Boletim Informativo via SULP

Você já conhece o SULP, o blog da comissão de Surdos Usuários da Lingua Portuguesa? (basicamente, os deficientes auditivos que tem portugues e não Libras, como lingua materna ou, como chamam L1.)

Eu faço parte do SULP porque não falo Líbras. Nada contra a Líbras, mas evito esse assunto aqui porque além de achar perpetuação de estereótipo um blog de surdo falar de Líbras, eu não tenho afinidade nenhuma com esse idioma já que fui alfabetizada em português e só uso esse idioma. No entanto, nada contra a Líbras, o lance é querer mostrar que existe surdos que não falam por sinais e portanto surdo não é igual a língua de sinais. Surdo pode ler lábios, usar prótese ou implante, falar oralmente ou até falar Líbras fluentemente, mas preferir ler e escrever em português (não, quem fala a língua de sinais nem sempre é familiarizado com o português, mas isso não vem ao caso agora). Enfim, todos esses casos são considerados SULP.

Daí, o blog do SULP acaba sendo um blog parceiro do DNO, já que de um jeito ou de outro, defende a mesma coisa.

Essa semana, eu estou meio sem assunto (por ora) e resolvi mandar vocês pro SULP, darem uma lida em duas noticias interessantes (na real, ruinzinhas pra nós, mas que vale a pena ler), caso se sintam a vontade para tanto:

Ato pela adequação do CENSO 2010 sobre as Pessoas com Deficiência.

Dublagem de filmes, sem closed caption, vai contra a acessibilidade.

Tá, eu podia copiar pra cá, mas acho legal passear por outros blogs. Vocês não?

Beijinhos sonoros,

Lak

8 palpites

  1. Marília Sunshine disse:

    Lak, socorroooooooo!! 😯
    Depois que comentei lá no SULP, fechei a janela, bonitinho, depois começou a abrir um tantãaaaaaaao de janelas da última página que eu tava!! 😮
    Será que é vírus!!! Ai ai… não pode não… agora fiquei com medo daquele blog, eu não volto lá mais não!! ahahahahaha…

  2. Simone disse:

    Útil a forma de divulgar outros blogs! Muito bom!
    Um lindo dia para você, Lak.
    Beijos.
    Simone.

  3. SôRamires disse:

    Oi Lak, acho que o blog SULP não tem virus não…
    Agradecemos a citação e a parceria funciona mesmo porque também mando os leitores de lá passear no DNO. Afinal inauguramos o blog SULP com as dicas que você escreveu para o Assim como você é uma “promiscuidade” total entre nossos blogs. 😎

  4. Drauzio Junior disse:

    Oi Lak!

    Tudo bem?

    Vi o comentário Marília Sunshine e entrei no site do blog SULP. Não encontrei nada de errado lá. Quando ao que ocorreu com a Marília, não sei dizer o que é. Provavelmente algum erro do Portal Blogspot onde blog SULP está acomodado.
    Vírus é uma coisa muito séria. Tenho grande cuidado em relação a esse assunto. Se houvesse algo errado por lá, já teríamos detectado (como eu detectei – ano passado – para um site famosíssimo de humor que não cabe nomear).
    Então, os leitores do DNO podem visitar o blog sem medo porque nosso trabalho é sério. Só não temos um domínio próprio….ainda 😀
    Abração.