Campanha: Videoaulas Legendadas para Concurseiros Surdos Oralizados

A idéia é de uma amiga, Marcela, que também é surda oralizada.

Quem não tem  deficiência não sabe, mas deficiente vive ouvindo que deveria prestar concurso pelo fato de termos direito a cota. Basta a gente reclamar do emprego ou estar desempregado que falam isso “presta concurso”.

Aqui entre nós, nada contra concursos, mas acho meio chato ser a única opção além de trabalhar em ONGs, mas estamos ai. Tem gente que prefere mesmo ser funcionário público e, se é mais fácil pra gente entrar (por ter menos concorrência) por que não?

Esses dias, estava conversando com Marcela a respeito, porque ela tem vontade de prestar concurso. O problema é que concursos, em geral, pedem muita matéria e fazer cursinho preparatório é a melhor saída.

Porém, aí mora um impasse: “Como acompanhar as aulas sendo surdo oralizado?”. Como eu nunca fiz cursinho, nem me arrisco a opinar a respeito, então aqui vai relato da Marcela a respeito da experiência dela:

“Eu me matriculei em um cursinho preparatório para concursos muito famoso aqui em São Paulo capital. Desde o começo, quando fui efetuar a matrícula, expliquei que era surda e que precisava fazer leitura labial, portanto, precisava que os professores estivessem de frente para mim quando dessem as aulas. Eles prontamente me falaram: “Claro, pode deixar, avisaremos os professores, eles vão falar olhando pra vc, o coordenador vai explicar o seu caso para cada um deles, não se preocupe etc etc.”

Isso foi na teoria, né? Antes de começar as aulas, eu pessoalmente ia falar com cada professor e explicava que eu era surda, que precisava de leitura labial, se ele poderia fazer a gentileza de falar olhando pra mim, enfim, explicava tudo. Agora, quantos daqueles professores já sabiam, de antemão, que eu era surda? Nenhum deles aparentou já estar sabendo de algo previamente. Ou seja, se eu não avisasse, ficaria por isso mesmo e fim. E a promessa da coordenação de avisar a todos os professores antecipadamente? Nada, né? Enfim… Mas voltando aos professores, todos eles, quando avisados da minha dificuldade, me respondiam: “Claro, pode deixar, vou prestar atenção a isso, fique tranquila…”

Só que, na prática, mesmo sabendo que eu era surda, na correria da aula, muitos deles falavam mais rápido do que eu poderia ou conseguiria acompanhar. Outros, pelo seu estilo de dar aulas, ficavam dando voltas pela sala… eu tinha que ficar girando meu pescoço pra lá e pra cá. Nessas horas seria bom ter um pescoço que girasse 360 graus! E quando o professor ia para os fundos da sala? O jeito era me resignar, a não ser que eu pegasse o professor pelo braço e falasse: “Por favor, fique aqui na minha frente, eu sou surda e preciso ler seus lábios.” Confesso que cheguei a fazer isso uma vez, e o professor ficou olhando para mim com uma cara de: “O quê?”. Morri de vergonha e nunca mais fiz isso.

Acho que muitos, por falta de informação, não compreendem que um surdo pode ser capaz de falar e se comunicar normalmente…

É muito difícil ser surdo oralizado. Há um preconceito velado, porque, ao mesmo tempo em que você, sendo surdo oralizado, tem mais autonomia que um surdo sinalizado, o pensamento geral dos ouvintes é o seguinte: “Você fala e se comunica, né? Você entende as pessoas por leitura labial, você é independente, se vira, então, por que você precisa de acessibilidade, se vocêentende tudo por meio da leitura labial?”

Acontece que as coisas não são bem assim… a leitura labial é falha, principalmente se um professor fala muito rápido ou tem o hábito de andar pela classe. Dificulta enormemente ter que se concentrar em ler os lábios de pessoa que não para de andar pela sala! E quando uma explicação crucial está sendo dada e o professor, bem na hora H, se vira em direção à lousa e fala virado par a lousa? Eu tenho vontade de gritar nessas horas!

