12 coisas que só quem usa Implante Coclear entende…

Viver com o implante coclear é uma aventura sonora que a gente só tem oportunidade de desfrutar, graças a essa magnífica tecnologia.

Porém, usar o IC tem seus perrengues, suas limitações e também suas vantagens. Algumas coisas, só quem usa (ou quem convive diariamente conosco) é capaz de entender.


1. A delícia que é chegar em casa, depois de um dia cansativo e estressante e sentir o alívio de poder tirar os aparelhos e descansar a cabeça um pouco


2. A sensação de desespero quando você percebe que saiu de casa sem levar a bateria extra.


3. O pânico que dá quando percebe que alguma peça quebrou/pifou e você não tem uma extra para repor imediatamente.


4. A ansiedade de fazer um novo mapeamento mas perceber que vai levar um tempinho para se acostumar com a programação nova.


5. Aquela inegável sensação de cumplicidade de encontrar alguém que também usa implante coclear. É como ser parte de uma sociedade secreta e cumprimentar um colega.


6. O prazer indescritível de ouvir um som pela primeira vez, que você nem imaginava que existia, antes de usar o implante/mudar a programação e finalmente ouvir.


7. Descobrir que a voz de algumas pessoas é completamente diferente de como você sempre imaginou.


8. Perceber que você tem uma vocação que jamais imaginou: de explicar infinitas vezes como funciona a tecnologia do IC.


9. Respirar profundamente para não xingar a pessoa que te chama de “ex-surdo”, “ex-deficiente-auditivo”, como se você estivesse curado de alguma coisa e não apenas usando um recurso tecnológico que te permite ouvir.


10. Aquela arregalada de olhos que você dá, diante algum barulho desconhecido, que você fica fazendo mil suposições, até descobrir que não era nada demais.


11. Ter que lidar com a cara de interrogação de algumas pessoas, quando você não aguenta e pergunta para a primeira pessoa que vê pela frente “mas que barulho é esse?”


12. Quando você percebe que passou o dia com alguma coisa grudada no imã.


Tenho certeza que quase todo implantado (principalmente os tardios) já passou por alguma ou várias dessas e que tem muitas coisas para acrescentar, porque vida de implantado é uma aventura e tanto.

Beijinhos sonoros

Lak

6 Resultados

  1. Marcelo Lopes disse:

    Lak, que show! Vc sempre me surpreendendo com sua maneira de transformar sensações nossas em palavras ou GIfs! 😀

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.