Aniversário bem sonoro

Esses dias, uma mãe que eu não conhecia, me chamou em particular e disse “Minha filha é deficiente auditiva e estou apreensiva com a cirurgia de IC. Mas aí leio as suas postagens e você é tão feliz de ser implantada! Que bonito…”

Ah, eu nunca deixo de me emocionar de saber que consigo, mesmo sem querer, acender uma centelha de luz num momento sombrio do coração dos pais! Acaba sendo uma compensação retroativa de não ter podido fazer isso com os meus, quando nós passamos por isso!

Que bom que o mundo dá essas voltas!

E fiquei pensando nisso o dia todo, lembrando do momento em que eu perdi a audição. Não sou muito de falar sobre esse assunto. Eu tenho predisposição de pensar na recuperação da audição e não na perda. Até porque foi há muito muito muito tempo atrás. Vinte e oito anos é mais do que um quarto de século. Mas, esse comentário em especial, me trouxe à lembrança do primeiro aniversário que eu passei depois de perder a audição. Porque, como já contei, perdi a audição poucas semanas antes de completar 10 anos de idade.

Eu acredito que eu estava muito triste, mas já naquela época, eu era ruim para manifestar tristeza. Eu sempre fui daquelas pessoas que fica buscando uma razão para sorrir, para achar que não está tão ruim, que é só respirar fundo e encarar. Mas, lembro que quando fechei os olhos para assoprar as velas e fazer meu pedido de aniversário (ainda se faz essas coisas?) eu pedi para voltar a ouvir de novo. E foi assim em todos os meus aniversários seguintes, por muitos e muitos anos…
Por isso, hoje resolvi escrever uma carta para aquela mocinha que completa 10 anos. Porque, afinal de contas, amanhã eu completo 38 anos e, desta vez, não preciso fazer esse pedido. Ele já aconteceu há um bom tempo!

Oi, Lakinha! Feliz aniversário!

Finalmente você completou 10 anos. Eu sei que essa data era importante para você. Continuo não sabendo por que completar 10 anos era tão importante desde que você se entende por gente. Será que é uma idade bonita? Tanta gente no mundo querendo fazer 15, 16, 18 anos, e você querendo fazer 10! Pois bem, este dia chegou! Feliz aniversário!

Eu sei que hoje você não está tão feliz quanto gostaria. Acabou de acontecer uma mudança muito radical na sua vida.

Uma bela manhã, você acordou num quarto silencioso e ninguém sabe explicar o motivo muito bem. Para falar a verdade, eu também não sei. Nem sei se existe motivo para o destino acontecer. Só sei que é assim que a vida é. Mas, o que eu posso te dizer é que o pedido que você fará, quando assoprar as velas, vai se realizar. Vai demorar um pouco, mas vai acontecer, você vai poder ouvir o mundo inteiro de novo, fique tranquila!

Sabe esses óculos em forma de estrela que você pediu para a sua mãe te dar de aniversário? Pois é, esses óculos amarelos com lentes de plástico cor de rosa? Pois é, use ele com um sorrisão no rosto, esse sorriso que nunca deixou de ser sua marca registrada. Os óculos de estrela não foram solicitados para esconder a sua dor. Você os pediu, porque queria que as pessoas tivessem certeza que você não perdeu a alegria de viver, mesmo num momento tão confuso.

Você é assim, forte, alegre, completamente maluquinha e é justamente isso que te torna tão especial.

Eu sei que você sente falta de assistir desenhos animados, mas isso você poderá substituir pelo hábito de ler. Vai ser um aprendizado muito importante, porque futuramente você terá que escrever. Escrever muito, porque será através da sua escrita, que muita gente se sentirá inspirada para buscar a realização dos próprios sonhos de ouvir!

Falando em ouvir, sei que você sente falta de ouvir música, mas isso será temporariamente substituído pelo prazer de ler e escrever poesias. Poesias que, daqui a muito tempo, se tornarão uma maneira linda de descrever o reencontro sonoro. É, digo reencontro, porque você poderá ouvir suas músicas de novo, acredite! Faça uma lista ENORME de todas as músicas que você tem vontade de ouvir. Vá anotando ao longo dos anos. Ela será útil, quando você recuperar a audição através da tecnologia e você se sentir perdida de tanta música para ouvir e conhecer.

E não se preocupe de pensar que a vida vai ficar complicada porque agora você tem uma deficiência. Sei que você não pensa nisso, mas as pessoas irão tentar te convencer disso. Ignore-as. Ignore-as com esse talento único que você tem de ignorar tudo o que acha bobagem. Sua vida vai ser plena em todos os sentidos. Você terá saúde, você será amada, você terá bons amigos, um grande e companheiro amor, você vai trabalhar no que você gosta – e em um monte de empresas incríveis, de onde você tirará sempre um aprendizado importante e onde conhecerá bons amigos – vai usar seu tempo livre para ajudar outras pessoas, porque você sempre quer ser útil aos outros.

