Review: Implante Coclear na água com Aqua+

De todos os sonhos de quem utiliza uma prótese para ouvir, na lista dos 10 mais da grande maioria, está a possibilidade de poder usar a prótese mesmo quando vai à praia ou à piscina. Tudo porque boa parte dos aparelhos auditivos convencionais não são à prova d’água (embora alguns modelos tenham boa resistência a umidade). E até pouco tempo atrás, eram raros os modelos de implante coclear que permitiam que o usuário permanecesse com o processador nesses momentos de lazer na água.

Pois bem, os fabricantes de implantes cocleares ouviram os apelos dos usuários e decidiram levar à sério essa necessidade de ouvir até debaixo d’água de muitos implantados e lançaram acessórios que permitem ser usados na praia, piscina, cachoeira ou clube aquático.

E, no caso de quem utiliza modelos da Cochlear Nucleus 5 ou Nucleus 6, a opção de acessório se chama Aqua+.

Eu demorei bastante para adquirir o Aqua+ por vários motivos: o preço é meio salgado e eu raramente vou à praia. Por isso, nunca me preocupei muito de investir dinheiro nisso. Porém, no final de 2016, decidi passar o Réveillon na praia e achei que o momento de adquirir meu Aqua+ tinha chegado.

O que achei dessa aventura?

  • Gostei muito muito muito mesmo de não precisar ficar em silêncio na praia. Minha leitura labial anda péssima e mesmo ouvindo menos (eu só comprei de um lado, porque adquirir bilateral estava MUITO acima do meu orçamento) qualquer som é melhor do que silêncio.
  • Demorei um pouquinho pra me entender com o esquema de por e tirar o processador da capinha de silicone. Na primeira tentativa, achei que não entrava. Na segunda, ache que ele não ia sair. Depois peguei o jeito e ficou tão fácil, que achei até que tinha rasgado alguma coisa. Felizmente não era o caso hihi
  • Amei a presilha que prende o IC no biquini. Ela realmente prende bem (se for bem colocada) e dá pra relaxar, que o IC fica bem preso na linha de nylon. (No caso de homens, que não usam parte de cima, ficam dependendo de uma camiseta ou cordão para prender o IC.)
  • O som fica um pouco abafado, mas é uma questão de aumentar o volume ou adaptar a programação (segundo me contaram e conferi com a fono de mapeamento). Mas entre não ouvir nada e me acostumar com esse abafamento, adivinha o que me agradou mais? No primeiro dia, achei estranho. A partir do segundo dia, já estava acostumada.
  • Mergulhar na piscina é totalmente sossegado usar o Aqua+. No mar, eu ousei bastante, porque a praia era muito calma. Tão calma que tinha momentos que o nível das ondas era ZERO. Então, passados os primeiros momentos de tensão, mergulhei de boa com o IC no Aqua+ e só me diverti. Ele só caiu uma vez, quando me joguei de costas numa onda, mas nada que segurar com a mão nessa hora não resolvesse. Usar na praia requer muito cuidado e bom senso. Especialmente no caso de crianças. Acho bem mais seguro deixar pra usar o Aqua+ só na piscina mesmo.
  • A antena com detalhe azul é a coisa mais linda do mundo e sou a favor da antena ter esse detalhe em diversas cores hahaha.
  • Ninguém olhou pro meu Aqua+ ou me parou para perguntar o que era aquilo na minha orelha. Infelizmente, porque eu estava me achando a rainha da cocada preta hohoho.

Mas como a minha opinião é apenas uma em muitas, resolvi convidar alguns amigos para dar a opinião deles sobre o Aqua+ aqui no DNO:


Raul Sinedino
Usuário unilateral de IC há 12 anos.

O implante coclear sempre me deu sensação de segurança e liberdade, mas nunca na água, até a chegada do meu Aqua+. A grande surpresa foi descobrir de maneira gostosa que é possível interagir com a água através dos sons e a minha natação que antes era monótona, silenciosa e solitária, se tornou uma atividade prazerosa. E desde então, o Aqua+ se tornou meu grande companheiro em todas atividades em que inclui água. Ele já me acompanhou nas belas tardes de praia de Ipanema, nas piscinas da PUCRS, nas cachoeiras de Canela e nos raftings em Três Coroas.

Prós: interação com a água e pessoas dentro do ambiente aquático.

Contras: ter pouca durabilidade, ser caro, não ter suporte para prender o IC no caso dos homens.


