ADAP – Associação dos Deficientes Auditivos, Pais, Amigos e Usuários de Implante Coclear

Todo candidato ou usuário do Implante Coclear já deve ter ouvido falar da ADAP, Associação dos Deficientes Auditivos, Pais, Amigos e Usuários de Implante Coclear.

Isso porque a ADAP é a mais famosa associação de apoio ao usuário do IC do Brasil. E um blog dedicado a divulgar o Implante Coclear como o DNO não poderia deixar essa informação de fora.

Mas, confesso que a entrevista abaixo não teria saído sem a contribuição do Gil Muner, ex-presidente da ADAP, que tem sido um grande colaborador do DNO! Foi ele que conseguiu o contato com a Cris:

DNO: Cris! Há quanto tempo você trabalha na ADAP?

Cris: Trabalho da ADAP desde setembro de 2002. Este ano completo 9 anos de ADAP.

DNO: Conte-nos um pouco sobre a história da ADAP. Quem foram os fundadores? Com que propósito ela nasceu?

Cris: A ADAP surgiu justamente da necessidade de ajudar os implantados com os acessórios e consertos dos dispositivos externos do Implante Coclear. Foi no aniversário do 100 implante realizado pelo Centrinho, que alguns profissionais e usuários efetivaram a associação bem no dia 03 de março do ano de 1998, funcionava somente para os pacientes do centrinho, visto que naquela época somente o centrinho e o Hospital das Clinicas de São Paulo, realizam mais efetivamente as cirurgias. A Primeira Presidente da ADAP foi a Sra. Carla Maria Rossa Elias Rosa, alguns usuários, Pais de implantados e os profissionais do centrinho, que até algum fizeram parte efetiva da Diretoria. O propósito principal foi preencher a lacuna que o programa deixava, com a manutenção dos dispositivos externos, por ser novo no Brasil, não se entendia direito critérios de garantia, as diferenças entre as marcas e principalmente o custo elevado para manter o IC, Nascia ali a continuidade de um processo de reabilitação a todos os usuários de implante coclear.

DNO: Foi difícil conseguir montar uma associação que ajudasse os usuários de implantes cocleares? As empresas que fazem/importam os aparelhos e peças se mostraram receptivas a uma associação que ajuda o usuário?

Cris: Na época de sua fundação, eu não participei, mas acredito que não tenha difícil, pois foi uma união de todos na concretização da idéia, pautada no objetivo de ajudar os implantados, pois todos já sentiam as dificuldades para substituição dos acessórios ( cabos) e logo surgiriam os consertos.
Bem quando eu cheguei foi complicado a adaptação dos representantes das marcas de implante, pois cada um falava um língua diferente, ou seja, praticava a manutenção e reposição de formas diferentes, então foi um aprendizado de ambas as partes da ADAP, das Empresas e na época dos Centros existentes, mas ao final a associação conquistou a credibilidade e foi crescendo, trazendo alguns benefícios a seus associados e divulgando seu trabalho.

DNO: Muita gente acha que a ADAP é uma associação de Bauru e não que é uma associação nacional. Então, quantos afiliados possui atualmente? Pessoas de todas as partes do país?

Cris: A ADAP na sua criação foi para atender os pacientes do centrinho, que são de todos os Estados do Brasil, mas em 2004, justamente e também com a sua chegada nos contatos pela internet, o Estatuto foi modificado abrindo-se para atender todos os usuários de implante coclear do Brasil. É uma associação de caráter Nacional, com mais de 2.200 associados de todos os 21 centros SUS , convênios e Particulares, que nos procuram todos os dias, para ajuda-los nas soluções de problemas com os dispositivos externos do IC, o Brasil todo esta presente na ADAP, em todos os Estados existe um implantado associado a ADAP.

DNO: Quais os principais serviços que a ADAP oferece aos implantados? A associação trabalha com todos os modelos de Implante Coclear?

Cris: Os serviços oferecidos pela ADAP são:
aquisição dos acessórios para o IC, com desconto;
pagamento parcelado destes acessórios, em forma de reembolso, através de boleto bancário, sem juros;
não cobra Sedex do associado para envio dos pedidos;
empréstimos de backup, conforme disponibilidade aos associados quando os aparelhos deles tem que ir para manutenção;
pagamento dos consertos que variam de US$ 545 a US$ 745 dólares
atendimento social;
informações importantes sobre uso do IC e conservação do aparelho;
informações sobre direitos da pessoa com deficiência auditiva;
defesa dos direitos em âmbito Nacional
Sim a ADAP trabalha com todos os modelos de implante coclear presentes no Brasil até o dia hoje.

DNO: Como a pessoa deve fazer para se filiar?

Cris: Para se associar basta preencher a ficha de cadastro em nome do implantado,
Termo de compromisso em nome do responsável se for menor,
Ler atentamente a carta explicativa que explica sobre valores e benefícios.

Para tanto pode entrar em contato via telefones (14) 3226 3388 ou (14) 32026092 / 32026091
Por email : adap@adap.org.br
ou por carta: Rua: Capitão Gomes Duarte, 23-26
Vila Nova Cidade Universitária
Bauru/SP
17012-226

A ADAP é uma entidade sem fins econômicos, destinada a prestar assistência na manutenção dos dispositivos externos do implante coclear, NÃO recebe verba pública de nenhuma esfera governamental.
Atua com a contribuição de seus associados e algumas doações da sociedade em geral.
Por isso necessita do apoio financeiro de seus associados, pois distribui integralmente todos os recursos arrecadados em seu objetivo principal A MANUTENÇÃO DOS DISPOSITIVOS EXTERNOS DO IMPLANTE COCLEAR.

