é torcer pro resultado também superar o da primeira cirurgia hehehhe a recuperação tem sido muito mais tranquila.
      Beijos

  31. Neuza disse:

    Oi, eu ativei os meus dia 04 -09. Quase um mês, quinta-feira que vem começo a fonoterapia.E, é verdade, os sons captados pelo implante são muito diferentes, hoje por exemplo, estava ouvindo um barulho, que para mim era semelhante ao toque do telefone(pra mim), perguntei para minha mãe o que era, ela disse que era uma furadeira.Tem muita coisa que eu não discrimino, os sons ainda são muito parecidos. Mas vai melhorar com a ajuda da Fono. Gostei da moça, muito simpática, e eu sou a primeira implantada com quem ela vai trabalhar, porque da minha cidade eu sou a única ainda. Beijos!

    • Avatar photo laklobato disse:

      É assim mesmo, a gente vai aprendendo e se acostumando. E com os mapeamentos, vai deixando o som cada vez melhor… Manda ver na reabilitação auditiva, que faz muita diferença mesmo!! Toda a sorte do mundo pra vc. Beijocas

  32. Mariana disse:

    Lak, você não imagina a minha felicidade de saber agora da tua cirurgia! Estou sem FB temporariamente, mas já estava sabendo que você ia fazer cirurgia, só não sabia que dia. Feliz demais da conta por você! E sim, pode ter certeza, você transforma vidas de muita gente! Inclusive a minha. 🙂

    Aguardando ansiosamente (desculpa, mas não tem outro jeito! rs) os teus relatos como biimplantada! Parabéns, Lak! Te admiro e admiro a tua incansável divulgação de IC!

    Beijocas,

    • Avatar photo laklobato disse:

      Tô aguardando ansiosamente a ativação do IC também. Vc nem imagina o tanto que já atormentei o Marcelo pra me contar como é ativação de segundo implante hehehehe
      Beijos

  33. Ewerton Luiz disse:

    Loading…

    Essa foi legal!

    Parabéns! 🙂

  34. Giovanna disse:

    Parabéns, Lak!
    Muito sucesso com o novo IC e mais descobertas sonoras 🙂
    Beijinhos

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.