Audição seletiva não, surdez mesmo!

(extraído do meu perfil do facebook, onde escrevo as coisas no calor do momento)

“As pessoas adoram vir me falar que depois de 26 anos – quase – de surdez, que ficam encantadas de eu voltar a ouvir. Mas que, se pudessem, adorariam poder não ouvir certas coisas.
Ok, ninguém curte criticas, mas deixa explicar uma coisa: a minha surdez nunca me impediu de ouvir criticas, já que sempre tive excelente leitura labial e sempre entendi o que diziam na minha frente.
Pelas costas, sempre tinha algum anjo de guarda pra me avisar. É claro que algumas coisas devem ter passado despercebidas, mas a maioria chegava a mim.
Porque além dos lábios, também sabia ler a expressão facial das pessoas.
Por outro lado, muitas vezes ficava desconfiada, porque me sentia deixada de lado enquanto os outros conversavam sem eu conseguir acompanhar tudo, o que dava uma puta agonia.
Portanto, essa audição seletiva que tanto valorizam, eu nunca tive.
O que tive foi privação dos barulhos do cotidiano!
Fiquei 2 décadas e meia sem ouvir o mar, o barulho do vento, o barulhinho gostoso da chuva. Os grilos e as cigarras. O som de piano, violão e sax. O miadinho dos gatos. O barulho que a comida faz quando frita. Os sussurros e gemidos de prazer.
Não, a surdez não tem vantagens. Ela rouba o colorido da vida sem oferecer nada em troca, além de um silencio constante, isolante e amedrontador.
Quando você achar que preferia ser surdo pra não ouvir criticas, pense na sua música favorita sendo roubada de você e veja se a troca vale tanto assim. Pessoalmente, eu prefiro ouvir! Sempre!”

Beijinhos sonoros,

Lak

15 Resultados

  1. Natália disse:

    Eu vejo aqui todo os dias, pois talvez seja a única forma que acho de encontrar pessoas iguais a mim, com as mesmas alegrias e dificuldades!
    Acompanho o blog já faz uns anos, seu primeiro implante, seu segundo implante, sua coragem, sua forma de expressar as coisas é unica …

    Meus parabéns !!

    Acho que não somente eu, como várias pessoas, esperam ansiosamente um post seu, uma novidade sua, uma descoberta .

    Beijos. 😀

    • Avatar photo laklobato disse:

      Oi, querida. Não sabia… eu tenho postado pouco mesmo, né? Vou ver se retomo ao ritmo antigo de postagem, tá?
      Mas se quiser me adicionar no facebook tb (se vc tiver) fique a vontade.
      Beijinhos e obrigada pela companhia constante.

  2. Renata disse:

    Legal essa sua postagem…
    Minha surdez é moderada e com aparelho me viro bem, sem ele a coisa muda muito, mas enfim… O fato é que ao ler isso lembro das diversas vezes que critico os comentários do meu marido ao dizer que eu tenho vantagem em não ouvi alguns barulhos chatos do dia a dia, que eu posso abaixar o volume do aparelho quando quiser, mas sinceramente, eu gosto até de ouvir o barulho da obra que tem aqui do lado de casa, pois sem aparelho a coisa fica bem difícil só sobra mesmo o zumbido!!!rs

    Tenho lido seus ultimos post sobre o novo implante e ficado muito contente por você, boa sorte e tudo de bom!!

    • Avatar photo laklobato disse:

      Pois é, a gente brinca, mas vamos combinar que não é nem um pouco bacana ser surdo coisa nenhuma, porque a gente perde muito mais que ganha!!
      Obrigada por compartilhar a felicidade comigo.
      Beijocas

  3. José Petrola disse:

    Já me cansei de ouvir aquelas piadinhas do tipo “ah, o Zé desliga o aparelho pra não ter que escutar (a mãe/ a professora / o diretor / o orientador / o chefe etc.)” Acho tão idiota isso… Não gosto de ficar sem ouvir, você perde a referência. Mesmo quando estudo, coloco uma música baixinho só para o silêncio não me incomodar (porque se estiver muito silencioso começo a achar que é problema com o aparelho). Pena que seja tão difícil para os outros entenderem que ouvir, para nós, não é uma escolha… Lembro da minha mãe que nunca entendeu que minha restrição para falar ao telefone não era simples “medo”, mas uma dificuldade física mesmo!

    • Avatar photo laklobato disse:

      Pois é… as pessoas sempre veem as coisas do jeito que elas querem ver, não como realmente são.
      Isso de achar que o silencio é problema no aparelho, eu tb tenho hehe
      Beijos

  4. Soramires disse:

    Como tem gente boba no mundo! Até pensam que nos consolam ao falar de ter que ouvir barulhos chatos, críticas, conversa mole…para ouvintes inventaram esses protetores de ouvido, desde aqueles para natação até os que protegem trabalhadores em ambientes ruidosos…então não tem nenhuma lógica “enaltecer” a nossa surdez dizendo que nos livramos de barulhos chatos…papo de ignorante bem intencionado? De boas intenções o inferno está cheio. 😈

  5. Magda Vagli Zobra disse:

    Como sempre né Lak …tem que coisas que vc escreve que parece com o momento que eu estou passando, como é dificil vc escutar a discussão de pessoas a sua volta e ficar sem conseguir entender ou ate se defender..eu ainda não tenho uma leitura labial perfeita ainda tenho muita dificuldade e vivo escutando isso das pessoas melhor não ouvir do que ouvir besteira..telefone até pouco tempo atras ainda conseguia entender colocando no viva voz…mas está ficando cada vez mais dificil só ligo pra minha mãe que mora em Caraguatatuba e ela não é moderninha e ainda não caiu a ficha dela que filha dela não ouve mais..mas se tem uma coisa que me faz muita falta é justamente ouvir musica que já tentei mais não consigo mais..não sei se eu fizer o IC vai melhorar mais não custa tentar..e agora deixa te contar uma coisa vou ser vovó ..imagina não poder ouvir o chorinho do(a) meu neto…rsrs…bjsss…adoro tudo que vc escreve.. 😳

  6. Marily Alves de Oliveira disse:

    Oieee
    Tenho surdez unilateral, e assim como os demais q escreveram acima, tenho muita dificuldade p entender as pessoas, principalmente no meu trabalho, fora as piadinhas, dizem que eu só ouço o q me interessa…Voces q passam por isso me entendem, é triste. To querendo fazer a cirurgia BAHA. Vc tem alguma dica???bjus

  7. Maria Olívia disse:

    Parabéns pelo lindo texto. 😀

  8. Eliane disse:

    Adorei! a forma objetiva e sem rodeios que vc colocou. Lindo quando falou, ops escreveu, rouba o colorido da vida…perfeito. Vc realmente tem uma forma especial de escrever e mais especial ainda de dar o recado! bjs 😉 👿 🙂

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.