Rafael Cavalcanti
Usuário unilateral de IC há 4 meses

Percebi que ao mergulhar de snorkel, pés de pato e Aqua+ tive mais autonomia e segurança para a prática desse esporte. Em momentos de  lazer,  quando alguém me chama por cima da água, consigo ouvir tranquilamente. Claro quem um pouco mais abafado, mas pouca coisa. Logo na primeira vez que usei o Aqua+ na prática de apneia (mergulho sem equipamento) um colega que estava comigo me contou o que todas as vezes que ele me chamava, eu consegui virar o rosto e olhar para ele lá, dando a máxima tensão. Achei bem interessante pois agora, quando estou nadando, consigo ouvir todos os barcos, o som do mar, é muito engraçado.


Mary Golden, mãe da Lara
Usuária bilateral de IC há 1 ano e 8 meses

Compramos o Aqua+ antes de nossa viagem de final de ano para a praia. A Lara estava entrando numa fase em que ela começou a falar algumas palavrinhas, mas sempre depois de muita repetição e fazendo associações. Antes dessa viagem já havíamos tentado ensinar algumas novas palavras para ela, mas com pouco sucesso. Repetíamos muitas e muitas vezes: “água, água, água“, por exemplo, mas a Lara só repetia de vez em quando e sem muito interesse. Durante a viagem, e já usando o Aqua+, quando a levamos para o mar e ela viu aquela água toda parece que tudo fez sentido e ela disparou a falar “água”. Aprendeu até uma palavrinha nova com a tia Lak “concha”! Mais do que apenas repetir “água”, ela criou associações e começou a falar “água” também quando íamos para a piscina do hotel ou dávamos banho nela. A grande maioria dos banhos haviam sido silenciosos para ela até aquele momento. Já havíamos usado o acessório Aqua, que é apenas uma capa de plástico que envolve todo o IC, mas ela não é feita para ser reaproveitada e, por isso, a usávamos bem pouco.  Com o Aqua+ era diferente. Nós o colocávamos pela manhã e íamos para a praia. Quando voltávamos para o hotel  íamos para a piscina e, logo em seguida, dávamos banho na Lara, tudo isso na sequência e sem ter que tirar o aparelho. A Lara adorava! A princípio tínhamos medo de que entrasse água pelo Aqua+ e que isso danificasse o IC, mas depois de uns minutos observando, nós percebemos que ele realmente vedava o aparelho, o que nos deu muita confiança e liberdade para brincar e aproveitar o momento. A Lara rolava na areia, entrava no mar e mergulhava na piscina. Tudo à vontade, livre! Nessa viagem que fizemos, a Lara teve um grande avanço e melhorou muito na compreensão das palavras e também na sua criação. Sabemos que o Aqua+ em si não melhorou a qualidade do som que a Lara ouve, mas ele permitiu a ela viver sensações e experiências novas e, essas sim, foram fundamentais.


Cada um com suas experiências. Sei de gente (principalmente crianças) que diz ter dificuldade ou até não gostar de usar o Aqua+. Dizem que o som fica abafado e que ouvem o silicone raspar no microfone. No entanto, há muitos usuários com experiências favoráveis com o Aqua+. Talvez seja uma questão de fazer um mapeamento adequado ou de mexer no volume. Mas, claro, há todos os tipos de gostos e algumas pessoas tem mais sensibilidade ao abafamento/ruído que outras.

Ao adquirir o Aqua+, como qualquer acessório, é importante seguir as recomendações do fabricante. A capinha de silicone pode ser usada apenas um determinado número de vezes (por volta de 50 usos), com tempo máximo de imersão de 2h (depois é sair e secar. E voltar pra água, se for o caso) e até 2m de profundidade (lembre-se que usuários de IC podem mergulhar no máximo até 20m de profundidade, mesmo sem a parte externa). E praias onde as ondas são fortes, talvez não seja um local adequado para expor o IC à força do mar. Mas, vai do bom senso de cada um.

O importante é que, uma vez tendo Aqua+, ele pode ser usado também para proteger o IC do suor, da areia, da maresia, na banheira, piscina, cachoeira, parque aquático e o que mais a imaginação e o momento permitir. O importante é aproveitar o máximo da experiência auditiva, com toda a liberdade que os acessórios de proteção à água permitem.

Beijinhos sonoros,

Lak

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.