A corrente do bem…

Era um ciclo de palestras voltado especialmente para pais de crianças candidatas ao IC ou já implantadas. Pediram pra platéia se apresentar e falei que era implantada e que escrevia um blog sobre o IC.
Na hora do almoço, ela veio na minha direção. Bonita, magra, aparentava ser bem mais jovem que eu (tenho 34 anos) e um belo sorriso, um tanto assustado. Perguntou se eu tinha companhia para o almoço, já me convidado para almoçar, de maneira implícita. Aceitei e fomos.
Ela me pediu para contar a minha história, queria saber sobre a surdez, como aprendi a falar, quando fiz o implante coclear, como estava sendo os resultados. Contei, repetindo minha história pela milésima vez, mas com a mesma paciência de quem contava algo pela primeira vez.
Ela me contou que a filha era deficiente auditiva. Que ela não sabia se nascera assim ou se tinha perdido a audição. Que ela não sabia muito sobre surdez e estava pesquisando alternativas e queria saber o que eu achava de tudo. Se gostava de usar o IC, se incomodava, se a cirurgia tinha sido ruim…
Expliquei, falei que o IC me devolveu uma parte que me faltava. Que a cirurgia tinha sido mais difícil para as pessoas que se preocupavam comigo, do que pra mim. Que a minha recuperação só foi ruim pela labirintite, mas dor não tive nenhuma e encararia de boa uma segunda cirurgia no outro lado.
Então, ela me perguntou algo engraçado “Se você fosse mãe de uma criança deficiente auditiva, faria o implante nela?”
Respondi que era fácil para eu responder isso. Eu conhecia na pele todas as situações. Sabia o que era ouvir naturalmente. Sabia o que era ser surda. Sabia o que era encarar a cirurgia. Sabia como era a ativação e todo o processo de aprendizado sonoro. Sei os pontos fortes e fracos do IC. Então sim, um filho meu, surdo, seria implantado sem o menor receio!
Ela respondeu “Então, é isso que você acha que devo fazer?”
Respondi: “Não, isso é o que eu faria. Você deve pesquisar todas as alternativas. Optar pela lingua de sinais. Optar pelo uso de próteses apenas. Optar pelo IC. Optar por tudo isso junto. Você deve pesquisar, ver o que te agrada mais em todos os sentidos e só então, fazer o que achar melhor. Não posso dizer o que você deve fazer. Só digo que, pra mim, o IC valeu a pena. Mas não se paute por mim, porque cada caso é um caso e o meu sequer serve de espelho.”
Passei o endereço do DNO pra ela e disse: “Leia, há boas histórias lá, quem sabe alguma te ajuda?”
O almoço acabou. O ciclo de palestras se encerrou. Falamo-nos algumas poucas vezes pela internet. Mas, os meses foram passando e eu não tive mais notícias.
Até que, recentemente, recebi um recado “Oi Lak, tudo bem?? Estou super feliz, porque minha filha já está implantada. Agora, estamos ansiosos a espera da ativação…
E só para lembrar, muito obrigado sempre, você não sabe o quanto foi importante para mim, em um momento tão difícil… Beijos”
Chorei! Não existe palavras para expressar o sentimento de alegria transbordante que enche meu coração quando recebo algum recado assim.  Não por ter mais uma criança implantada, isso me é indiferente, pois eu respeito todas as escolhas que os pais de crianças com deficiência auditiva façam, mas porque saber que pude estar presente num momento difícil de alguém e servir pra alguma coisa boa, é mágico!
Hoje, dia 5 de dezembro, comemora-se o Dia Internacional do Voluntario, data criada pela ONU para incentivar e valorizar o trabalho voluntário no mundo todo. Parabéns a todos que dedicam uma parte do seu tempo para ajudar outras pessoas e contribuir para um mundo melhor!
Beijinhos sonoros,
Lak

8 Resultados

  1. SôRamires disse:

    Parabéns Lak, usar seu tempo para explicar, ajudar os demais é um dom inestimável. Fico Feliz sempre que vejo que suas palavras ajudaram a melhorar a vida de alguém. Voluntariado é isso mesmo!

  2. Marcelo P disse:

    Lak! A nossa missão aqui na terra também é servir, seja com atos ou com palavras e o resultado pode ser que leve algum tempo para aparecer, mas acredito que essas suas palavras foram maravilhosas, o direito de optar por aquilo que nos faz melhor!
    Parabéns!

  3. Que lindo adorei tudo o q li nossa se vc soubesse o quanto nos ajuda,
    meu bb e implantado hoje faz 5 meses q ele e implantado e graças a DEUS tambem encontrei dois anjos na internet o Gil Muner e a Monica Mendonça
    hoje padrinhos vitual do Maycon graças a esses dois fui bem instruinda e informada e hoje meu bb ouve …
    Obrigada sempre por tudo adoro ler lições de vida
    Deus abençõe vcs ricamente 😀

    • Avatar photo laklobato disse:

      Gil e Mônica são anjos mesmo!! Admiro muitissimo o trabalho que esses dois realizam quanto ao IC.
      Fico feliz com o Maycon estar implantado e desejo todos os sons do mundo pra ele!!
      Parabéns por optar por dar acesso ao mundo sonoro pra ele.
      Beijinhos

  4. Eliane disse:

    Lindo Lak, simplesmente lindo, esse e tantos outros relatos que tenho lido aqui.
    Sim, parabéns e força a todos que percebem o quanto é importante o papel que desempenham. E, um Parabéns especial à vc. 😉

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.