Divulgando: Abaixo Assinado pela Manutenção do IC via SUS

Pessoal,
era pra ter postado isso ontem, mas graças a um contratempo pessoal sério, só consegui ter tempo de fazer o post hoje.

Como a maioria já deve ter ficado sabendo, o próprio SUS recorreu no Ministério Publico pra não ser obrigado a cobrir implante bilateral nem manutenção do IC após a cirurgia. Isso é um absurdo, porque nós pagamos os mais altos impostos do mundo e deveríamos ter retorno da mesma medida. O IC bilateral é fundamental SIM, porque sem ele, é difícil fazer localização dos sons – por isso temos dois ouvidos e não um só – e quem tem indicação de bilateral, precisa do bilateral. O AASI não substitui o segundo IC em 100% dos casos. Cobrir a manutenção do IC – e dos aparelhos doados! – é igualmente importante, porque a reposição de peças, consertos, terapias de reabilitação, etc. são caríssimos e nem todo mundo tem condição de pagar (especialmente pessoas com deficiência, já que estamos carecas de saber que PcDs tem salários abaixo da média).

Portanto, organizaram um abaixo assinado para solicitar que o Supremo Tribunal exija essa manutenção do SUS.

“Se você é a favor do tratamento do implante coclear para todas as pessoas surdas, saiba que apesar de existir um programa nacional de saúde auditiva/SUS que fornece a cirurgia e as próteses, ainda não prevê a manutenção dessa cara tecnologia, comprometendo a continuidade do tratamento. Muitos usuários podem obter êxito e escutar mesmo que sejam surdos profundos. Os maiores beneficiados são as crianças que precisam adquirir a linguagem para se desenvolverem globalmente. Para isso precisam ter acesso ao tratamento completo, previsto pelo SUS e pela legislação pertinente à deficiência auditiva. Você pode ajudar assinando a nossa petição que será enviada ao Supremo Tribunal Federal em apoio a uma ação civil pública que teve início no Rio de Janeiro e foi ampliada a nível nacional. Contamos com você. Assine, divulgue, participe!”

Assinar não custa nada e não exige mais de 5 minutos, mas pode fazer uma diferença IMENSA na vida de alguém que depende de uma prótese para ouvir e, a qualquer momento, pode ficar sem condição de fazer manutenção da prótese, portanto, vamos assinar e divulgar ao máximo. Ajudem na divulgação, por favor!

Para assinar, acesse: Abaixo Assinado Manutenção do Implante Coclear pelo Programa Nacional de Saúde Auditiva/SUS.

Beijinhos sonoros,

Lak

1 palpite

  1. Greize disse:

    Assinado.bjusss