Feito pra você?!

Sou moderadora de uma comunidade dedicada especialmente à dinâmica dos surdos oralizados no orkut.
A maioria tem uma opinião tipo a minha: o mundo tem que aceitar a diferença e respeita-lá, não existe meio termo.
E por conta disso, a gente acaba falando muito da leitura labial, porque, pra muitos de nós, é a principal forma de comunicação.
Longe de mim desmerecer a língua de sinais, ela tem sua função importante de existir. Mas nem todos os deficientes auditivos tem real interesse de aprendê-la ou ainda, de usá-la como primeira forma de comunicar-se com o mundo.
A leitura labial não é e jamais será idêntica a audição. Ela é sujeita a falhas, má interpretação, excesso de interrupção (basta uma simples virada de cabeça pra se perder uma palavra ou até todo o sentido da frase) e muita gente tem má vontade de falar o tempo todo com a cabeça parada, de repetir algo que se perdeu.
Mas é importante ressaltar que isso não é exclusividade do diálogo com deficientes auditivos. Tem gente que tem má vontade de se fazer entender, ponto. Tem preguiça de repetir, tem preguiça de falar num ritmo saudável. E tem gente que tem preconceito com qualquer forma de diferença.
A leitura labial é propensa a falhas? Sim. Mas o que alguns def. auditivos não sabem ou esquecem é que a audição também tem seus problemas, especialmente quando se fala ao telefone. Tem gente que entende mal e tem vergonha de pedir pra repetir, tal como nós.
Pra ilustrar, conto o episódio que, se não tivesse sido comigo, iria achar que era piada ou photoshop.
Há um tempo atrás, o Edu, meu marido, resolveu me dar um cartão adicional do cartão de crédito dele. Ligou pro atendimento por telefone, do banco e, como é de praxe, soletrou meu nome pro atendente.
– Então, o nome dela é Lakshmi. Escreve aí: L A K S H M I, entendeu?
E o cara na linha:
– Entendi. L A K S H N E?
E o Edu, acostumado com essas faltas de compreensão total ao meu nome (será que com a novela melhora?)
– Não. L A K S H “M de Maria” “I de igreja”. Entendeu agora?
E o cara deu uma enrolada e não quis repetir.
Edu não insistiu.
Dias depois, chega o cartão. Olhei. Olhei. Olhei. Achei estranho. Pensei que tinham entregado errado. Depois li de novo e mostrei pro Edu.
E, como uma imagem vale por mil palavras, veja por si mesmo.

cartao

Sinceramente, ninguém merece, viu?
Mas, pelo menos, fica a piada!
Beijinhos
Lak

16 Resultados

  1. Kumaiti disse:

    A audiçao nao só tem suas falhas, mas tb tem MUITA má vontade em escutar.. Muita muita mesmo.

  2. renata disse:

    Oi Lak, conheci seu blog através do Assim Como você e hoje resolvi comentar. Eu não tenho nenhuma deficiência, só um nome um pouco diferente e já recebi correspondências das mais diferentes possíveis. A deficiência maior está na “preguiça” das pessoas de pedirem para repetir. beijos e adorei seu blog

    • Avatar photo laklobato disse:

      Sobrenome, Renata? AH, compartilha as gafes que cometeram com você. Dá pra rir bastante com isso. Tenho essa foto no meu album do orkut e o pessoal chora de rir com ela.
      Adoro saber que gafes não são exclusividade de ninguém hihihi
      Beijinhos e bem vinda ao blog.

  3. Patie disse:

    Pra variar eu tou rindo DE NOVO que nem uma louca. xD

  4. renata disse:

    Oi Lak meu sobrenome é da Rovare Massa – o Rovare fica mais dificil na pronuncia pois não tem assento então as pessoas colocam por conta própria, mas já foi: cover, darrovare, ai eu falo da Rovare como da Silva ai vida darrovare da silva. já o massa é bem mais pitoresco pois vira maçã, moça. Mas realmente minha mãe sofre mais ela chama Aneris (da ópera Aida de Verdi) chique d+, mas tem um corredor que também chama Aneris então ela vira homem, vira amneris, amnesia.
    Você já pode rir, afinal não se considere uma privilegiada.
    Beijos

  5. Simone Bernardo disse:

    Me desculpe, eu ri?!! Mas é engraçado! Laskhmi, até hoje tem um erro bem pequenino no meu cartão de crédito do Banco Itaú, já tentei resolver com eles, mas não deu certo e eu desisti – fica assim mesmo!

    • Avatar photo laklobato disse:

      Simone, todo mundo riu. A única pessoa que teve vontade de chorar, fui eu. Mas depois, também chorei de rir e o cartão virou uma reliquia de valor inestimável haha
      Alias, bem vinda ao blog! Beijos

  6. Mariana disse:

    Posso rir de novo???

  7. Judy disse:

    Eu sou Leodoro, e as pessoas escrevem Teodoro, Deodoro, Leopoldo, Leonardo… 😯

  8. zuleid disse:

    Oi Lak!
    Hoje retornei aqui prá ler este post e me lembrei do pai de uma amiga que se chama José Casalverini e todas as correspondências vêm erradas, porém a melhor foi uma que veio José CARLOS SEVERINO.
    Beijos!!

  9. Sylvia disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ROLANDO DE RIR!!!!!!!!! 😀

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.