ArteTerapia para Surdos Oralizados

Recentemente, tive o prazer de conhecer Claudio Tucci, psicólogo e arte educador e Claudia Bertini, arteterapeuta. Ambos trabalham com arteterapia.
Claudia tem uma prima surda oralizada e comentou comigo que tinha vontade de trabalhar conosco.

Respondi que era uma ideia excelente, pois temos muito pouco trabalho voltado especialmente para nós, pois somos um grupo grande, mas disperso e, por isso mesmo, pouco conhecido e divulgado.

Foi deste interesse deles, para conosco, que nasceu a ideia de criar um atendimento especializado de arteterapia para surdos oralizados.

A arteterapia é uma modalidade de terapia que envolve técnicas artísticas como desenho, pintura e modelagem, para expressão das emoções e sentimentos.

Como uma parte considerável dos surdos oralizados tem surdez adquirida e, por consequência, traumas, medos e anseios que nem sempre conseguimos manifestar, esse tipo de terapia pode ajudar e muito na resolução de tais pendências emocionais. A oportunidade, por enquanto, é restrita para quem mora em São Paulo capital ou proximidade, mas quem sabe, não abre precedente para realização deste tipo de trabalho em outros lugares do Brasil?

Segue, abaixo, uma explicação mais detalhada do que se trata a arteterapia e maiores informações sobre a clínica e os terapeutas. Aproveitem também para dar uma olhada no site deles.

ARTISTAS TERAPEUTAS - Criatividade e Saúde

ARTETERAPIA: um processo psicoterapêutico não-verbal, através da expressão artística e das imagens

Tradicionalmente, as abordagens psicoterapêuticas mais difundidas nos serviços de saúde utilizam a comunicação verbal nos atendimentos.

É comum imaginarmos uma sessão de psicoterapia com psicólogo e paciente sentados frente a frente, ou este último deitado sobre um divã, compartilhando de seus sentimentos, emoções, fantasias, afetos, através da linguagem verbal, sob a atenta escuta do terapeuta.

Entretanto, atualmente as psicoterapias consistem em grande número de teorias e técnicas, e nós, artistas terapeutas, gostaríamos de apresentar a você a arteterapia.

A arteterapia, como o próprio nome indica, é uma modalidade psicoterapêutica essencialmente prática, não-verbal, que propõe a estimulação da criatividade e o fazer artístico a fim de promover o desenvolvimento da personalidade, saúde, harmonia e bem-estar da pessoa consigo própria e também com seu meio social.

A cada encontro, nós, psicoterapeutas e artistas plásticos, vamos lhe acompanhar em seu processo autotransformador, através do seu contato direto com a sua arte. Vamos também lhe apresentar diversas técnicas e materiais de pintura e desenho, tais como óleo sobre tela, acrílica, lápis de cor, giz pastel, aquarela, modelagem em argila, entre outras, para que, com eles, você possa resgatar sua criatividade e ampliar sua auto-expressão e a sua consciência.

A livre expressão artística da pessoa, a ação sobre os materiais, a contemplação das imagens que resultam desse processo, ao serem compartilhados com o terapeuta, tornam-se um meio eficaz para o contato com o seu profundo universo interior.

São muitos os objetivos e benefícios para a saúde possíveis de serem alcançados através da arteterapia, como o relaxamento de tensões, a eliminação de estresse, assim como a elaboração de conflitos emocionais inconscientes, mais segurança e auto-estima.

Benefícios cognitivos também são esperados, como o fortalecimento da capacidade de atenção, percepção, concentração, memória, criatividade e raciocínio.

As sessões são realizadas individualmente, em ambiente adequado, com todos materiais à disposição dos pacientes.

Conscientes de nossa responsabilidade social como promotores de saúde e bem estar, colocamo-nos à sua disposição para mais informações e esclarecimentos através de nossos telefones ou pela visita em nosso site: www.artistasterapeutas.com.br

Estamos localizados na Al. Ribeirão Preto, 286, Bela Vista (Metrô Trianon Masp).
Para maiores informações, nossos telefones são (11) 2872-1824, 98532-6999 e 985326997.

Facilitadores:
Claudia Bertini
Artista plástica graduada pela Fundação Armando Álvares Penteado. Especialista em Arteterapia pelo Instituto Sedes Sapientiae. Também no Institudo Sedes Sapientiae, participou dos cursos Arte e Saúde e Arteterapia: noções básicas em Atelier. É arteterapeuta no Espaço Artistas Terapêutas onde atende a crianças, adolescentes e adultos, sempre integrando o fazer artístico e a criatividade ao processo de desenvolvimento humano, com o objetivo de promover saúde e bem estar. É palestrante sobre as relações entre arte e saúde.

Claudio Tucci da Silva
Psicólogo clínico – CRP 06.76165 | Arte educador
Psicólogo graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Arte educador formado pela Fundação Armando Álvares Penteado. Desde 1998 vem se dedicando ao estudo sobre a aplicação da arte na prática da psicologia clínica. É psicoterapêuta no Espaço Artistas Terapeutas, pintor, desenhista e ilustrador de livros infantis e juvenis.

1 palpite

  1. Luciana disse:

    Parabéns pela iniciativa! O mundo seria melhor se houvessem mais pessoas como vocês.