Três anos de implante coclear!

Há três anos, em 21 de outubro, dei o primeiro passo para uma decisão que transformaria completamente a minha vida, em todos os sentidos.

Confesso que não foi uma decisão fácil! Acordei surda numa bela manhã aos 10 anos de idade e tive que aprender a viver assim. Como tenho facilidade de me adaptar a mudanças radicais, não foi tão difícil quanto imaginam, nem tão fácil eu gostaria. Por isso, 22 anos e 10 meses depois, criei coragem para encarar uma cirurgia que poderia me dar, ainda que artificialmente, a percepção sonora arrancada de mim ainda na infância.

Os maiores medos que eu tinha em relação à cirurgia do IC eram de decepções. É difícil prever os resultados dele. Mesmo quando todas as condições são favoráveis, ainda há casos que ele simplesmente não funciona bem. O lado bom desta imprevisibilidade é que, mesmo quando as condições não são nada favoráveis, ele ainda pode ser confortador.

Lembro que, na véspera da cirurgia, eu entrei numa espécie de transe. Era como se eu tivesse mergulhado numa aura de paz. Senti paz – sim, essa é a palavra que se encaixa aqui com maestria – nas 24 horas que antecederam a cirurgia, no pré operatório até o momento em que fui anestesiada.

Quando acordei da cirurgia, infelizmente, foi muito ruim. Eu me sentia absolutamente enjoada e com tontura. Uma tontura que me acompanhou durante dois meses. O prognóstico também não foi como esperado. Eu só tinha 18 eletrodos (o número completo é 22) numa cóclea fibrosa com ponta parcialmente ossificada. Ainda que tenham me dado a notícia da maneira mais suave possível, porque a cóclea estava quase totalmente preenchida por eletrodos, confesso que fiquei decepcionada sim.

A minha sorte é que, tal qual aos 10 anos quando acordei surda, tive forças para fazer uma escolha consciente que, fosse como fosse, a revelia da opinião da medicina, eu podia ser feliz assim.

Saí da ativação e pude ouvir música pela primeira vez. Não como um ouvinte ouve, mais muito mais do que um deficiente auditivo de grau profundo é capaz de perceber através do aparelho comum. A música tinha melodia, não era um simples barulho captado pelo aparelho.

Eu me apeguei às pequenas conquistas do dia a dia. Fiz poesia para cada uma delas. Passei a observar com atenção todos os sons que eu podia captar e a tentar compreendê-los. Fiz o meu cérebro catalogar um número incontável de sons cotidianos, até que levasse apenas meio milésimo de segundos para reconhecê-los.

Pude curtir também conquistas não tão pequenas assim, como a possibilidade de finalmente aprender inglês – um sonho antigo – de conhecer e reconhecer a voz de pessoas amadas, ainda que as palavras só possam ser compreendidas totalmente com apoio da leitura labial.

Pude me deliciar de ouvir o mar. No Mediterrâneo, no Atlântico, no Pacífico. De ouvir o som da chuva, da cachoeira.

Pude me decepcionar de descobrir que tantos sons que eu imaginava não existiam. O pôr-do-sol não faz barulho. A tocha olímpica também não! Mas até isso são descobertas maravilhosas que devo ao implante coclear.

E graças a essa capacidade de escolha, de escolher que não são 18 eletrodos, nem uma coclea parcialmente ossificada que definem o sucesso ou fracasso do IC (mas aquilo que somos capazes de fazer com o que a vida faz de nós, que define se houve sucesso ou fracasso) que não apenas a minha vida, mas tantas vidas, foram transformadas à partir daí. São tantas as pessoas que correram atrás do IC por conta dos meus relatos aqui no DNO. Por conversas que tivemos onde dei meu depoimento. Que acho que se fosse listá-las, perigaria esquecer alguém….

No fim, só posso dizer que ouvir ao corações batendo em uníssono junto com o meu são a prova concreta de que aquela escolha feita foi a escolha certa.

Semana que vem é a ativação do outro implante. Agora, com 22 eletrodos numa cóclea perfeita. Mas, também, tanto faz. O medo de decepções deu lugar a uma folha em branco de possibilidades. Pode ser muito melhor, ser igual, que não importa, porque foram 18 eletrodos numa cóclea fibrosa que fizeram toda a diferença!

Sons, feliz aniversário de 3 anos dentro da minha cabeça!!

