Encontro de 3 anos de DNO em São Paulo (SP)

Três anos de histórias, muitas histórias, relatadas nesse blog.

Três anos que foram transformadores na minha vida e na vida de muitos leitores.

Três anos de relatos de alegria, de tristeza, de emoção compartilhada.

Três anos seguindo o conselho do Jairo Marques para escrever o próprio blog que falasse sobre os surdos oralizados, usuários de próteses e implantes auditivos.

A festa foi desse jeito mesmo: um monte de gente diferente, com histórias diferentes, que tinham um único objetivo: comemorar juntos.

Eram dois blogs fazendo aniversário, o DNO e o Assim Como Você. Então, havia uma diversidade absoluta de pessoas: surdos oralizados, bilingues, sinalizantes, implantados, “aparelhados”, cegos com cães guias, amputados, cadeirantes, muletantes, autistas, “infiltrados” (como diz o Jairo, quem não tem deficiência nenhuma, mas simpatiza com a nossa luta por um mundo inclusivo e acessível), pais, mães, crianças, idosos, tantas pessoas diferentes, mas iguaizinhas a eu e você!

Teve criançada fazendo algazarra, teve chapéuzinho, apito e tudo mais que uma festa de gente feliz merece! Deu pra conversar bastante – claro que não eu, porque estava de anfitriã – pra comer uma comida gostosa… Teve até um bolo com orelhas, para simbolizar o blog e que recebeu um implante (aquele de plástico que vem com o coala da Politec) pra nos representar perfeitamente.
Foi uma alegria transbordante, que durou das 17h às 23h (pelo menos, foi a hora que saí e ainda tinha gente lá).
Não sei se todo mundo gostou, mas pra mim, foi um dos melhores momentos da vida!
Agradeço ao Jairo Marques, à Thais Naldoni, à Debora Martins (que fez o nosso lindo bolo), ao Roner, Minda, Cris, Raul, Anahi, Renata Lé pela presença e pela ajuda na divulgação do evento. E a todos os implantados e usuários de AASI que estiveram presente na festa, a todas as pessoas das mais diversas condições que estavam lá, sozinhos e com a família. Aos amigos queridos de longa data e aos recém conhecidos! Obrigada por compartilhar comigo este momento! Foi muitissimo especial!

E, claro, nosso discurso:

aos amigos cegos, o primeiro vídeo tem dezenas de fotos do evento, com o texto:

O mundo ideal

No mundo ideal,

Quando mais uma criança sorrir

Mais rico e mais sortudo quem estiver por perto será!

Quando uma criança entende a harmonia das diferenças….

Ela vira arco-íris e faz multiplicar as cores

No mundo ideal, a gente abraça os bichos com festa

Pois os bichos serão conclamados amigos e parceiros

O mundo ideal receberá o diverso com braços abertos

Seja ele surdo

Meio tortinho

Com os olhos meio rasgados

Com uns cabelos meio branquinhos

Múltiplo, variado, iluminado

No mundo ideal,

Eu serei assim como você

E você entenderá de vez

Que é igualzinho a mim

Palavra do coração…

Beijinhos sonoros,

Lak

p.s. os apitos que aparecem no segundo vídeo foram idéia minha, pra simbolizar os ‘beijinhos sonoros’

 

25 palpites

  1. Marcelo P disse:

    Lindo relato, lindo encontro!
    Amei estar lá com você nesse momento especial!
    Parabéns por esse blog maravilhoso que faz mudar a forma de pensar de muita gente, mudar para melhor, pois a audição é muito importante na vida de cada um.
    Beijos!

  2. Renata Lé disse:

    Amei comemorar esse dia especial com vc… Foi divino…. e assim aprendemos tbm com a superação e dificuldade do próximo… E que venham mto mais festas e comemorações…

    • laklobato disse:

      Foi lindo, né? A diversidade ensina TANTO!! Como disse o Jairo: um mundo ideal é assim!
      E foi maravilhoso ter você lá! Amei aquela nossa foto juntas.
      Beijos

  3. Jairo Marques disse:

    Parceira de toda hora, amiga de festança e de batalha por um mundo melhor… e foi tudo perfeito, não é mesmo?! Quanto “poder” tem a diversidade unida… quanta belezura tem as múltiplas faces do ser humano. Obrigado por estarmos juntos e por celebrarmos esse momento que vai, certamente, marcar para sempre a vida da gente…. Beijos, Lak!

