A LIBRAS como parte desenvolvimento da comunicação

9 palpites

  1. Se a pessoa precisa de libras para se comunicar é ótimo que tenha a opção. Eu sendo surda pós-lingual nunca precisei de língua de sinais, nem convivi com surdos sinalizados. Mas o que interessa é apelar para os recursos disponíveis e não deixar jamais uma criança sem comunicação.

  2. É o q está acontecendo com a Lolo

  3. Excelente, Lak! Parabéns à você, à Roselle e à Marcella. Engrosso o coro, que em 2017 ideias pré-concebidas não nos impeçam de olhar pra cada um segundo suas necessidades e desejos. Viva a diversidade!

  4. Roselle Maria Css me orgulho de vcs amiga. Vc foi atrás de todas alternativas pra Marcella. Temos muito em comum.

  5. Ana cristina Batista disse:

    Olá boa tarde!
    Sou psicopedagoga e faço parte de uma equipe multidisciplinar (1 psicologa, 1 fono e eu) aqui de minha cidade, onde atendemos crianças com IC e conheço Libras.
    Temos 4 grupos de crianças IC, cada grupo com 7 a 9 crianças e vimos a necessidade de nós utilizarmos da Libras em um desses grupos para obtermos resposta, êxito com nossas crianças Implantadas, achei interessante a mãe falar quando diz que a “criança tem que ter uma comunicação” é o que explicamos prós país, as crianças precisam se expressar ter uma comunicação, e a libras veio sim pra somar junto a essas crianças.

    • Lak Lobato disse:

      Nada é regra válida para toda e qualquer criança com deficiência auditiva. Assim como se deve respeitar famílias que optam por não implantar, tendo indicação para tanto, há famílias que escolhem trilhar o caminho da oralização com o implante, mas sem LIBRAS. Ainda que seja mais longo e demorado. Respeitando-se as necessidades da criança, a escolha da família é soberana. Não do Estado e muito menos da Cultura Surda. Se a LIBRAS virar uma regra obrigatória para toda criança com deficiência auditiva, desconsiderando-se a escolha da família, as necessidades individuais dela, então o IC também deve ser uma regra obrigatória para toda criança que tiver indicação médica para isso.
      Escolhas, não imposições, são a chave. Respeito acima de tudo também.

  6. Artemiza disse:

    Maravilha abordar esse tema, meu filho é usuário de IC, a Fono usa libras como apoio e eu estou em busca de libras também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Emoticons Smile Grin Sad Surprised Shocked Cool Mad Razz Neutral Wink Red Face Cry Evil Twisted