Aprender LIBRAS não é sinônimo de fracasso na oralização

14 palpites

  1. Marcelo P. disse:

    Muito bom texto. Aprendi libras aos 16 anos. Não que eu precisava, mas por ter conhecido muitos surdos que a utilizam. Hoje consigo ter uma vantagem em diversas situações.

  2. Muito bom texto. Aprendi libras aos 16 anos. Não que eu precisava, mas por ter conhecido muitos surdos que a utilizam. Hoje consigo ter uma vantagem em diversas situações.

    • Parabéns Marcelo, foi um grande passo na sua vida. Acredito que sua maior vantagem foi ter se sensibilizado pela causa, são pessoas como vc que o mundo precisa. Parabéns pela atitude.

  3. Meu filho de 7 anos vai aprender libras este ano de 2015

  4. Aprendo tanto lendo o seu blog. Parabéns e obrigada!

  5. Pois é, tudo são escolhas que fazemos para melhorar nossa vida. Fiquei surda com 27 anos e me comunico relativamente bem por leitura labial. Só que para conseguir acompanhar decentemente as aulas da pós-graduação, seminários e congressos, só leitura labial não foi suficiente. Por isso, aprendi Libras. Não é perfeito, mas ajudou/ajuda bastante. Vou compartilhar na fan-page do meu (futuro) livro (https://www.facebook.com/pages/P%C3%A9rolas-da-minha-Surdez/625485890883157), ok? bjs!

  6. Nossa !!!!! Como é isso… Tenho pacientes implantados que usam Libras e estão oralizando e outros já oralizados também… A Libras é uma lingua que permite que o surdo desenvolva a linguagem e compreenda o mundo e ainda… Aumente seu vocabulário. É fantástico…parabéns… Vou passar para os país dos meus pacientes… Bjs

  7. Super fofo o texto e o blog. AMei.
    Vou acompanhar. Divulguei esse texto em nossa humilde página, espero que não se importe.
    Bjs.
    🙂

  8. Keilah Ayres disse:

    Oi Lak!
    Concordo plenamente c vc!Sou mae d implantado usei Libras como apoio no proc d oralizacao do meu filho o q deu mto certo e no futuro tenho conviccao d q ele fara uso de Libras sim pq sinto q ele se identifica.Sempre indico Libras p alguns pais e percebo a resistencia creio q por sentirem esse senfimento de fracasso e tb serem quase q pressionados em alguns centros d Ic a banir a Lingua de Sinais da vida da crianca.Mas fenho esperanca de num futuro proximo isso vai mudar.bjs

  9. Obviamente, aquele que aprende Libras não é fã de usar AASI ou muito menos por uma cirurgia de IC, aqueles que se adaptam perfeitamente a linguagem, muitas vezes precisam de tradutores pois se a maioria desconhece até um deficiente auditivo oralizado, imagino como deve ser um que opta por Libras. Por outro lado acredito impossível alguém oralizado se interessar por Libras, não pelo fato de ignorar, mas pelo fato de nunca ter necessitado o aprendizado. Também não gostaria de “rivalizar”, cada um tem seu modo de expressar, assim como alguns cegos preferem ler o cardápio e outros preferem que o garçon traduza o menu. É tudo uma questão de adaptação, eu prefiro os sons, mesmo que não sejam claros o suficiente, mas a linguagem de Libras é tranquila e bem vinda da mesma forma, mesmo que muitos ainda desconheçam.