Só que gritar só adianta se nós, surdos oralizados, pudermos ser ouvidos… por isso, fica aqui o meu apelo. A melhor forma de acessibilidade que consigo vislumbrar agora são as vídeo-aulas legendadas, já que, dessa forma, a liberdade do professor de dar aulas não seria tolhida e, ao mesmo tempo, o acesso à informação pelo surdo ficaria muito mais fácil…”

Aí começa aquela história: legenda é caro e difícil e blablablá. Não é bem assim. O problema é falta de interesse. É acharem que não existe demanda. Legendar não tem nada de caro.  Ainda mais se os videos estiverem disponíveis na internet.  Qualquer um pode baixar um programa de legendagem pela internet. Basta apenas um pouco de paciência pra copiar tudo que é dito e inserir no vídeo. No Youtube mesmo, é automático a inserção de legenda em vídeo (uma vez tendo o arquivo do texto transcrito). Só que precisa ser ouvinte pra fazer isso, senão eu mesma faria. Precisa ouvir toda a aula e copiar todo o texto pro arquivo de legenda. Não é apenas barato, como dá pra baixar esse programa de graça. É trabalhoso, porque exige tempo. Mas quantas coisas exigem tempo e assim mesmo são feitas porque pessoas precisam delas?

Então, pessoas, vamos lançar uma campanha para que haja videoaulas legendadas para concurseiros surdos oralizados? Tenho certeza que existe demanda SIM, afinal muitos de nós tem interesse de prestar concurso, não é mesmo?

Beijinhos,

Lak

 

24 Resultados

  1. Marcelo disse:

    Super interessante esse tema! Parabéns Marcela!

    Sempre estudei em escola com ouvintes, passei por vários momentos em que tive dificuldade, mas por conta da minha limitação auditiva “me focava sempre mais nas leituras”, apesar disse fui um bom aluno e não me deixava levar pelas dificuldades encontradas, toda vez que não entendia algo ia até a mesa do professor e pedia explicações (só saia de lá depois de entender)
    O mais chato de tudo é que muitas vezes o professor passar informações que não estão nos livros, o que facilita apenas para quem “ouve”, e quem não ouve talvez nem tenha ideia das “dicas” que eles passam

    Abraços!

  2. Greize disse:

    Ao contrário de que mtos pensam não falo mto Uai, nem escrevo. Mas depois de ler isso tenho que falar Uaiii, estávamos na mesma sala Marcela??Rsrsrs

    Fiz cursinho preparatório ano passado tb, e passei exatamente tudo que vc passou.Avisei, tive desconto nas mensalidades, os professores eram ótimos.Mas não tem jeito eles esqueciam, acabavam falando rápido demais, ou falava e escrevia na lousa, eu não sabia se tentava ouvir se escrevia, loucura.Tive uns torcicolos com professor de Noções de Informática, ele rodava a sala , falava mais rápido que um “bêbado”, e para piorar apagava a luz na aula.Ele usava o data show(escreve assim, pq estou perdida com as novas regras..rs).Enfim fui falar com ele, o cara vem e me fala assiste as aulas online.Oi?Com vc falando mais rápido que camelô?!!Os outros alunos tb reclamavam , para vcs terem ideia.

    Desisti das aulas dele, fui estudar sozinha,mas vc perde mto, pq tem dicas que eles dão que não tem na apostila.Enfim, eu até passei em um concurso, 4º lugar, pena que só tinha uma vaga.Agora quero retornar, mas com… cursinho não dá não, todo é corrido pq tem um cronograma a seguir, me resta fazer aulas particulares de algumas matérias.Se tivessem vídeos com Legendas seria a ótimo.
    Bjo 😉

  3. teresa disse:

    Lak, valeu mesmo e obrigada por ter mais uma divulgação. Parabéns, Marcela, pela coragem. Eu já tinha pensado em prestar concurso para farmácia, mas no momento não e no meu futuro poderá. No meu caso, foi momento muito difícil quando eu era criança até adulta para ler a leitura labial e sempre ficava em frente dos professores e estudava na escola comum até faculdade. Estou muito interessada em lançar uma campanha de videoaulas legendadas para concurseiros dos surdos oralizados. Seria excelente para todos que têm muita vontade de estudar. abraços!

