Audição: como ela funciona?

Estamos sempre falando sobre surdez e deficiência auditiva aqui no blog. Mas será que todos os nossos leitores conhecem bem o funcionamento da audição natural? Como o corpo percebe sons? Como funciona a orelha e o ouvido interno. Será que o ouvido ouve sons ou será que quem ouve é o cérebro e o ouvido é apenas o caminho?

Se você tem curiosidade de saber como funciona nosso sistema auditivo, nada melhor que assistir um vídeo bem explicativo, que mostra como a audição de um ouvinte funciona. Assistindo esse vídeo, você inclusive terá uma noção melhor de como deve funcionar o implante coclear ou o que significa perda auditiva em termos mais anatômicos.

Segue o vídeo legal que achei sobre o assunto:

 

Além disso, você sabia que:

  •  A audição é o primeiro sentido sensorial que se desenvolve na gestação. A partir da 16ª semana de vida, o bebezinho já é capaz de ouvir a voz (e os orgãos internos) da mãe.
  • A audição não desliga nem mesmo quando a gente dorme. Por isso, pessoas que moram em locais silenciosos conseguem ter um sono mais profundo (nem sempre, né?) que aquelas que moram em cidades barulhentas.
  • O ouvido interno é formado pela cóclea e pelo vestíbulo, que é responsável pelo equilíbrio. Ambos são formados por um órgão só, compacto, com partes responsáveis pela audição e outras pelo equilíbrio. Por isso é relativamente comum pessoas com deficiência auditiva terem questões como labirintite e falta de equilíbrio.
  • Que a orelha é um órgão autolimpante? A cera do ouvido, também conhecida como cerume, não serve apenas para te dar trabalho de limpar ou tapar o seu ouvido quando entra água hehehe. Ela serve também para proteger e lubrificar seu canal auditivo.
  • O estribo, um dos ossinhos que aparecem no vídeo, é o menor osso do corpo humano, medindo cerca de 3mm e pesa 3mg num adulto.

Agora que você já está expert em audição,  cuide bem da sua e evite exposições a ruídos altos que podem comprometê-la a longo prazo!

Beijinhos sonoros,

Lak

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Emoticons Smile Grin Sad Surprised Shocked Cool Mad Razz Neutral Wink Red Face Cry Evil Twisted