Imagem do dia: Implante Coclear interno e externo.

Essa foto foi publicada pela Tatiane Braga (mãe do José Luiz, implantado de 6 anos) no facebook e eu não sei a origem, para citar a fonte.

Mas, achei tão linda, que resolvi trazer aqui para o blog.

Quando dei a minha palestra, disse que é bem provável que os implantados dentro da janela de neuroplasticidade, que conseguem ter total aproveitamento do IC, a ponto de não utilizarem a leitura labial para se comunicar (por conta da total compreensão sonora) e cuja voz não possui o sotaque característico de quem faz manutenção da fala por vibração, não venha a ser considerado – ou considerar a si mesmo – como surdos oralizados, mas apenas como deficientes auditivos, já que dependem de uma prótese para ouvir (tal qual um usuário de óculos não se considera cego). Mas, não posso afirmar com certeza, porque essa geração é recente e é difícil prever o comportamento deles.

Mas, de qualquer forma, sou imensamente grata e feliz de saber que muitas crianças estão tendo oportunidade de crescer já ouvindo com o Implante Coclear, a ponto de considerar o IC uma parte do próprio corpo.

Uma imagem que não me sai da cabeça é a risada de cumplicidade do Diego, filho da Juliana e do Fabiano (o primeiro biimplantado simultâneamente do país, antes de 1 ano de idade) quando viu o mesmo aparelho que ele usa, pendurado na minha orelha. Acho que foi o “selo de aprovação” mais delicioso do mundo!

Beijinhos sonoros,

Lak

1 Resultado

  1. SôRamires disse:

    Muito legal essa imagem que ajuda a entender onde e como é colocado um implante para ouvir e o sorriso da criança é cativante. Que sorte tem essa geração de receber o implante bem cedo! 🙂

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.