Falando sobre Deslumbramentos Sonoros na Abertura do GICCA

Escrevendo esse post com duas semanas de atraso, porque não tenho vergonha na cara mesmo…

Há um tempo atrás, recebi da assessoria do Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento do HCFMUSP um pedido para eu ir para o consultório dele.

Apesar nem sonhar por que ele iria me chamar – eu sou paciente do grupo de implante coclear do HCFMUSP, mas não paciente do Dr. Ricardo Bento – por ser um profissional que tem o meu mais profundo respeito, aceitei o convite e cheguei lá na hora combinada.

Para a minha total felicidade e surpresa, recebi um convite maravilhoso, que retribuía todos os meus anos de dedicação aqui no blog, com o livro e as palestras: falar na abertura do VI Iberoamerican Congress on Cochlear Implants and Related Sciences (GICCA). Obviamente, aceitei o convite e saí de lá feliz da vida! Ser convidada para falar na frente dos profissionais desta tecnologia, sob o olhar do usuário de Implante Coclear, é um privilégio e uma conquista imensa.

No dia seguinte, precisei voltar no HC para testar um exame que seria tema de uma aula nesse mesmo congresso e que eu recebi o convite para ser “modelo de teste”. Assim que cheguei, uma mãe de uma criança implantada que conhecia pelo Facebook me reconheceu no consultório e ficamos conversando sobre o IC e o caso do filho dela.

A semana seguinte foi toda centrada no Congresso. Não apenas falei na abertura, como também falei no Encontro de Usuários de IC e Autoridades que teve no dia seguinte.

Falar na frente de profissionais foi uma experiência maravilhosa. Assustadora, claro, pois falar em público é algo que amo, mas diante de um público novo, eu sempre me assusto.  A maioria dos médicos já conhece muito bem sobre o parecer clínico do IC. Mas, acho que muitos conhecem menos do que poderiam sobre o parecer EMOCIONAL do implante coclear. Muitas vezes, a medicina reconhece como sucesso apenas quando a total independência auditiva ocorre: quando o paciente consegue não depender da leitura labial, consegue utilizar perfeitamente o telefone e até ouvir música. Só que, até chegar nesse ponto (o que não é sempre que acontece), o sucesso do implante coclear ainda pode ocorrer. Ele ocorre cada vez que um usuário se emociona de ouvir o barulho da chuva. Cada vez que um implantado se delicia de ouvir um bem-te-vi. O sucesso ocorre quando uma mãe ouve através do implante coclear pela primeira vez o choro ou a risada de um filho bebê. O sucesso se manifesta na alegria de perceber que a audição nos completa de muitas maneiras.

Só posso agradecer pelo convite de falar no GICCA, que para mim, representou uma enorme demonstração de respeito pelo meu trabalho!

Acredito de coração que esse tom de poesia transbordante que eu costumo usar ao falar sobre o implante coclear – que sai naturalmente, nem é algo que faço conscientemente – foi uma das razões que me levaram a receber esse convite. De todas as coisas que o IC me oferece (e seria impossível listá-las, porque eu gosto de quase todos os sons que ouço e, inclusive, gosto de ter conhecimento para reclamar dos que não gosto), sem sombra de dúvidas, a principal delas é a oportunidade que ele me ofereceu de ser e fazer a diferença na vida de outras pessoas! O IC faz cada um dos meus dias valer a pena!

Beijinhos sonoros,

Lak

2 Resultados

  1. soramires disse:

    Imagino a importância do seu depoimento para os porfissionais…uma coisa é falar sobre as técnicas de cirurgia, sobre ativação e tudo mais, outra é ter o retorno do paciente falando e relatando seus deslumbramentos sonoros. O evento ficou completo com a participação dos profissionais e dos pacientes implantados e você foi a voz de todos eles. Parabéns de novo.

  2. Lak, estava la e mais uma vez me emocionei com vc, obrigada por nos presentear com tanta emocao!Bjs e parabens

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.