  4. Bianca disse:

    Parabéns, Marcela! Bom, atualmente estou na faculdade cursando farmácia e no futuro posso querer prestar concurso, porque não? rs. E acho bom mesmo esses vídeo-aulas com legenda que facilita bastante para nós. Eu tô dentro! E sei bem como é essa parada de ficar vigiando na boca do professor fazendo leitura labial é foda! Haha. Na minha faculdade, tive uns professores com esse problema, um falava rápido, outro andava pela sala, outro virava de costas e affe, eu mesma tinha que conversar com eles sobre isso. Mas eles as vezes esquecem pois olhando para uma turma inteira que são ouvintes e uma implantada ali ( owwwnw). Pois é, ontem mesmo meu professor estava explicando e quando me olhou fez a pergunta: Está entendendo né? e confirmei. Esse atitude foi bom!rs
    Enfim, temos que entrar na campanha mesmo porque hoje em dias tem muitos surdos que tem mais dificuldades e precisam disso! Lá vamos nós mais garra! 😀

  5. Mariana disse:

    A ideia de Marcela é perfeita. Eu ia aproveitar muitíssimo um video-aula legendado. E olhe que tem muitos video-aulas para concursos por aí, só falta legenda para nos salvar. Nunca fiz curso preparatório, mas sei que não dou conta, exatamente por isso que Marcela relatou. E os professores dão aulas de uma forma corrida, só complica mais ainda. Em colégio, eu me dava razoavelmente bem, eu sentava na frente, a maioria dos professores não andava muito, ou seja, eu ficava de boa anotando quase tudo que eles diziam, e as matérias não têm essa linguagem de direito. Já esses cursos preparatórios é outra história…

    “Nessas horas seria bom ter um pescoço que girasse 360 graus!” huahauhaua, já pensei mais de mil vezes nisso e inevitavelmente me lembro da menina de “o exorcista”.

    Bjs

  6. soramires disse:

    grande ideia! 🙂

  7. Raul disse:

    Na minha época de concurseiro, eu utilizava bastante o site do Eu vou passar – http://www.euvoupassar.com.br e eu cheguei a sugerir à organizadora do site que é super gente fina e irmã de um dos professores. Ela ficou de verificar isso, mas confessou que onerava custos pois tinha que ter alguém para ouvir e legendar. Ela não sabia como proceder a inserção da legenda e tals. E ficou por aí. Isso foi em 2008. E agora como a Marcela disse que o youtube insere legenda automaticamente, seria uma boa voltar a falar com ela. Como eu fui a única pessoa a pedir isso, obviamente ela deve ter achado que não justificava o custo para uma pessoa só. Talvez se a gente pudesse fazer um abaixo assinado a eles e talvez assim podemos obter um retorno legal. Ah, para ter o acesso às video aulas deles é necessário pagar xis por mês. Mas o site é super bom e acho que vale muito a pena. É uma ideia. Posso organizar o abaixo assinado e sugerir a ela novamente a inserção da legenda. Que muitos surdos oralizados são concurseiros e sentem falta de uma boa aula! 😈

  8. Raul disse:

    O site prepara para vários concursos, inclusive para a Receita Federal – meu sonho de consumo pelo salário.

  9. Rafaela disse:

    Muito interessante, não sabia que existia o video aula.
    Eu sempre quis passar em um bom concurso, ainda mais porque nós temos a cota. E sei o quanto o cursinho é muito importante, o problema é que e custa caro e não iria aproveitar nada.
    Seria muito interessante se pudessem inserir a legenda.
    Estou nessa com vocês.

    Beijos

  10. Maquelin disse:

    Que idéia brilhante da Marcela, parabéeens!! Exatamente, videoaulas legendada vai ser bem útil para todos os surdos oralizados, para isso podemos ganhar mais conhecimentos de matéria e nos preparar melhor para concursos públicos.
    Já que, não adianta de me matricular em um cursinho preparatório para concurso nem para vestibular, pois já estudei nas escolas regulares e na faculdade sem apoio de intérprete, pra mim não resolve avisar aos professores para ficar na minha frente e falar devagar, o maior problema deles é a articulação dos lábios, não é só de falar serenamente. Por isso, tô cansada de ser autoditada, tenho que ler todos os conteúdos nos livros/apostilas sem saber os quais deles são mais importante para prova e nem dicas boas para lembrar. Então, precisamos pressionar aos cursinhos para aplicar a legenda obrigatória em videoaulas, independente das matérias.
    Abraços
    😀

    • Avatar photo laklobato disse:

