Outras modalidades de implantes auditivos

Quando falamos em aparelhos de audição, vem a mente os aparelhos comuns (AASI). E, hoje em dia, graças à divulgação massiva, o implante coclear (IC). Porém, nem o AASI, nem o IC são indicados para todos os tipos de perdas, já que a deficiência auditiva pode se dar mais de uma etapa da audição, pode ter diversos graus e pode se manifestar de várias formas. Por isso, existem vários tipos de próteses e implantes auditivos, para que praticamente todos os casos de deficiência auditiva tenham algum recurso, se ouvir for do interesse da pessoa com deficiência auditiva.

Tipos de implantes:

Observação: Nem todos estes sistemas estão disponíveis pelas empresas ou foram aprovados pelos órgãos competentes para serem utilizados no Brasil ou no exterior. Alguns ainda estão em fase de estudos, mas optamos por incluí-los para fins de informação.
Converse com seu otorrino para saber qual é a solução mais indicada para o seu caso.


Sistema híbrido de estimulação eletroacústica (EAS)

Trata-se de um aparelho que possui antena como o IC e molde como o AASI. É um implante coclear que funciona simultaneamente como um aparelho auditivo convencional, estimulando a cóclea com sinais elétricos e a audição natural acusticamente.

Sistema de Implantes Cochlear Hybrid – Imagem: Cochlear (Divulgação)

Mais informações sobre o Implante Coclear Híbrido.

Modelos disponíveis no mercado:

Nucleus 6 Hybrid – Cochlear

Com o lançamento do Nucleus 6, o mesmo processador do implante coclear é capaz de funcionar como um implante híbrido.
Vídeo de como o Hybrid funciona

Maestro EAS – MED-EL

Atualmente é utilizado com processador o Sonnet EAS e o componente interno Synchrony EAS. Modelos antigos funcionavam com os componentes internos Sonata (de titânio) e Pulsar (de cerâmica) e os processadores externos Duet e Duet 2.
Vídeo de como EAS funciona


Implante de Condução Óssea

Aparelho que transmite as ondas sonoras através de condução óssea diretamente para o ouvido interno, onde são processadas como som natural. Também pode ser usado por quem tem surdez unilateral, pois o aparelho pode ser colocado no lado ruim e transmitir o som até o lado bom.
Ver o comparativo dos implantes de condução óssea

Sistema Baha – Imagem: Cochlear (Divulgação)

Modelos disponíveis no mercado:

Baha 5 – Cochlear

O Sistema Baha pode ser utilizado de quatro formas diferentes:

  • Baha Connect: Implante de condução óssea com pino externo.
  • Baha Attract: implante de condução óssea sem pino aparente. O processador externo é preso magneticamente.
  • Baha Softband: Uma espécie de bandana permitindo que o implante de condução óssea seja usado sem necessidade de cirurgia. É comumente usado em crianças, que não podem fazer a cirurgia tão cedo ou para testar se o Baha é indicado para o caso.
  • Baha SoundArc: Uma espécie de tiara, parecida com uma haste de óculos, é outra opção para quem não pode ou não quer passar por uma cirurgia. Ela é apoiada atrás da orelha, fazendo uma leve pressão nos ossos temporais para conduzir as vibrações geradas pelo processador.

Além disso, o Baha 5 possui 3 modelos de processadores para diferentes níveis de perda auditiva: Baha 5, Baha 5 Power e Baha 5 SuperPower.
Ver o comparativo dos processadores Baha 5.
Ver posts sobre o Baha
Ver no site da Politec

Ponto – Oticon Medical

O Sistema Ponto possui 3 modelos de processadores para diferentes níveis de perda auditiva: Ponto 3, Ponto 3 Power e Ponto 3 SuperPower.
Vídeo de como o Ponto funciona

MED-EL

A MED-EL possui duas soluções de condução óssea diferentes:

  • ADHEAR: Solução não implantável. O processador, que contém o transdutor (componente que faz a vibração), possui um adesivo para ser colado na pele, atrás da orelha.
    Vídeo de como o ADHEAR funciona
  • BONEBRIDGE: Utiliza o implante BCI, no qual o transdutor (componente que faz a vibração) é implantado sob a pele.
    Atualmente é utilizado com o processador Samba. Antigamente era usado com com o Amadé.
    Vídeo de como o BONEBRIDGE funciona

SoundBite – Sonitus Medical

Um curioso aparelho que não é realmente um implante e não necessita de cirurgia. O componente interno é colocado dentro da boca, como se fosse um aparelho dentário móvel. O usuário utiliza um AASI atrás da orelha, que processa o som e transmite para o aparelho interno que fará a vibração óssea nos dentes que chega ao ouvido interno.
Atualização: No começo de 2015 a Sonitus Medical declarou falência deixando os usuários sem serviço e muitos não receberam os aparelhos que compraram. Não se sabe se a tecnologia do SoundBite será transferida para outra empresa.
Vídeo de como o SoundBite funcionava


Implante de Ouvido Médio

São chamados de aparelhos auditivos implantáveis ou AASI interno. Converte os sinais do ambiente em vibrações mecânicas através de um mecanismo chamado transdutor, que estimula diretamente os ossinhos do ouvido médio.
Indicado para quem possui perda auditiva neurossensorial leve a severa, bem como na perda auditiva condutiva ou mista.

