Bonecos com implante coclear para crianças (e adultos)

Há quatro anos atrás, fiz um post falando sobre a importância de brinquedos com os quais as crianças se identifiquem. No caso, crianças com deficiência, enfatizando as crianças implantadas. Afinal, é sobre o Implante Coclear que eu posto.

Nesses quatro anos, minha vida mudou tanto, conheci tanta coisa e  tantas pessoas, que queria retomar esse assunto…

Pessoalmente, sou uma pessoa muito fora dos padrões. Nunca tive necessidade de ficar buscando um grupo a qual pertencer, nunca quis ser igual a todo mundo (aliás, porque nem consigo, gosto de ser diferente), mas não nego que também acho uma delícia encontrar pessoas parecidas comigo. Porque a gente passa a ter algo a mais para compartilhar. E encontrar implantados é sempre um prazer. Falei sobre isso no post sobre o encontrinho de Campinas.

Uma das coisas mais gostosas que rola nesses encontros, é ver o sorriso da criança implantada quando a gente mostra nosso aparelho para ela. Ela fica tão feliz de ver outra pessoa usando a mesma prótese que ela, que dá um sorriso de cumplicidade, inacreditável de tão lindo. Meu coração sorri junto, porque é uma cumplicidade mútua. Você usa o mesmo que eu, eu uso o mesmo que você.

Daí a importância dos brinquedos que tenham aquilo que  a criança tanta busca se identificar. E as empresas de aparelhos e implantes estão levando isso a sério… Cada vez mais, elas desenvolvem brinquedos que acompanhem os aparelhos.

Confesso para vocês que eu tenho alguns – na real, minha casa é abarrotada de brinquedos, porque eu e meu marido colecionamos (tem gente que pergunta se a gente não teve infância, mas é que somos apaixonados por brinquedos mesmo) – e queria mostrá-los aqui no blog, se vocês me permitem.

Uma amiga minha, Sheila Carvalho, cola (ou colava, pelo menos) aparelhinhos AASIs em todas as bonecas da filha dela, Amy, que é usuária de AASI. Sempre era a sensação dos encontros que ela levava boneca.

Pode parecer bobagem aos olhos de adultos racionais, mas para quem é visto como diferente pelo simples fato de ter uma limitação sensorial, poder se sentir igual, mesmo que seja a um brinquedo, faz uma diferença absurda para o bem estar!

Beijinhos sonoros,

Lak

6 palpites

  1. Regiane disse:

    Porque sera que eu não ganhei um coala na primeira ativação??
    queria tanto um!! 😡

  2. Alexandra disse:

    mas eles nao dão as koalas só para crianças ? 😮

  3. Raul disse:

    Sinto dizer que não quero mais o aquário. 😛 😀