Dica de Leitura: Texto sobre Detecção Precoce da Surdez

O post de hoje, na real, é apenas uma sugestão de leitura, sobre a importância da detecção precoce da surdez, que pode (isso é variável conforme o tipo de perda, recursos utilizados para a correção da perda e comprometimento familiar para o desenvolvimento da criança) permitir um grau de desenvolvimento auditivo próximo de crianças nascidas ouvintes.

Quem quiser ler a respeito, esse texto vale a pena: Perda Auditiva Diagnosticada Até os 6 Meses de Idade Pode Criar Quadro Próximo Ao de Ouvintes.

O texto reforça a importância da Triagem Auditiva Neonatal, também conhecida como Teste da Orelhinha.

É claro que, como já disse, pode variar muito conforme o caso. E não é porque a tecnologia está disponível que os pais não podem optar pela Língua de Sinais somente. Não existe nenhuma lei que obrigue toda criança surda a ser implantada (ou a utilizar qualquer outro tipo de prótese/implante auditivo) ou que proíba que se dê prioridade à língua de sinais. isso é uma escolha de foro íntimo familiar.

Mas, em tempo, como usuária do implante coclear unilateral (pretendo mudar esse quadro em breve, passando a ser usuária do implante bilateral!!) sou totalmente favorável ao uso de próteses/implantes auditivos. Pra mim, a vida fica muito mais gostosa e completa quando tem sons, muitos sons!!

Beijinhos sonoros e boa leitura,

Lak

%d blogueiros gostam disto: