Hearing Loop – Aro de Indução Magnética

No post em que falei sobre meu diálogo na Câmara Municipal, comentei sobre uma tecnologia de amplificação sonora chamado “Hearing Loop” ou Aro de Indução Magnético (em português). A maioria das pessoas veio falar comigo, porque simplesmente desconhece esse aparelho.
Quando expliquei sobre o SISTEMA FM, comentei sobre as dificuldades que uma pessoa que utiliza próteses auditivas pode ter para ouvir em lugares barulhentos, uma vez que os aparelhos de amplificação sonora não conseguem separar tão bem quanto a audição comum os ruídos ambientes da principal fonte sonora, incluindo reverberação (eco) produzida. Por isso, é necessário criar alternativas que facilitem reduzir a quantidade de som absorvida pelos aparelhos, deixando o som mais concentrado naquilo que é necessário ser transmitido, através da tecnologia de transmissão sonora.
Ao contrário do SISTEMA FM, que é um aparelho portátil e, na maioria das vezes, de responsabilidade exclusiva do usuário, o Aro de Indução Magnética é um aparelho instalado diretamente nos ambientes, seja auditório, teatro, cinema, igreja e até mesmo home theater e etc…
Já começo admitindo que nunca experimentei ouvir nada através desse aparelho e tampouco posso dar um testemunho pessoal. Quem sempre fala maravilhosamente bem do hearing loop (eu acostumei com o nome em inglês) é a Sô, do blog SULP. Sô diz que é bem comum encontrar locais com esse aparelho na Argentina. Aqui no Brasil, não lembro de já ter me deparado com algum lugar assim.
Segundo a explicação dela: “O aro magnético é um amplificador adaptado especialmente para levar seu sinal de saída (amplificada) a um cabo que se instala ao redor do perímetro da sala de um teatro, cinema, sala de aula, auditório, etc
O resultado dessa instalação é que se produz na superfície do espaço um campo magnético que copia exatamente o sinal audível. Esse sinal é captado pela bobina telefônica do aparelho auditivo, quando este é colocado na posição “T”.
O uso deste tipo de amplificador permite uma transmissão direta do som ao aparelho auditivo sem os efeitos adversos da distância, do eco ou do ruído ambiente.”
Segue um esquema de como funciona o Hearing Loop:
Esquema de Hearing Loop


(1) Entrada de audio, a partir de uma fonte, como um microfone dedicado a alimentar um sinal para o amplificador.(2) Indutor Magnético: o amplificador controla uma corrente transmitida para os aros.(3) Aro de indução. A corrente flui através do cabo criando um campo magnético nesse espaço (4) com ondas de amplicação sonora uniformes e livres dos ruídos ambientes.
(5)Dentro dos aparelhos e implantes existe uma pequena espiral conhecida como Telebobina que capta o sinal do campo magnético (6), que é  amplificado em um sinal de alta qualidade enviado diretamente ao ouvido do usuário de próteses auditivas.

fonte: http://www.savisystems.com.au/hearing_assistance.aspx

QUEM PODE UTILIZAR? COMO ATIVAR?
Qualquer pessoa que use um aparelho auditivo que tenha um captador magnético (bobina de indução e comutador com a posição T): é quase sempre o caso dos aparelhos auditivos retroauriculars e de alguns implantes cocleares. Peça ao fonoaudiólogo para ativar ou regular a bobina de indução, e mostrar como funciona.
E também existe adaptadores (tipo fone de ouvido) para quem não usa prótese auditiva poder se beneficiar com esse sistema!

No blog da Sô, há um post com vários links que explicam bem o Hearing Loop, incluindo vídeos, para quem tiver mais interesse no assunto: http://sulp-surdosusuariosdalinguaportuguesa.blogspot.com/2011/04/amplificador-de-inducao-magnetica-aro.html

Site especializado (em inglês): http://www.hearingloop.org/

Pessoalmente, não sei de nenhum local que tenha esse equipamento aqui no Brasil, se alguém souber e quiser indicar aqui pro blog, seria uma informação excelente para usuários de próteses auditivas e implantes cocleares. Também não sei informar o preço do equipamento. Assim que souber, edito o post, ok?

Beijinhos sonoros e ótima semana,

Lak

7 palpites

  1. Mariana disse:

    Ok, eu TENHO que ir para argentina para curtir as peças com o aro magnético, meldels! Mas queria saber também se por aqui tem, seria maravilhoso. Gostei de saber que pode ser de uso coletivo!

    • laklobato disse:

      Boa pergunta, tb não sei. Eu lembro de ter ido ao cinema, há uns 20 anos, no Shopping Iguatemi daqui de Sampa e havia uma legenda antes do filme falando pra quem usasse aparelho mudar pra posição T. Mas, não sei se era do filme ou se era da sala. E foi a única vez que vi tb…
      Beijinhos

  2. Maíra disse:

    Eu já usei nos teatros/musicais que fui em Londres! 🙂 Muito bom, porém dificulta usar junto com o aparelho auditivo. mas eu ficava segurando para não dar microfonia, consegui captar bem a orquestra!

  3. Maíra disse:

    Bom, o que eu usei é tipo um aro mesmo que o teatro oferece. Na epoca eu ja estava com o intra, não tinha como adaptar um ao outro. Se eu tivesse com o retro que uso pro FM, eu certamente colocaria no outro modo para não dar microfonia, mas mesmo assim não teria como encaixar exatamente.
    Acho que estou me enrolando para descreve-lo, uma pena não ter tirado foto na época… Mas ele funciona como o FM. Só que vem direto do auditório, no caso, da orquestra.

  4. Maíra disse:

    Isso!