      Vc curte articulação excessiva dos lábios? Porque eu acho que gente que articula demais piora a compreensão, em vez de melhorar. Pra mim, o cara só precisa ficar parado e falando normalmente, sem ficar enfiando coisa na frente do rosto….
      Mas, concordo, ser autodidata a vida toda? Tendo recursos possíveis? Não, não, obrigada!
      Quando interessa, sempre tem gente pra fazer legenda, não é? Basta ver a quantidade de seriados que podem ser baixados na internet e legendas disponíveis…
      Nem estamos pedindo algo impossível. Trabalhoso? Sim, mas quantas coisas dão trabalho e são feitas?
      Beijocas

  11. Renata disse:

    Que ótima idéia que a Marcela teve…. sou concursada e eu tenho vontade de fazer cursinho para prestar outros concursos com salário bem mais alto, mas me desanima ao lembrar q eu terei difiludades, estas relatadas pela Marcela.. Nem todos os prof. tem boa vontade de ficar na frente, às vezes, é por falta de costume mesmo,, ele começa a se concentar no que vai falar e esquece q existe uma def. auditiva em sala de aula. Fora o preço absurdo que cobram… e já me sugeriram videos aulas q é oq não falta na internet ai eu respondo: sou def. auditiva, não daria para acompanhar. e a pessoa: ah, é verdade, esqueço que você é surda, rsrsrs… então. seria ótima idéia ter legendas.. como tbm eu ando vendo que nesses site de notícias que postam videos, podiam colocar closed caption tbm, mas nada… Vamos pressionar e procurar alguém de boa vontade que queria legendar!!! fazer uma caridade, rsrsrs..
    Abraços

  12. Marcela Jahjah disse:

    Oi, Lak, muito obrigada por divulgar a minha campanha no seu blog. Como eu já desconfiava, a demanda por concursos entre os surdos é muito grande. Só falta a gente se organizar e lutar pelos nossos direitos!
    Eu iniciei essa campanha pelo Orkut, na comunidade do site “Eu vou passar”, que é o site que o Raul citou aí em cima. Fiz um apelo público aos donos para legendarem as vídeoaulas, porque este site tem um apelo “social” pela democratização do ensino. Ou seja, o lema deles é o ensino acessível para todos. E “todos” incluem os surdos, né?
    Então, quem se interessar, o link em que postei meu apelo é: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=41006368&tid=5640626372992355108
    Quem quiser, pode entrar na comunidade, falar que é surdo e pedir legenda nos vídeos. Seria ótimo as pessoas começarem a perceber a demanda que existe por este tipo de serviço.
    A ideia de fazer um abaixo-assinado também parece ótima… quanto mais gente pedir legenda, melhor!
    Vamos nos unir e lutar pelos nossos direitos!
    Abraços!

  13. Maquelin disse:

    Bom dia, amiga Lak… Continuando…
    Pra mim ter uma boa leitura labial, não é necessário ter articulação excessiva, a maioria das pessoas faz pouca movimentação de lábios pra falar, principalmente dos indivíduos masculinos e dos idosos, isso impede ao ler, apenas posição articulada leve.
    Sobre autoditada, claro que têm muitos recursos, mas tudo depende, para quem mora no interior, é menos diversidade e qualidade. Os professores trabalham no cursinho, mas não fazem aulas particulares devido tempo curto. E tb, os videoaulas do LFG, AprovaConcurso, Eu vou passar, são aulas bem elaboradas e professores excelentes, mas não são legendadas. O problema é a empresa não cria legenda.
    Desculpa, não entendi, tu tá dizendo as legendas baixadas na internet, são das videosaulas ou dos filmes?
    Era isso!!!
    Bom findi!!!
    Bjs
    😉

    • Avatar photo laklobato disse:

      Maquelin, cada um tem as suas preferências, né? Realmente, tem gente que não mexe os lábios. E homem com bigode cobrindo parte deles? Aff hahahahaha
      A gente está justamente pedindo ‘Eu vou passar’ criar legenda. Olha como tem demanda? Precisamos mesmo da legenda!!
      Sim, as legendas que comentei são de seriados, filmes, que podem ser baixados na internet. Prova de que legendar é algo possível sim. Então, por que não legendas as aulas pra nós.
      Ou então, simplesmente transcrevê-las… Qualquer coisa que nos permita facilidade de assistir uma boa aula, já que nem tudo que os professores falam está em livros.
      Chega de sermos autodidatas em tempo integral. Somos alunos também!
      Beijão

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.