Assim se baila…

As pessoas que são contra o Implante Coclear adoram falar que o IC limita a vida do implantado.

Mas, aqui entre nós, salvo fazer ressonancia magnética acima de 1 Tesla e evitar esportes de alto impacto (que possam quebrar a parte interna numa pancada, como por exemplo, um soco de um lutador de boxe profissional)  a gente pode tudo. O IC abre possibilidades, não  as fecha….

É claro que, enfatizo, o IC não é uma obrigação da pessoa com deficiência auditiva. Além de não ser pra todo mundo, como já repeti à exaustão.

Porém, para quem quer, a vida de um implantado é poesia em movimento. A gente aprecia cada conquista, escuta mais do que os ouvintes, que já foram saturados pelos sons, ao logo da vida. Especialmente implantados adultos, surdos adquiridos, que enfrentaram meses, anos ou décadas de deserto silencioso, depois de conhecer muito bem os sons.

A gente se apaixona por cada barulho que ouve (mesmo que o deslumbramento dure apenas 10 segundos, porque o som se mostre depois um saco), a gente vê poesia sonora em todo lugar…

Sobre tudo, porque a maioria de nós vê o IC como uma segunda chance para recomeçar a ouvir, mesmo que artificialmente….

Por isso, trago ao DNO essa lindíssima apresentação de tango de uma grande amiga implantada, Livia Magnoler, que perdeu a audição ainda na infância e foi implantada há quase 3 anos, poucos dias antes de mim.

Sem palavras para descrever a beleza dessa poesia… É, poesia que se vive, quando se escuta plenamente….

Beijinhos sonoros,

Lakk

7 Resultados

  1. Flavia disse:

    Lak me diga uma coisa, vc conhece casos de pessoas que depois de anos surda, ao usar aparelho e fonoterapia, pode, por ex, falar ao telefone? Meu caso, sempre ouvi, só não entendia. Estou usando aparelho e vou começar fonoterapia, mas essa dúvida me persegue. Não quero ter falsas esperanças.

    • Avatar photo laklobato disse:

      Oi, Flavia… Olha, não sei, mas lembre-se que sou usuária de IC, não fono ou medica… Tudo é possível, tenha fé, mas com os pés no chão, é o meu conselho. Boa sorte! Beijos

  2. Kali disse:

    Livia arrasou!!!!!! E viva el tango!!!!!

  3. Lívia disse:

    😀
    Lak!
    Esta apresentação foi no mesmo dia de sua palestra ( parabéns de novo pela maravilha da sua exposição)… bem justificada minha ausência…
    Como vc mesmo disse… escutar é poesia em movimento… entrego minha alma a cada ritmo e deixo-me levar pelos passos… a cada passo, um abraço…a cada voleio, asas nos pés… e a plenitude de sentir o som dentro do coração!
    Obrigada, querida!

  4. Mauro Ladeia Filho disse:

    Bom, eu sou o rapaz que dançou com a Lívia e gostaria de fazer alguns comentários. Primeiro que dançar com a Lívia que ama a Dança e se dedica é muito bom, as dificuldades auditivas praticamente nem aparecem, visto que ela desenvolveu uma sensibilidade corporal e de movimento muito aguçada.
    Conheço a Livia a um certo tempo, um pouco antes de ela colocar o IC, e noto que o implante só lhe fez bem, especialmente no quesito dança!
    Já estamos melhorando essa coreografia que será muito apresentada ainda!
    Parabéns pelo blog!

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.