Segue abaixo os formulários para cadastro da ADAP:

Vamos nos cadastrar, pessoal?

Beijinhos sonoros,
Lak

22 Resultados

  1. Marcelo disse:

    Super interessante!
    Irei me cadastrar!

  2. Giseli disse:

    Oi, eu queria me cadastrar, mas não consigo baixar os arquivos. Os links não funcionam 🙁

  3. David disse:

    Lak, que ótimo! Você facilitou pra caramba o processo de associação. Eu estava mesmo atrás dos formulários para me cadastrar.

    Tentei o site da ADAP, mas aparece mensagem: site em manutenção.

    Muito grato.

    Abraços

    • Avatar photo laklobato disse:

      Estranho, ontem funcionou. Hoje aparece mesmo o recado ‘site em manutenção’. Será problema com o provedor deles?
      Vou tentar mais tarde.
      Beijos

  4. Carol Soria disse:

    Lak! Que coisa! Eu realmente estava procurando um associação, pq eu vi um plano de celular aí, mas precisa mostrar uma carteirinha de associação! Essa associação é só para implantados!?
    Beijos!

  5. Ótimas as explicações Lak, sempre que vejo um implantadinho na rua pergunto logo a mãe, vcs da associados da ADAP?
    Eles fazem um trabalho belíssimo, são atenciosos e amáveis conosco quando precisamos de alguma ajuda.

    Ótimo post! 🙂

  6. Livia disse:

    🙂
    A Adap é tudo de bom na assistência aos implantados. Fiquei associada mais ou menos uns dois anos antes de fazer a cirurgia para o IC, somente para colaboração. Hoje, como associada, tive muitos benefícios com o atendimento excepcional deste grupo, que não mede esforços para atender a cada um de forma especial.
    bjos!

  7. Geraldine disse:

    Esta associação precisa e muito da ajuda de todos os socios e de pessoas que se interessem por ela … eles fazem de tudo para conseguir ajudar o socio… só que as vezes por falta de verba, não conseguem ampliar os horizontes… e muitas vezes ajudam pessoas que não podem pagar…
    aumentei inclusive minha contribuição.

    menciono, ainda, que o mauricyo foi muito bem atendido quando estragou o processador e depois o controlador… e vi uma necessidade muito maior da ADAP, pois como não tem ajuda do governo, como ttas associações sem fins lucrativos, depende a sua existencia de colaboração dos socios e demais pessoas interessadas … penso inclusive que os socios implantados e demais familiares poderiam buscar ajuda de empresas OU efetuar campanhas em todo País para que a ADAP possa se fortalecer e ajudar mais o sócios… não é facil manter uma associaçao neste país ainda mais sem ajuda do governo. e foi assim que começou a LBV, a AACD entre ttas outras e hoje conseguem muito mais do que no passado. agora imaginem se estas associações já estão há muito tempo funcionando e ainda possuem dificuldade, imagina a adap que faz pouco tempo de connstituição?? é de se pensar e tentar ajudá-los em prol de nosso proprio beneficio e beneficio de nossos filhos implantados. abraços geraldine 😀

  8. Mariana disse:

    Vou me cadastrar djá! Queria poder ajudar também, acho lindo pessoas comprometidas com o que fazem e fazem com paixao!

    Bjs

  9. Rodolfo disse:

    Uma duvida eu já conheço essa adp sou usuário do implante e já tenho uns 18 ano com esse implante e todos ano eu vou sempre na adap eu gostaria de sabe sobre cosdastrar ?

    abraço

    ah adorei esse site muito bom sobre a novidade 🙂 🙂

  10. Greize disse:

    Ótimo post , parabéns Lak. 😉

  11. Roner disse:

    Obrigado Lak, mais uma vez por divulgar ae a “nossa” ADAP. Tivamos batalhando la por 10 anos, trazendo associaodos, divulgando os beneficios, brigando, as vezes literalmente, com o SUS e com algumas empresas representantes do IC, sempre defendendo nossos interesses, nossos, dos implantados, do qual sempre levantamos a bandeira.
    Bacana contar com o DNO para divulgar ainda mais a associacao.
    Sempre disse a todos que o 1o motivo para se associar, nao é exatamente o “o que a ADAP pode fazer por mim?”, mas exatamente o: “O que eu posso fazer pelos implantados brasileiros?”.

    Pq, qdo nos associamos, estamos ajudando a todos os implantados brasileiros. Lembrando que alguns deles nao têm sequer condicoes de comprar pilhas e baterias para seus processadores.
    Entao, vamos, com união, que faz a força!!!
    Obrigado mais uma vez, menina!! Abracos!!

  12. É maravilhoso ver o trabalho da ADAP sendo reconhecido aqui no DNO, faz nossa equipe ainda mais motivada e forte para seguir adiante em novas conquistas frente a nova realidade do Implante Coclear no Brasil.
    A ADAP estará presente na comemoração de 10 anos do FIC (Fórum do Implante Coclear) no Rio de Janeiro em 20 de agosto de 2011.
    Visite nosso site (www.adap.org.br) e fale conosco.

    Adriana Coelho
    Diretoria ADAP.

  13. Alipio Coto disse:

    Tenho amigos que trabalham lá e conheci vários trabalhos da Associação, é real-
    mente muito gratificante ver a forma como eles conduzem o atendimento aos as-
    siados, é um trabalho digno de aplausos. PARABÉNS.

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.