Não tenha medo de ir à escola, as dificuldades que você irá enfrentar só irão te motivar a dar o seu melhor sempre. Aprenda tudo o que tiver vontade. E saiba que a maioria dos seus professores estará ao seu lado para te ajudar, porque eles perceberão que você gosta de aprender. Não se preocupe com as crianças te provocarem ou rirem de você. Na verdade, isso vai acontecer muito pouco e você nunca se importará muito com isso.

Não tenha medo de se arriscar, de fazer as coisas que os outros acham que “uma pessoa assim como você não pode”. Você pode tudo o que inventar de fazer. Quando você se casar, essa inclusive vai ser uma frase que seu marido te dirá todas as vezes que você sentir dúvida de algo “se tem alguém que pode fazer isso, é você. Você sempre consegue tudo o que inventa de fazer.”

Viva intensamente todos os dias. E naqueles dias em que a tristeza teimar de aparecer e você olhar para o céu para conversar com as estrelas, perguntando porque os sons foram roubados de você, tenha em mente apenas que é temporário e que o seu desejo de aniversário vai se realizar através de uma tecnologia chamada implante coclear. E quando isso acontecer, vai ser tão intenso, que a sua alegria transbordará de um jeito, que muitos outros corações serão tocados por ela.

E, no final das contas, a coisa mais importante que você terá será uma história muito bonita para contar!

Feliz aniversário, bem sonoro!

Beijinhos sonoros,
Lak

17 Resultados

  1. Realmente, o que me deu coragem em fazer foram as suas postagens

  2. Scheila Paiva disse:

    Parabéns Lak Lobato….exemplo de vida e emoção! :*

  3. Eliane Lobato disse:

    Texto lindo! Sempre recheado de poesia e emoção! Que venham muitos e muitos aniversários sonoros pela frente!

  4. Ana Lúcia disse:

    Parabéns, minha musa inspiradora! Todos os sons do Universo pra você. Beijo 😉 😀

  5. Heloisa Galhiane disse:

    OI Lak
    Desculpe o atraso, não vi ontem, só agora de manhã.
    Parabéns pra você querida. Que seu aniversário tenha sido muito gostoso , cheio de alegrias.
    Li seu post e sua cartinha e mais uma vez me emocionei.
    Já te falei( lá em Campinas) que ler o que vc escreve é como desvendar a alma do meu filho. Através de vc percebo emoçoes, fala e sentimentos que muitos vezes ele não conseguiu expressar.
    Seu livro, suas escritas, suas entrevistas e historia nos ajudam a enxergar a vida de outra forma. Para nós pais, é um momento muito dificil, nos deparamos com algo que não conhecemos, e nos sentimos perdidos , sem rumo, com tantas providências e decisões a serem tomadas.
    Acredito que lendo suas informações, suas explicações e vendo sua enorme ALEGRIA em viver nos dá ânimo, força e muita ESPERANÇA de que tudo dará certo e há alternativa para o surdo.
    VOCÊ É UMA GRANDE ESTRELA, que brilha, quando tudo se mostra escuro e sombrio.
    O Pepe hj está com os dois implantes, feliz, ouvindo muito já, com expectativas para mais, fazendo cursinho, quer ser engenheiro químico, como o pai, com CNH, dirigindo pra todo lado e com um coração calmo, alegre e cheio de expectativas pela vida, que está apenas começando.
    Ter te conhecido , lido o seu livro nos deu um Up para o novo implante e a certeza de que fazer o segundo era o melhor.
    Quando falo de você, para as fonos, amigos e outros surdos é muito engraçado pq eles perguntam se sou sua amigae eu dou risada pq de tanto ler suas postagens e livro tenho a sensação de ser próxima, de torcer pro vc e querer o seu melhor.
    Um beijo grande no seu coração.
    Amamos vc de longe e torcemos sempre pra que tudo vá bem.
    Helo, Mário e Pepe

  6. Regiane disse:

    Chorei lendo seu texto. Lindo, a história linda para uma menina de 10 anos que merece muitos aniversário, Parabéns Lak, feliz aniversário, mil e uns sons sonoros para vc. Beijos te adoro de montão. 😀 😐

  7. celia regina kopke disse:

    Me ensina uma forma de não te amar, criatura ???? 😛

  8. Valeria Prata disse:

    Você nem imagina o quanto é importante para nós suas postagens!!! Mais uma vez me fez chorar e acreditar que a caminhada é longa mas perfeitamente possível!!! Muito obrigada de coração!!!Bjs

  9. Rejane Michel disse:

    Bah guria… Tem certeza que tu não Eh dona da Kleenex?!? Acho que ateh me desidratei depois desta… Que o Universo conspire sempre em teu favor, te permitindo continuar com tua caminhada, e nos mostrando tuas vitórias sempre!!!! Bjaozao!!!! 🙂 😈

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.