Beijinhos sonoros,

Lak

27 Resultados

  1. Andrea disse:

    Lak,
    Sempre me fazendo chorarrrr
    Me identificar em bem menor grau, já que apenas uso aparelho, mas algumas percepções, decepções, re(descobertas) de sons,e alguns outros tantos detalhes me aproximam um pouco desse universo…
    Obrigada por compartilhar lá do fundo do seu coração essas emoções.
    Feliz ativação, que como você mesma disse já é um sucesso.
    Eu sei que você sabe, mas não custa repetir que você faz muito diferença na vida de muitas pessoas inclusive na minha.
    Saber que você aprendeu inglês, que trabalha, que realiza tantas coisas apesar das dificuldades que encontrou, me dão forças e me tiram as muitas desculpas que eu poderia inventar.
    Obrigada Lak.
    Um beijo enorme e espero um dia pode conhecê-la pessoalmente.

    • Avatar photo laklobato disse:

      “Apenas” nao, Andréa. Se o AASI te dá ganho satisfatório, nao tem pq vc comparar com o IC. IC é pra quem precisa dele, quem nao tem ganho com AASI. Deficiencias similares, com soluções especificas, so isso. Hehehehe
      Obrigada pelas palavras de carinho, saber que te ajudo de alguma forma, me motiva, me inspira e, por isso mesmo, também me ajuda. É uma troca.
      Beijinhos sonoros e adoraria conhecê-la um dia sim… 🙂

  2. SôRamires disse:

    Feliz aniversário de implante e feliz ativação. Você merece!
    🙂

  3. Muito lindo, estou aqui chorando.
    Parabéns pelos 3 anos de sons! 🙂
    Admiro sua garra. Beijos

  4. CARMINDA disse:

    Parabéns Lak, pela coragem e decisão!
    Parabéns também, pelos 03 anos de implante e agora, em vésperas de ativar o segundo!

    Muita sorte!
    DEUS te abençoe!
    bjs

  5. Kali disse:

    Choro, soluço, coração em uníssono… tudo jundo e misturado!!! Viva o mês de outubro! Viva vc! Viva o IC!!!!! =D

    Feliz 3 anos!!!!

    Bjs

  6. Denise disse:

    Emocionei… e como você sabe, o relato poético das suas conquistas diárias foram o meu sonho que se tornaram realidade…

    Beijos, parabéns e boa sorte na ativação do bi!!!

  7. Giseli disse:

    Mais um belo post! 🙂 E meus parabéns (meio atrasado) pelos 3 anos e que venha logo a ativação do segundo! Bjs!

  8. Renata disse:

    Lakita, parabéns por ter entrado num mundo sonoro um pouco mais perto do original há 3 anos ….. muitos sucessos sonoros e logo mais, será bilateral com sons bilaterais para ser somados e completados! bjs

  9. SôRamires disse:

    Agora o coração vai ter os dois lados iguais né? Sai AASI entra processador! 🙂

  10. Eliane disse:

    Parabéns! Lindo depoimento de 3 anos, lindo momento que antecede a próxima ativação, lindo trabalho de enaltecer o IC, ser grata a ele, e compartilhar essa emoção que acaba por encorajar tantas pessoas! Amo vc!!! 😉 🙂

  11. Armando Austregésilo disse:

    Lakshmi, relato comemorativo e envolvente! Tenho pensado que você tem tido uma participação política-social tão importante, a partir da sua vida na surdez. E agora no retorno à audição. Percebo quão significativo o sentido de todo um sofrimento. Vivido naquela ocasião: pela falta da audição e a sensação de impotência, na perda. Uma menininha, animada e ariana!! Aprendo com você a crença na vida, reconheço a guerreira incansável que não se abate, vive a dificuldade, contorna os problemas e vai de cabeça erguida em busca das soluções. Tenho muito orgulho e admiração por você! BJ

  12. Luciana Monte disse:

    Que emoção! Parabéns pelas escolhas e também por dividir seus relatos que tanto ajudam outras pessoas…acabamos de entrar nesse universo do IC, dos lindos 22 eletrodos. Meu filho acaba de ativar seu IC bilateral com 2 anos e 9 meses. Por consequência de uma meningoencefalite aos 7 meses, acabou perdendo a audição, o direito ainda no hospital e o resíduo que ficou no esquerdo acabou perdendo esse ano…Que bom que existe o IC né!? Infelizmente no direito só houve resposta em dois eletrodos, por uma possível ossificação. Os 22 do esquerdo estão uma maravilha! Vamos pra frente! Ainda pode melhorar. Espero e confio que estaremos muito mais felizes daqui a algum tempo com os avanços do nosso guerreiro Leonardo. Bj pra vc e feliz IC novo tb! 🙂

  13. Lívia disse:

    Lak!
    🙂 Sempre me emociono com seus relatos… aniversariamso quase juntas e, agora, vc estará vencendo outra etapa em sua vida… que venham muitas conquistas sonoras bilaterais. Grande abraço!

  14. teresa disse:

    Parabéns pelos 3 anos de implante!! Tenho muita admiração pela sua guerreira. Continue sempre sua coragem!! Ativará e boa sorte! Feliz bilateral!
    Beijos.

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.