    • laklobato disse:

      A gente transforma esse mundo, tio!! A união faz a força! Mas, toda luta merece uma pausa pra festa, risada e muitas comemorações. Obrigada pela festa compartilhada, pelo bolo, por existir. Por tudo!! Beijos

  4. Rogério disse:

    Adorei estar lá com você, o Edu e toda aquela galera, implantados, candidatos, usuários de AASI e familiares. Finalmente conheci o tão famoso Raul e achei ótimos os papos que bati com os novos amigos que fiz (eu sou péssimo para lembrar de nomes, então não vou arriscar). A festa foi completa, com a molecada fazendo algazarra, a gente tropeçando em cachorro, contando piada e tomando água benta. Foi ótimo rever tanta gente querida, que encontro muito pouco por morar tão longe. Mas valeu. Saí do Shopping com um gostinho meio de frustração por termos conversado tão pouco mas, por outro lado, sentindo a alma leve por ter participado de um evento onde o amor fraterno foi a tônica desde o início. É ótimo ter amigos assim.

  5. Lak, obrigado pela festa, pela compania e pelos amigos todos qeue estavam lá. Infelizmente por motivos alheios à minha vontade pude ficar muito pouco lá, mas bastou pra renovar as energias e vendo vocês, ficar com saudade e esprerando o próximo encontro onde quer que ele seja. Bjs. 😀 😀 😀

  6. Giseli disse:

    Lak, agradeço pela oportunidade de poder compartilhar com vocês esses momentos de confraternização. Foi ótimo trocar ideias com todo mundo! Espero que mais encontros do tipo venham! E como é anual, espero não perder mais nenhuma edição 😀

  7. Renata disse:

    Lak querida, desculpe não ter ido, fiquei babando das coisas boas que perdi, mas minha mãe passou mal e tive que socorrê-la. beijos

  8. greize disse:

    Achei lindo tudo, mas não vou em nada né.Rsrs.Minha vida tem estado em constantes mudanças….
    Mas tudo tem seu tempo e ainda vamos nos encontrar Lakshmi .Vida longa a vcs.Deus abençoe. 😉
    bjuss

  9. Carolina correia disse:

    Oiiii Lak! Parabens…. Foi lindooo! 😛

  10. Diana disse:

    Ameiiiiiiiiiiii e fiquei com invejinha branca de não ter ido… Só senti falta de legenda no vídeo do discurso… Sua voz ficou meio abafadinha na barulhada da galera… Eu entendi o contexto, mas não peguei tudo não… Ainda mais q só tava com um dos BAHA´s na hora q ouvi…

  11. Elias disse:

    Lak parabéns pelos 3 longos e produtivos anos do blog. Agradeço de coração, pois é o blog que eu indico sempre quando quero mostrar para mães e pais que é possivel, que tem saida. E tem tbém as experiências boas pra confortar o coração. E claro, mostra os desafios também.
    Como não nos despedimos, fica aqui meu afetuoso abraço a vc e ao Eduardo.
    Desta vez nem deu um dedo de prosa rs!!!
    Até o próxmo
    Elias
    PS Não ganhei o chapeuzinho, tudo bem, eu supero.

    • laklobato disse:

      Elias, eu peço mil desculpas. Queria ter conversado com você e a Rita, mas não consegui MESMO!
      Sobre o chapéu, eu comprei poucos, pq achei que o povo não iria querer usar hehe
      Beijocas

  12. Roner Dawson disse:

    Lak e Jairo,
    foi, sem duvida, um dos melhores encontros dos tantos que ja participei. Exatamente pela multiplicidade, pela alegria contagiante e pelo mooooonte de gente bacana.
    PARABENS aos dois. Me sinto feliz por fazer parte desta familia e deixo aqui a sugestao de que sim, seja anual, daqui por diante, assim como sao os do FIC (Maio em Campinas, Agosto no Rio e Novembro em Sampa + outros espalhados Brasil a fora).
    Registrei em alguns singelos clicks, aqui:
    https://picasaweb.google.com/117634917439196881876/DNOACV

    Grande abraco pra voces e para todos os participantes do DNO e do ACV!!!! 😀 😈

  13. Rita disse:

    Oi Lak !!
    Tava dando umas voltinhas por aqui pelo seu blog e não posso deixar de comentar rs
    Nós sentimos sua falta sim mas dava pra ver que vc tava ocupadíssima!!
    Afinal era a anfitriã da festa do seu blog !!!
    Claro que entendemos !!! Vamos te seguindo, pode deixar.
    Bjo carinhoso