Sistema Carina – Imagem: Cochlear (Divulgação)

Carina – Cochlear

É um sistema auditivo totalmente implantável, ou seja, o processador e o microfone são implantados por meio de uma cirurgia, sem a necessidade de uso de um aparelho externo.
Veja no site da Politec

Esteem – Envoy

Aparelho totalmente implantável que não possui nenhum componente externo. Ele capta o movimento do martelo (primeiro ossículo ligado ao tímpano) e transfere para um transdutor conectado ao estribo (último ossículo, ligado à cóclea).
Veja como funciona

Vibrant Soundbridge – MED-EL

Atualmente utiliza o componente interno VORP/FMT e o processador externo Samba ou Amadé. O transdutor é conectado a um dos ossículos, vibrando todo o conjunto.
Vídeo de como o Soundbridge funciona

MET – Cochlear

Ainda não disponível no mercado, o MET é um sistema auditivo semi-implantável. A principal diferença do MET para o Carina é que o MET precisa de um microfone externo para captar o som do ambiente e transmitir para a parte interna.
Vídeo de como o MET funciona


Implante Coclear Acústico Direto (DACI ou DACS)

A sigla vem do inglês “Direct Acoustic Cochlear Implants” ou “Direct Acoustic Cochlear Stimulation“. Se trata de um novo modelo de implante auditivo desenvolvido para preencher uma lacuna que outros implantes não eram capazes de atingir. O funcionamento lembra bastante o implante de ouvido médio porém, ao invés de vibrar os ossículos do ouvido médio, ele envia as vibrações diretamente ao líquido que fica dentro da cóclea, a perilinfa. É indicado para pessoas que têm perda profunda e, por terem problemas na cóclea e no ouvido médio, não teriam bons resultados nem com o implante coclear nem com um implante de condução óssea.

Sistema Codacs – Imagem: Cochlear (Divulgação)

Codacs – Cochlear

O implante ainda não está disponível no mercado. Ele funciona com um processador externo idêntico ao de implante coclear, como o Nucleus Freedom ou Nucleus 6, por exemplo.
Veja o estudo sobre o sistema Codacs


Implante Auditivo de Tronco Cerebral (ABI)

A sigla vem do inglês “Auditory Brainstem Implant”. É indicado para casos em que a cóclea e o nervo auditivo não funcionam perfeitamente, principalmente quando há neurofibromatose tipo II. Nestes casos, os eletrodos são implantados diretamente o núcleo do nervo auditivo, localizado no tronco cerebral (na altura da nuca). O processador externo utilizado com este implante é exatamente o mesmo do implante coclear.
Veja post sobre o Impante Auditivo de Tronco Cerebral (ABI).

Sistema de Implante Auditivo de Tronco Cerebral (ABI) Nucleus® 24 – Fonte: Cochlear

Modelos disponíveis no mercado:

Nucleus 24 ABI – Cochlear

Compatível com os processadores Nucleus Freedom e Nucleus 6.
Veja imagens no site oficial

Digisonic SP ABI – Oticon Medical

Funciona com os processadores Saphyr, Saphyr Neo, Digi’SPK.
Veja no site oficial

Maestro ABI – MED-EL

Componente interno que funciona com o processador Opus 2.
Veja no site oficial


Implante Binaural

O implante binaural tem funcionamento similar a um implante coclear bilateral, porém os dois lados são conectados um ao outro. Para reduzir custos, o componente interno implante possui apenas uma antena e dois feixes de eletrodos, um para cada cóclea. Ele possui um processador externo em apenas uma das orelhas conectado com fios à antena e a um microfone que fica atrás da outra orelha. Este tipo de implante tem sido cada vez menos usado.

Digisonic’SP Binaural – Imagem: Neurelec (Divulgação)

Digisonic SP Binaural – Neurelec

Funciona com o processador Saphyr e Saphyr Neo.
Vídeo de como o Digisonic SP Binaural funciona

* Após a compra da Neurelec pela Oticon Medical, não se sabe se este tipo de implante continuará sendo desenvolvido.
**  A Advanced Bionics possui um recurso chamado de Binaural para o implante coclear bilateral, no qual o usuário pode transmitir o som do processador de um lado para o outro. Porém não se trata de um implante fisicamente binaural.

Beijinhos sonoros,
Lak Lobato

Post publicado originalmente em 09/03/2015 e atualizado em 16/03/2018.

5 Resultados

  1. Patricia disse:

    Sou do Team Baha! 🙂

  2. Michele Assad disse:

    Parabéns Lak Lobato por resumir informacoes preciosas pra nós!!!!!!

  3. Cinthia Gabriele disse:

    Acho que o binaural seria indicado para mim, já que tenho perda profunda bilateral. Sabe se o SUS fornece essa opção?

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.