25 de Fevereiro: Dia Internacional do Implante Coclear

Dia Internacional do Implante Coclear

Dia  25 de fevereiro, comemoramos o Dia Internacional do Implante Coclear. Uma singela homenagem à primeira tentativa de desenvolver um aparelho implantável que auxiliasse pessoas com perda auditiva.

Pensando nisso, resolvi fazer uma lista das 10 coisas mais maravilhosas que o IC trouxe para a minha vida. Porque foi a exatamente 10 anos, em fevereiro de 2007, que comecei a trilhar essa jornada de reencontro sonoro.

  1. A vida tem sons! E eu posso ouvir milhares desses sons. Vozes, risadas, músicas, barulho de água, pássaros, sons de bichinhos. E eu amo ter oportunidade de saborear cada um desses sons!
  2. Como eu tive oportunidade, antes e depois de implantar, de conversar sobre as experiências de outros usuários e famílias de usuários, ganhei os melhores amigos que eu poderia ter nessa vida. Encontrei a minha verdadeira família de alma!
  3. Eu descobri um propósito de vida! Ajudar outras pessoas que estão no mesmo barco. E segurar a mão delas, enquanto elas começam a própria caminhada de deslumbramentos sonoros.
  4. Agora, eu tenho oportunidade de resolver um monte de problemas sozinhas, já que consigo ligar para tudo quanto é lugar e resolver as minhas burocracias! Incluindo pedir uma pizza!
  5. Quando eu fico triste, ou aborrecida, ou saudosa, ou tenho algum sentimento difícil de explicar, ouço música. A coisa mais difícil, nos meus 20 e tantos anos de silêncio, era justamente essa parte de não ter música para compartilhar o estado de espírito.
  6. Eu pude conhecer a voz do meu marido. E do meu irmão. E ouvir como estão as vozes dos meus pais e da minha irmã agora. E conhecer centenas de vozes que tornam a minha vida mais completa. Adoro conhecer a voz das pessoas! É realmente maravilhoso!
  7. Pude realizar meu sonho de aprender melhor outros idiomas. Incluindo inglês, que era uma língua onde eu empacava no básico, porque nunca consegui aprender via leitura labial! (sei que tem gente que consegue e realmente admiro essas pessoas!)
  8. Consigo me virar bem num mundo que se lixa pra acessibilidade. Embora eu ainda ame achar opções de filmes, séries e videoaulas legendadas, tenho que reconhecer que poder usar o implante abre um leque enorme de possibilidades. Mas, confesso, vou continuar brigando por legendas, porque eu já precisei um dia e sei o quanto isso faz falta!
  9. Posso ouvir a voz do meu marido o tempo todo. Inclusive, quando as luzes se apagam. Poder conversar com a luz apagada, dependendo da ocasião, é um privilégio. Hihihi
  10. Ter oportunidade de comentar de milhares de sons que me encantam a cada dia, nesses 10 anos, tem dado sentido à minha vida. É uma experiência maravilhosa poder redescobrir o mundo, depois de tanto tempo enclausurada no silêncio! Ouvir, na minha opinião, é a mais maravilhosa das aventuras!

E você? Quais são as coisas boas que o IC trouxe para a sua vida?

Para celebrar esse dia tão especial, que tal compartilhar suas aventuras sonoras conosco?

Beijinhos sonoros

Lak

1 Resultado

  1. Beleza, Dia Internacional do Implante Coclear, só nós sabemos como é importantíssimo, imagine se eu escutasse, como seria mais fácil estudar, trabalhar, conversar… Foi duro e agora que uso o implante, é que sei.

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.